Tuesday, 06 de November de 2012

Cupcakes de café com leite

47 Comments

Houve uma época em que eu era uma pequena monstrinha viciada em café. Na minha mesa de trabalho, sempre havia uma xícara cheia. Quando eu digo cheia, entenda como “xícara de 200ml com café até além da metade”. Esperava amornar, porque nunca aguentei café pelando, e daí tomava de uma vez.
Parei com minha obsessão por café quando ouvi por aí que fazia muito mal para o estômago. Amigo x e amigo y afirmavam que suas gastrites atuais eram presentes do vício em café. Como a ideia de ter gastrite me apavora, aos poucos larguei as diárias 4 xícaras de cafeína.
Entrei na onda do chá gelado, só pra ler por aí que ele fazia mais mal do que o café. Viciava e não sei mais o quê, aquela latinha demoníaca. Pulei pro chá quente, que é onde eu estou até hoje. Tenho três chás maravilhosos para acabar, mas fico com dó, eles são tão gostosos.


São tantas as coisas que um dia nos fazem bem e no outro nos fazem mal que eu fico perdida. Café, vinho, manteiga, chá, maçã, azeite. O bendito filtro solar. Que dificuldade. Na época da minha avó, ninguém tinha tantas preocupações. E minha vó viveu 98 anos. Quem será que estava certo – a ciência atual ou o dia-a-dia caseiro?


Este cupcake tem o legítimo sabor do café com leite, o queridinho de todos nós brasileiros, e vai muito bem com uma fatia de pão francês – ou de sal, dependendo de que estado você vive – morno com manteiga.

Cupcakes de café com leite
Receita da Annie’s Eats, com adaptações.
Rende: 10 cupcakes

6 colheres de sopa (85g) de manteiga sem sal
3/4 de xícara de açúcar

1 ovo + 1 gema

1/2 xícara de farinha 

1/2 colher de chá de fermento 

pitada de sal
1/2 colher de chá de café em pó 

1/4 xícara de café bem forte 

2 colheres de sopa de buttermilk

1 colher de sopa de licor de café (ou mais buttermilk)

Cobertura de buttercream de cappuccino

1/2 receita de buttercream de merengue italiano
3 colheres de sopa de água morna (aquela que você consegue colocar o dedo dentro)
3 colheres de sopa de cappuccino em pó instantâneo

1 – Ligue seu forno em 180˚C e prepare o buttermilk.
2 – Bata a manteiga e o açúcar por 3 minutos, até que fique pálido e fofo. Enquanto isso, em uma tigela, peneire a farinha, o fermento, o sal e o café em pó. Em outra tigela, combine o café, o buttermilk e o licor, se houver.
3 – Adicione o ovo e a gema à manteiga, batendo bem para incorporar plenamente. Limpe as paredes da tigela para garantir que tudo foi batido.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos e úmidos, terminando com os secos. Não bata demais, ou a massa vai ficar dura!
5 – Divida a massa entre 10 forminhas e leve ao forno por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Transfira para uma grade de resfriamento enquanto você prepara o IMBC.
6 – Misture a água morna com o cappuccino em pó instantâneo, garantindo que não fiquem bolinhas de pó. Misture bem para dissolver tudo. Acrescente ao buttercream pronto, batendo bem para incorporar. Decore com canela em pau ou gotas de chocolate.


A cobertura de cappuccino complementa a massa rica e fofinha do cupcake. Caso queira algo ainda mais leve, um chantilly direto da geladeira também fica uma delícia. Imagine que é sua xícara de café e mande bala nas combinações. Café com leite não tem como dar errado.
O bico que usei para a voltinha dessa foto foi o 1M, da Wilton. Já a xícara, acredite se quiser, é uma forminha de silicone de cupcakes, comprei em Buenos Aires. Uma graça!

Porque ultimamente tem tanta coisa que nos faz mal? Você é como eu e fica paranoica ou não está nem aí para as recomendações da ciência?

  1. 06 de November de 2012 - 09:38

    Oi ju!!
    como sempre… lindas as fotos!!

    e que coincidência.. rs
    esse fds tbm fiz uma receita com capuccino! ficou uma delícia: http://blogsuperbonita.wordpress.com/2012/11/04/receita-flan-de-coco-com-creme-de-capuccino/

    depois vou fazer essa sua receita tbm! ^^
    bjinhos

    • 06 de November de 2012 - 09:42

      Oi Hayane!

      Nunca fiz flan, sabia? Vou ter que experimentar a sua receita um dia, porque achei uma delícia!

      Um beijo!

  2. 08 de November de 2012 - 22:38

    Olá Juliana!!Fiz uma vez uma cobertura de buttercream de café e foi uma das melhores que provei… Acho que essa fica bem suave, parece espetacular!!!Amo o gostinho de café nos doces…mas só comecei a tomar depois de adulta…rs Acho que tudo deve ser consumido/usado com moderação..(“A Virtude está no meio termo…”)
    Desculpe , mas não achei um e-mail para te mandar a foto com a sua cobertura negresco, postei no blog:http://eubrinconacozinha.blogspot.com.br/2012/11/bolo-cookies-and-cream-e-cobertura.html
    Bjinhos!!!

    • 09 de November de 2012 - 12:48

      Oi Cintia!
      Achei lindo seu bolo, com as rosas! Ficou muito lindo! Deve ter ficado uma delícia!
      Realmente, concordo contigo. Tudo tem que ser consumido com moderação. Por isso não sou a favor desses cupcakes e bolos “sem”, sabe? Sem manteiga, sem açúcar, sem ovos, sem leite, tudo pra ficar “mais saudável”. Acho que o certo é consumir menos, com moderação. :)

      Um beijo!

  3. 08 de November de 2012 - 23:08

    […] Delicious Desserts < Delicious Recipes < jade510 Get flash to fully experience Pearltrees Cupcakeando »Archives» Cupcakes Coffee with milk Houve uma época em que eu era uma pequena monstrinha viciada em café. Na minha mesa de trabalho, […]

  4. 09 de November de 2012 - 10:06

    Bom dia Juliana, adoraria uma xícara desse café com leite.Ficaram lindos, como sempre arrasou.Cada vez que venho aqui fico mais encantada.Adoro seu blog e você tem muito talento, amei seus cupcakes.Parabéns.Beijos querida, tenha uma linda e abençoada sexta.

    • 09 de November de 2012 - 12:48

      Obrigada Léia!

      Uma ótima sexta e um ótimo fim de semana pra você também! :)

  5. 21 de December de 2012 - 17:24

    […] Cupcake de café com leite: Aqui […]

  6. Mariana
    21 de January de 2013 - 18:22

    Você é o máximo !!!!

    Amooooo seu blog…

    • 21 de January de 2013 - 19:38

      Oi Mari! Que bom que gosta!! Passe sempre por aqui! :)

  7. Ana Carolina de Oliveira
    06 de February de 2013 - 17:14

    Outra pergunta em outro post ! hehe

    Qual é o bico de confeiteiro que voce usa pra fazer essas voltinhas tão lindas ?? :D

    • 06 de February de 2013 - 18:53

      As voltinhas clássicas de cupcakes são feitas com o bico 1M da Wilton, Ana! Mas qualquer bico pitanga aberta produz voltinhas tão lindas quanto. :)

  8. Maurina Alexandre
    19 de March de 2013 - 18:36

    Olá Juliana! Primeira vez que acesso o seu site e adorei!!!! Fiquei bem curiosa em saber em que loja você comprou essas forminhas! Estou indo para Buenos Aires em Abril e me interessei em procurar por elas! Grande abraço!

    • 20 de March de 2013 - 00:12

      Oi Maurina!

      Te confesso que não me lembro em qual loja adquiri essas forminhas de xícara. Lembro que foi em um shopping no centro, e era uma lojinha de variedades divertidas, tipo a Imaginarium, só que três vezes maior! Procurei aqui na internet e achei esta loja: http://www.morph.com.ar/site/. Talvez tenha sido nela, realmente não me lembro. Se o seu espanhol for melhor que o meu (ou seja, básico, já que eu não falo nem “sim”), tente explicar isso para alguém lá, acredito que eles conseguem te indicar o shopping e a loja!

      Beijos!

  9. Maria Lecticia
    12 de May de 2013 - 22:23

    Olá Juliana
    Tentei fazer esses cupcakes nessa semana, mas deu tudi errado! :(
    A massa ficou linda, mas qdo coloquei no forno, percebi que após alguns minutos os cupcakes não çrescera muito. Qdo tirei do forno, os cupcakes encolheram e desgrudaram da forminha – eles estavam mto oleosos, não deu nem pra experimentar. Vc temidéia do que possoa ter acontecido?
    Comarando sua receita com a original da Annie’s eats, percebi q ela coloca tablespoon de fermento, o que equivale a 1cl de sopa. Na sua receita vc coloca uma colher de chá. Alguma razão pra isso? Ou será que isso pode ter causado o insucesso?
    Aguardo seus comentários.
    Obrigada.

    • 13 de May de 2013 - 18:08

      Oi Maria!

      Parece que você bateu demais a massa, e ela desenvolveu demais o glúten, fazendo o cupcake “solar”. Eu diminui a quantidade de fermento, porque não via necessidade de 1 colher de sopa inteira para a receita. Mesmo assim, eles cresceram muito bem, e mantiveram o formato!
      Tente de novo, faça só metade da receita pra não perder muito se der errado, e experimente não bater muito depois de adicionar a farinha!

      Beijos!

  10. 16 de July de 2013 - 19:29

    Ola Juliana, primeiro parabens pelo site, não conhecia e adorei.
    Tenho uma duvida, voce usa café ou cafe soluvel ( nescafe ).
    Obrigada

    • 20 de July de 2013 - 18:14

      Oi Andreia!

      Nessa receita, tem café em pó solúvel (vulgo Nescafé, ou qualquer outra marca) e café líquido, bem forte!
      Que bom que gostou do blog, passe sempre por aqui!

      Beijos!

  11. 27 de July de 2013 - 11:23

    Juliana, ontem me arrisquei a fazer essa receita…mas infelizmente nao deu certo…o que sera que eu errei?? fiz todos os passos diretinho, como vc diz aqui…a massa ficou bem leve…quase aerada…dividi em 10 forminhas…quando estava no forno a uns 15 minutos…ela cresceu bem..ai comecou a borbulhar e baixou…ficou bem baixinha na forminha ( metade dela )…quando tirei do forno, experimentei, o sabor estava otimo, mas a aparencia nao…ME AJUDA!!! Muito obrigada!!!

    • 29 de July de 2013 - 23:28

      Oi Andreia! Talvez seu forno estivesse muito quente, ou algum ingrediente líquido não foi bem medido. Tente novamente se atentando para isso.

      Beijos!

  12. Bianca
    03 de September de 2013 - 17:58

    Olá, Juliana.

    Ando vendo seu blog constantemente e adoooooooooro! Vc é criativa, sagaz e muito culta. Dá pra ver nas suas misturas. Vc está de parabéns!
    Gostaria de saber se vc sabe dizer quanto tempo posso guardar o buttermilk sem que ele estrague.

    Beijo e obrigada!

    • 12 de September de 2013 - 19:06

      Bianca, da última vez que eu guardei buttermilk, ele durou dois dias na geladeira. Depois, começou a ficar com um cheiro bem esquisito. Como é bem simples de fazer na hora, eu recomendo que você sempre faça de imediato ao invés de guardar. Beijos!

  13. Lívia
    07 de October de 2013 - 13:44

    Ju, posso assar os cupcakes direto em forminhas de papel? As minhas de siliconensão todas muito pequenas, e o cupcake fica todo solto quando coloco nas de papel para servir.

    • 08 de November de 2013 - 15:07

      Lívia, cupcakes são assados em forminhas de papel direto, sempre. Neste, eu escolhi não usá-las, mas eles sempre são assados dentro delas. Beijos!

  14. Lívia
    07 de October de 2013 - 13:45

    Ju, posso assar os cupcakes direto em forminhas de papel? As minhas de siliconensão todas muito pequenas, e o cupcake fica todo solto quando coloco nas de papel para servir.
    Louca pra testar essa receita pro namorado :))

  15. Dani
    28 de November de 2013 - 15:33

    Oi Ju!! Guria, essa xícara é de silicone? Jurava que era de porcelana! Muito charmosa! Hahaha… Ju, gostaria de te pedir algo… Coloca essas medidas em gramas por favorzinho! Acredito que pode atrapalhar algumas pessoas (inclusive eu) na hora de transformar essas frações pelo simples fato de não saber convertê-las (ou não saber mesmo como se mede em fração).
    Talvez seja por isso que a receita de algumas das leitoras tenha dado errado. É apenas uma sugestão.

    Super abraço e posta mais delícias para nós!
    Bejos

    • 04 de December de 2013 - 15:44

      Dani, quando posso, eu coloco as medidas em gramas e tenho tentado fazer isso sempre. Porém, te recomendo adquirir medidores de xícaras, que além de serem muito mais baratos que balanças digitais, eles ajudam bastante em medidas que a balança não coopera – como medir líquidos. Com medidores de xícaras, é impossível não medir os ingredientes certinhos: basta colocar dentro e nivelar com uma faca.
      Beijos!

  16. Glenda
    04 de March de 2014 - 21:36

    Tem como substituir o licor de café por outro licor ou bebida (para deixar mais gostoso :p )

    • 23 de March de 2014 - 10:07

      Glenda, pode substituir por buttermilk se não tiver o licor de café em casa. Outros licores só se tiverem café na composição, senão o sabor vai variar muito.

  17. paula
    31 de March de 2014 - 02:29

    Onde acha butermilk?

    • 01 de April de 2014 - 14:21

      Paula, buttermilk é caseiro. Tem um link no texto pra receita! Beijos!

  18. Nicolly Trankels
    24 de April de 2014 - 12:06

    Olá Juliana,

    Nossa, to apaixonada pelo seu site!!
    Juro que ja testei mais da metade. Só que moro em Salvador-BA,é o calor aqui atrapalha muiiiitooo, principalmente nos Buttercream!!

    Agora queria tirar uma dúvida, fiz essa receita mas deu totalmente errado e não entendi o porque, pois estava super empolgada. Agora acho que só pode ter sido uma coisa, o café quente! Pode ser?? Pois coloquei ele na massa, imediatamente após ter passado! =/

    Bjosss!

    • 30 de May de 2014 - 11:57

      Nicolly, sim, provavelmente o café fervendo deve ter prejudicado a receita. O ideal é esperar ele ficar em temperatura ambiente, a não ser que esteja indicado na receita que ele esteja fervendo. Beijos!

  19. Amanda Fogaça
    18 de July de 2014 - 16:47

    Fiz essa receita e a massa ficou muito úmida, quase “empapuçada”, sabe? Mas ainda assim ficou uma DELÍCIA e desmanchando na boca! Pensei em na próxima vez deixar mais tempo no forno depois de desligar o forno pra dar uma secada, será que funciona?

    Ah, eu fiz um recheio de leite ninho (quem não ama leite ninho?) e pra balancear um pouco o doce do bolo e do recheio, fiz o buttercream com café em vez de cappuccino. Não chegou a ficar amarga a cobertura, mas o resultado da montagem ficou bem equilibrado!
    E nossa, como essa cobertura cheira bem! :D

    • 05 de August de 2014 - 15:52

      Amanda, você deve ter deixado um ou dois minutos abaixo do tempo! Mas não tem nada não, fica delícia do mesmo jeito né? :)

  20. Anúzia
    03 de September de 2014 - 11:20

    Oi Juliana. Adorei o seu blog. Totalmente inspirador. Sei que não é o foco do blog. Mas vc teria alguma receita de cupcake sem glúten?

    • 09 de September de 2014 - 07:46

      Anúzia, eu até tenho, mas acho ela muito pouco prática porque requer uma farinha muito difícil de encontrar. Estou testando novas receitas e quando achar outras mais ideais, coloco aqui no blog com certeza! :)

  21. Jéssica
    31 de January de 2015 - 20:40

    Eu fiz essa receita, segui a risca as medidas…e ficou encruado…Fiquei tão triste que até pensei em desistir dessa história de cupcakes :(

    • 03 de February de 2015 - 23:35

      Jéssica, como assim “encruado”? Você quer dizer solado?

  22. Jéssica
    09 de February de 2015 - 19:39

    Não, ele assou todo por fora e ficou cru por dentro…uma verdadeira desgraça…hahahaha
    Mas esse fim de semana, eu persisti e fiz de novo, e deu super certo !!! Queria ter feito ele em tamanho de cupcake normal, mas ainda não tenho a assadeira..tenho a maquina de mini-cupcakes e deu muito certo nela, só não ficam coradinhos por cima, mas muito bom !!!
    Adoro as receitas e dicas que você dá aqui, e tô montando um negócio de cupcakes (que quase desisti né…rs).

    • 16 de February de 2015 - 14:09

      Ahh que bom que deu certo! Tem dias que não é pra ser mesmo hahahaha, acontece! Beijos! :)

  23. Tamyra
    30 de March de 2016 - 00:27

    Oi Juliana! Acho que nesta receita há algum erro na quantidade de farinha. Tentei fazer e não deu certo a primeira leva de mini cupcakes. Adicionei mais de meia xicara de farinha na receita para dar certo! Seria legal dar uma olhada pra ninguém mais errar! :)

    • 13 de April de 2016 - 17:37

      Tamyra, faz taaaanto tempo que fiz essa receita que não tenho certeza… eu teria que refazê-la. Segundo a original, realmente seriam 1 xícara, e não 1/2 como eu coloquei aí. Mas às vezes eu coloquei 1/2 exatamente porque testei com 1 e não deu certo. Enfim, vou fazer de novo e atualizo!! :D

  24. 29 de October de 2016 - 21:30

    Oi Juliana! Compartilhei esta receita neste post: https://ladybusybee.com/2016/10/29/3-receitas-doces-com-cafe/ (só pra não perder o costume). Suas fotos são um capricho!!!!

  25. Bianca
    25 de February de 2017 - 16:00

    Oi, Juliana!
    Em primeiro lugar, amei o site: UM CAPRICHO!
    Bom, sou fanática por café e, em meio as minhas “andanças” pelo site, descobri essa receita! O probleminha, no entanto, é que, quando fui experimentá-la, percebi algo que me “incucou”: a quantidade de farinha! Realmente é apenas 1/2 xícara? Colocamos mais açúcar do que farinha mesmo? Como sou curiosa por demais, fui checar a receita na qual vc se baseou e notei que foi usada a proporção de 2 xícaras de farinha para 3 ovos… Como usamos 1 ovo e 1 gema, não deveríamos usar 1 xícara de farinha ao menos?
    Desde já, agradeço muitooo a atenção! :D

    • 03 de March de 2017 - 22:51

      Bianca, é isso mesmo, meia xícara. É uma adaptação que eu fiz na receita porque preferi o resultado assim. Se achar melhor colocar mais, não tem problema! Pode até seguir a original. Quando eu segui, ficou borrachudo e bem esquisito, por isso eu diminui a quantidade de farinha até chegar no que eu achei aceitável o resultado :) Beijinhos!! <3

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.