Thursday, 05 de July de 2012

Cupcakes de Cenoura Americanos

22 Comments

Clique aqui para ver a receita de cupcakes de cenoura brasileiros, o nosso clássico!

Quando entrei pela primeira vez em uma confeitara americana e vi o bolo de cenoura deles, não acreditei que estava lendo a plaquinha certa. Achei que tinham trocado. A cor era escura e dava para ver nozes no meio. Como brasileira criada a base de bolo da vovó, para mim, tudo com cenoura tinha que ser em um tom bem alaranjado.

Direto do forno! Imagine minha surpresa quando vi essa cor!
Deixando o preconceito de lado, o bolo de cenoura americano é uma excelente adição ao seu livro de receitas. O sabor do açúcar mascavo complementa o resultado final de uma maneira impressionante. Aliás, esse açúcar é ótimo até para o cafezinho, sabia? Experimente! Tradicionalmente, este bolo é servido com uma cobertura de creamcheese nos EUA, com um toque que me surpreendeu: raspas de limão.
Sempre quis fazer essa massa, mas finalmente tive a desculpa que precisava quando a Gabi me pediu que fizesse mini cupcakes para seu aniversário. Dobrei a receita abaixo e fiz mais de 60 pequenininhos. Uns 15 sumiram misteriosamente antes de chegarem à festa. Suspeito que duendes os acharam, sempre eles!

Cupcakes de cenoura
Receita original no Fine Cooking, com adaptações.
Rende: 12 cupcakes

3/4 de xícara de farinha integral
1/2 xícara de farinha de trigo comum
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
1/8 de colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de noz moscada
1/4 de xícara de óleo (soja, girassol ou canola)
3/4 de xícara de açúcar mascavo
2 ovos
1/2 xícara de purê de maçã
1/2 de colher de chá de baunilha
1 1/2 xícaras de cenoura ralada bem fina (+ou- 3 cenouras médias)
1/4 de xícara de nozes picadas

1 – Ligue o forno em 180˚C. Em uma tigela grande, peneire as duas farinhas, o bicarbonato, o sal, a canela e a noz moscada.
2 – Em outra tigela menor, bata os ovos com um batedor de mão e misture o óleo e o açúcar em seguida. Quando estiver bem homogêneo, acrescente o purê, a baunilha e as cenouras raladas.
3 – Adicione a mistura aos ingredientes secos, mexendo com uma espátula somente até tudo ser incorporado.
4 – Acrescente as nozes picadas.
5 – Separe em 12 forminhas de papel e leve ao forno por 20 minutos. Eles estarão prontos quando um palito inserido no meio de cada um sair limpo.

Cobertura de creamcheese

120g de creamcheese em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de chá de raspas bem finas de limão

1 – Na batedeira, bata o creamcheese por uns 2 minutos, para que ele fique bem fofo.
2 – Acrescente o açúcar e as raspas de limão. Bata até que fique cremoso, aproximadamente 4 minutos.

A cobertura de creamcheese é bem mole quando acabou de ser feita. Ela seca e endurece conforme fica em contato com o ar. Com ela, sempre prefiro decorar de maneira simples, já que as famosas voltinhas não seguram bem. Coloco no saco de confeitar com um bico redondo simples. Você sempre pode acrescentar mais açúcar de confeiteiro – de 1/2 em 1/2 xícara – para que ela fique mais consistente, mas saiba que vai adoçar ainda mais a cobertura e pode ficar bem enjoado.

Delícia!
Esses cupcakes são tão úmidos naturalmente que podem ser armazenados na geladeira sem muito prejuízo. O ideal é comê-los no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte – se eles durarem até lá!

Qual é o bolo da sua vovó?

  1. 05 de July de 2012 - 11:54

    Delícia demais, minha gente! xD
    Alias, valeu pelo presente, querida.
    Beijos

  2. Lilian
    26 de October de 2012 - 11:04

    Oi Juliana! Eu estava procurando por uma receita de cupcake que usasse purê de maçã e acabei achando o seu blog. Achei essa receita muito promissora, mas queria saber se posso usar só farinha normal ao envés de colocar uma parte de farinha integral, e se isso pode comprometer a textura.
    Adorei o blog!

    • 26 de October de 2012 - 15:14

      Oi Lilian!

      Você pode usar só farinha de trigo comum sim, mas procure também diminuir a quantidade de líquido da receita: meça a quantidade de purê e retire 1 colher de sopa. A farinha de trigo integral costuma absorver mais líquido do que a comum, portanto se você usar somente a comum sem alterar o resto da receita, o resultado pode até mesmo solar.
      Eu não tentei substituir, mas acho que deve dar certo seguindo o que eu falei. Teste e me diga como ficou!

      Um beijo!

  3. 23 de November de 2012 - 08:59

    […] mas não achei uma boa receita de cupcakes de cenoura brasileiros por aí. Já fiz por aqui a versão americana, que é muito gostosa, mas não tem nada que se iguale aquele bolo de cenoura amarelinho, com […]

  4. Andrea dinalli
    26 de June de 2013 - 13:35

    olha eu aqui de novo Juliana.. vou experimentar esta receita de cupcake cenoura, tenho uma dúvida que talvez vc me esclareça, tenho visto uns vídeos fantásticos da Alma Obregon e ela usa aceite suave.. porem nao sei se é nosso azeite ou óleo.

    • 29 de June de 2013 - 20:48

      Andrea, pelo que pesquisei aqui, é um tipo de azeite específico para a culinária que existe na Espanha. Não sei se temos um equivalente no Brasil, mas eu recomendaria usar óleo vegetal.

      Beijos!

  5. Rejane Lima
    12 de October de 2013 - 00:20

    Juliana, vivo na Colombia e vou comecar a vender cupcakes num quiosque num shopping aqui con nossos sabores. Ja peguei varias dicas no seu blog. Olha so esse cupcake de cenoura fica bem gostoso com um ganache de queijo creme. Ele fica mais durinho e da pra fazer a voltinha. Eu uso o mesmo pro red velvet. Agrego um pouquinho de azucar para firmar e limao.
    Obrigada e beijos

    • 08 de November de 2013 - 16:02

      Rejane, que bacana! Seja bem vinda diretamente da Colômbia. Beijo grande!

  6. 07 de January de 2014 - 11:36

    Bom dia Juliana, vc por acaso sabe a receita deste ganache de queijo que a colega citou? Ou tem como contatar ela?bjo

  7. 07 de January de 2014 - 11:43

    Também gostaria de perguntar se sabe de alguma cobertura que suporte ficar ao menos umas 8 horas fora da geladeira sem desandar…eu vendo todo dia no trabalho mas aqui não tem uma geladeira decente…então como algumas lojas eu faço mais ganache e brigadeiro…

    • 11 de January de 2014 - 20:58

      Franciele, na verdade, todas as coberturas deveriam ficar fora da geladeira, mas como vivemos em um país tropical, fica complicado. Essas duas que você citou são as que costumam segurar melhor. Ganache nem tanto. Brigadeiro sempre vai segurar muito. Marshmallow também segura muito bem. Fora esses, não conheço outros.
      Vou entrar em contato com a Rejane e pedir a receita da ganache de queijo e te envio por e-mail, se ela responder. Beijos!

  8. Vitor
    29 de March de 2014 - 06:12

    Juliana,
    cada vez mais apaixonado pelo seu blog: das fotos ao texto… Eu tentei fazer cupcake com farinha integral uma vez (1 xicara integral e 3/4 branca) e a massa ficou com gosto de crua, embora tenha deixado quase 30min no forno. sera que eu tenho que deixar mais tempo assando? Voce tem preferencia por alguma marca de farinha integral?
    bjs

    • 01 de April de 2014 - 14:13

      Vitor, farinha integral não é o mesmo que farinha comum, ela tem propriedades de absorção de líquido diferente da farinha comum. Quando for substituir, é preciso tomar cuidado com isso. Provavelmente ela ficou com o aspecto de crua por causa da falta desses ajustes. Como não costumo usar muita farinha integral, a não ser que a receita peça, eu não tenho nenhuma preferência específica pra te indicar. Beijos!

  9. Luiza
    03 de June de 2014 - 08:43

    Juliana, me esclarece uma dúvida um tanto quanto basilar? É necessário que tenha uma forma de alumínio para sustentar os cupcakes ou somente as de papel podem ir no forno diretamente?
    obg e gostei das suas receitas! Aguardando resposta para botá-las em prática!

  10. 08 de June de 2014 - 23:24

    Olá Juliana, tudo bem? Como sempre encantada com seu blog. Vou testar essa receita e depois te passo como foi. Só para socializar conhecimento…Moro no RJ/São Gonçalo e por aqui é muito quente. Quando tenho encomenda de buttercream eu uso o glaçúcar e segura bem…a cobertura é bem doce, mas fica bem saboroso.

  11. Adriana Martins
    30 de June de 2014 - 23:54

    Oi ju ..td bem?
    Estou fazendo cupcakes a pouco tempo e adoro seu blog…sempre dou uma passarinha pra olhar suas dicas!
    Queria te perguntar se para fazer essa ganache, eu posso usar creme de leite de caixinha? Consigo o mesmo resultado??
    Obrigada…bjinhos

  12. Adriana Martins
    30 de June de 2014 - 23:55

    Ops….quis dizer…passadinha! rs

  13. Favara
    24 de September de 2014 - 16:48

    Oi Juliana

    Coloquei no lugar de maças, abacaxi ficou muito bom bem molhadinho.

    • 30 de September de 2014 - 20:57

      Favara, nem gosto de abacaxi, mas parece delicioso! Beijos!

  14. Cristiane Nenhaus
    02 de August de 2016 - 15:01

    Oi, Juliana…queria uma sugestão de recheio e cobertura pra esse cupcake.

    • 20 de September de 2016 - 15:27

      Cristiane, honestamente, não acho que você deveria recheá-los porque a massa é muito saborosa e você vai tirar metade do sabor com outra coisa. Cobertura já está no post. :)

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.