Já parou pra pensar na quantidade de receitas de cupcakes de baunilha que existem no mundo? Considerando que baunilha é o sabor mais comum e básico, claro. Cada dia, em cada blog que visito, encontro uma receita diferente, mudando aqui e ali. Menos leite, mais manteiga, menos farinha, mais favas de baunilha.
Porque não conseguimos uma receita única, a melhor de todas? Uma que agrade todos os paladares, que seja maravilhosa, que faça você comer ajoelhada agradecendo cada mordida. Foi o que a Stef do The Cupcake Project tentou fazer.
No blog, ela estabeleceu uma missão de encontrar a receita definitiva de cupcake de baunilha que mobilizou várias pessoas em testes, durante 3 rodadas. Ela os chamava de exploradores. A Stef criava uma receita, enviava secretamente para eles e recebia os feedbacks. Muito denso, muito seco, falta sabor, insosso, cadê a baunilha?, cheiro de ovo, etc etc. Com isso, ela reescrevia a receita e enviava novamente. Ela notou que o que os exploradores mais pediam era uma receita de cupcake fofinho, leve e com real sabor de baunilha – não de essência de baunilha ou gosto de ovo/milho/trigo/bolo branco.
No fim, ela chegou a esta receita, com 66% de aprovação. Achei um índice muito baixo para que ela terminasse a missão. Cética, é claro que fui testar a tal receita perfeita.
Cupcakes de baunilha perfeitos (talvez)
Receita original do Cupcake Project, com alterações.
Rende: 14 cupcakes
1 xícara (225g) de açúcar
1 fava de baunilha
1 3/4 xícaras (175g) de farinha de bolo
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1/4 de xícara (57g) de manteiga sem sal
2 ovos grandes
1/3 de xícara (75g) de iogurte natural
1/4 de xícara (60ml) de óleo de canola ou óleo vegetal
1 colher de sopa de extrato de baunilha caseiro (se não tiver, deixe de fora)
2/3 de xícara (160 ml) de leite
1 – Ligue o forno em 175˚C.
2 – Em uma tigela, misture o açúcar e as sementes da fava de baunilha com uma colher, esfregando as sementes no açúcar. Se você não sabe como abrir uma fava e retirar as sementes, veja nesse post como eu fiz. É bem fácil!
3 – Na tigela da batedeira, peneire a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal. Acrescente o açúcar aromatizado e misture bem.
4 – Acrescente a manteiga em temperatura ambiente. É preciso que ela esteja mole, senão não irá incorporar aos ingredientes secos. Bata por 3 minutos. No final, vai parecer farinha e está certo assim.
5 – Em outra tigela, bata os ovos e misture ao iogurte, óleo e o extrato de baunilha, se houver. Adicione essa mistura aos ingredientes secos e bata rapidamente, somente para incorporar.
6 – Acrescente lentamente o leite, batendo somente até incorporar. Não bata demais. A massa será bem líquida e isso é normal, você não fez nada errado.
7 – Divida entre as forminhas, preenchendo somente um pouco acima da metade e asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um deles saia limpo. Quando prontos, retire-os imediatamente da fôrma e transfira-os para uma grade de resfriamento.
A receita original pedia sour cream, que não vende facilmente no Brasil. Substituí com iogurte natural sem açúcar e usei óleo de girassol, que era o que tinha na minha cozinha. Aproveitei um creme de limão siciliano que estava na geladeira, completei com metade da receita de buttercream de merengue italiano e cai de boca. Meu testador oficial, o Sr. Namorado, preferiu comer o bolinho sem nada, para sentir mesmo o sabor.
Nosso veredicto é que o cupcake, definitivamente, é muito fofinho e leve, bem úmido e gostoso. Porém, concordamos que ele não tem tanto sabor de baunilha assim, mais parecia um bolo branco comum. Minha receita original de cupcakes tem mais baunilha que essa.
Considerando que é uma receita com muitos ingredientes – alguns deles difíceis de comprar e ter em casa –, além de empregar uma técnica muito trabalhosa e mais delicada para fazer a massa, não acho que vale a pena. O resultado não me fez ajoelhar, colocar as mãos pro alto e fazer juras de amor à baunilha.
Gosto é gosto, né.
Dicas:
– Para a voltinha, usei o bico 6B da Mago. Os lacinhos são de pasta americana.
– Usei três gotas de corante em gel azul céu/azul bebê para colorir metade da receita de buttercream.
Como precisa ser um cupcake de baunilha perfeito para você?
Eu já testei essa receita e confesso que também prefiro a sua que já estava no blog. E gosto muito da massa do “nutela frosted cupcake” do cinara’s place (http://cinarasplace.blogspot.com.br/2007/03/nutella-frosted-cupcakes.html). Não é bem baunilha mas mesmo sem a nutelo acho muito saborosa.
Bom dia, amada.
Tenho tanta coisa pra falar. Rs
Já vou começando pedindo desculpas por importunar tanto.
Ontem fiz meus redvelvets.
Ficaram deliciosos. Sabor incrível.
Só tive um probleminha. Rs
Quando estava fazendo meu marido ainda me disse: – Você não acha que está colocando muito óleo?!
Respondi que era a receita.
Cresceu, assou, só não ficou o domo.É esta a palavra para aquele altinho?!
Ficou reto. O certo é ficar o altinho, não é mesmo?! Mas tudo bem.
Quando tirei do forno, a forma ficou com bastante óleo no fundo.
Tirei fotos para te mandar, qual o seu e-mail?! (claro que não tão perfeitas quanto as suas). E no prato que coloquei, ficou cheio de óleo. Quando vc pega pra comer a mão fica oleosa e até sai tinta do papel. Rsrs
Claro que vou fazer mais, só que ao invés de colocar ¾ de óleo, vou colocar ½. O que acha?!
Sobrou cobertura de creamcheese. Congelei. Podia né?!
Os meus cupcakes ficam meio deformados. Pq os seus ficam perfeitos?!
Será que é pq não faço em formas próprias de cupcakes?!
Tenho uns aros no formato, como se fossem formas individuais de empada. Mas sem o fundo. Rs
Será que é por isso que deformam?! Nas fotos dá pra ver a deformidade que falo. Rsrsr
Você usa qual forma?!
Desculpa mesmo falar tanto.
Obrigada por tudo. Por ser tão educada com suas leitoras.
Obrigada.
Besos
Vivi
Oi Vivi!
A receita é normal com aquela quantidade de óleo sim, mas se quiser, pode diminuir para 1/2 xícara normalmente. No máximo, ele vai ficar um pouco mais seco, então ajuste a temperatura do seu forno.
Me mande as fotos que eu te digo qual é o problema que está acontecendo para seus cupcakes não ficarem certinhos. Manda pra contato@cupcakeando.com.br ok?
Beijos!
O meu segredinho eh bater as claras em neve, reservar, depois bater toda a receita (sem fermento), daih incorporar as claras delicadamente com espátula de silicone e dps o fermento. Fica muuuuuuuuuuito fofinho! O outro detalhe eh colocar 2 essencias diferente (+cuidado), dizem q realça o sabor. Tipo, amêndoas e 1/2 colherzinha de essência de nozes, ou baunilha e 1/2 de choco branco! Choco+amendoim, coco+abacaxi, café+canela… lembrando sempre da pitada de sal. O resto é padrão: farinha, açucar e margarina, sempre de ótima qualidade, frescos e na temperatura ambiente. Com muito amor, não tem erro. Faço por encomenda a 3 anos e é um sucesso por aki!
Legal Maria, suas dicas são muito boas!
Só acho que você devia cortar a margarina daí, aí sim ficaria 100%! Hahahaha!
Beijos!
Olá. Meu segredo é açúcar vanilla. O sabor fica divino!
Na minha opinião (de qm só provou cupcakes de uns 5 lugares, sendo q todos aqui do Brasil, e os feitos por mim), um cupcake perfeito, seja do sabor que for, tem q ser maciiiiio.
Gosto de massa super fofinha, daquelas q parece q derrete na boca, e sem sabor mto pronunciado, pra não brigar com o restante. Penso q o cupcake já tem cobertura, recheio, já são mtos elementos, e acho q o complemento perfeito é uma massa leve e delicada!
Oi Vivian!
Concordo com você! Acho que a massa tem que ser bem sutil e macia, porque geralmente o cupcake já tem um monte de coisa junto: recheio, cobertura e decoração. Essa tal receita definitiva aí era incrivelmente fofinha, isso eu tenho que admitir, inclusive mais do que a minha receita padrão.
Beijos!
Olá,
Gostaria de saber o que você utilizou para o formato dos laços amarelos de pasta americana, e se tal ferramenta foi comprada aqui em bsb.
Brigadão :-)
Oi Clara!
É um molde de silicone, geralmente usado para fazer velas ou biscuit. Você acha esse tipo de molde em casas de confeitaria ou lojas de trabalhos manuais/papelarias. A Paraffine (na Asa Norte, não me recordo a quadra!) tem bastante. Daí, pra achar um assim, só garimpando mesmo. Hahaha!
Beijos!
Oi Ju, vou testar a receita pois vivo em busca da massa perfeita. Fiquei com uma dúvida no item 5 do modo de fazer. Tem que bater os ovos na batedeira também ou não faz diferença? Bis
Oi Fabi!
A ideia de bater os ovos em separado é somente para que eles quebrem e consigam se incorporar melhor à massa, sem ter que bater muito com a farinha para não correr o risco de desenvolver muito o glúten. Eu bati com um garfo mesmo, em outra tigela! :)
Beijos!
Etendi, muito obrigada. Vou testar a receita e depois te conto como ficou. Bjs
amada, vc recebeu meu e-mail com fotos?!
obrigada.
vivi
Ju, peguei uma receita de pão de mel que pedia chocolate fracionado.. Fui ao supermercado e achei chocolate fracionado, hidrogenado, ao leite e blend.. Me confundi tanto que nem comprei nada. Ah! o fracionado era uns 20 e pouco reais, saco de 2 kg e o ao leite, era nestlé, 17 reais, o quilo.. Se a receita pede o fracionado, será que eu posso usar o ao leite? Ju, explica aí! Hahahahahaha :) Bjss
Oi Sarah!
Chocolate fracionado é chocolate com gordura hidrogenada adicionada, para estabilizar os cristais de chocolate e permitir que ele facilmente endureça novamente depois de derretido. Como a gente sabe, chocolate comum (sem ser fracionado) precisa ser temperado para poder voltar a endurecer depois de derretido. Essa é a diferença!
Pão de mel pede chocolate fracionado exatamente para formar aquela casquinha em volta. Você pode fazer com chocolate comum – fica até mais gostoso – mas precisaria temperá-lo antes e costuma ser bem chato e complicado para quem não tem a máquina que mantém o chocolate na temperatura ideal.
Beijos!
O cupcake perfeito com certeza não é o cupcake de baunilha. Destesto cupcake de baunilha! Haha. =P
Bom argumento! Hahaha!
Olá,acabei de conhecer seu blog, e como uma iniciante na aventura “cupcakeando” estou adorando tudo !
Juliana,vc já encontrou o Cupcake de chocolate perfeito ? Rs
Bjs,parabéns pelo blog !
Oi Ci!
Eu gosto muito da minha receita padrão de cupcakes de chocolate. Mas admito que ela não tem uma consistência ideal para cupcakes, no sentido de que ela é muito fofinha, fofinha até demais para cupcakes. Ou seja, ainda não achei a receita perfeita, mas continuo em busca, experimentando muitas!
Beijos!
Quanto rende a receita?
Me desculpe, não tinha visto que rendia 14 cupcakes!
Olá testei essa receita a testura do cupcake é maravilhosa, mas realmente para uma fava de baunilha não fica com tanto sabor, mas vc sempre trazendo receitas maravilhosas. Parabéns
Olá, gostaria de saber onde vc encontra a fava de baunilha?? :)
Oi Victória!
Eu comprei um saco gigante de favas por um preço absurdamente barato nos EUA em minha última viagem, então estou há meses usando as mesmas favas.
Eu costumo encontrá-las em mercados gourmets, desses que vendem foie gras e outras frescuras culinárias. Mas também já encontrei em grandes cadeias de supermercado! Acho que depende mesmo da “época” da fava. Conheço pessoas que compraram pelo Mercado Livre também, mas não posso te recomendar ninguém por lá pois não conheço. :/
Beijos!
Olá Juliana, finalmente eu consegui a bendita manteiga sem sal XD (sou eu o cara chato do buttercream com margarina kkk’) fiz a receita de buttercream simples e gostei mas meus cupcakes solaram as duas vezes que tentei fazer =/ por isso fiquei com raiva e congelei o buttercream. Agora quero fazer uma receita de cupcake de negresco(misturar receitas), mas usar a massa Black Velted que você ensinou no post de Halloween, e fazer uma cobertura do recheio do negresco pra cobrir e rechear com ganache de chocolate meio amargo será que vai ficar bom??? Obrigado pelas receitas maravilhosas!!
Oi Augusto!
Que isso, você não é chato! Hahahaha!
Que pena que seus cupcakes solaram… :/ foram receitas daqui?
Acho que vai ficar ótimo, porque eu adoro chocolate, então imagina: chocolate, negresco e ganache. Que delícia!!
Beijos!
amada, aqui estou eu de novo… rs
comprei formas iguais às suas. meus cake ficaram maravilhosos.
até o marido comeu.
o tempo de forno diminuiu absurdo. agora eu entendi porque todo mundo fala para assar em mais ou menos quinze minutos. os meus demoravam em média, 25 a 30 min.
ficou com o domo lindo. agora sim, eu faço cupcake.
obrigada. obrigada mesmo por responder as minha perguntas.
agora eu tenho um probleminha. rs.
tenho fogão de 4 bocas.
a receita que costumo fazer de chocolate dá em média 20 a 22cup.
preciso assar tudo de uma vez, certo? pq não posso deixar massa com fermento muito tempo fora do forno não é mesmo?!
quando assei, os debaixo começaram a queimar, enquanto os de cima,ainda precisavam de um pouquinho mais de forno.
ainda não podia abrir pq não tinha atingido os 15, minutos e corria a risco de os da prateleira de cima murcharem, enqunto os debaixo estavam começando a queimar.
resumindo. ou melhor tentando resumir, qual forno vc usa?!
o que faria no meu caso?! lembrando que acho fogao de 4 bocas melhor, pq fogão à gás de 6 bocas é loteria. o forno nunca presta. rs
tem um fogão de 4 bocas com duplo forno. só não sei se o fogão é bom.
Desculpa. Já é 01:20 da manhã mesmo, rs e estou aqui te importunando.
sem contar que escrevo como falo, sem ponto nem vírgula. muito menos com letra maiuscula. rsrsr
acho que esse será mais um daqueles coments carta. rsrs
espero que não se aborreça comigo.
besos
vivi
nossa tenho que deitar, amanhã meu relógio reloginho desperta religiosamente às 05:30 hs rsrs
entro às 08:00 mas é que não consigo levantar sem as MILHARES DE SONECA… rsrsr (opção de celular) rsrsrsrsr
Vivi, vou me intrometer! Hahahaha :) Eu não tenho forma própria pra cupcake, então faço em forma de pão de mel, de empada e de petit gateau.. Coloco duas forminhas de papel manteiga e dá super certo! Agora, de fato demora bem mais pra assar. Faço sempre num fogão de 5 bocas e que tá só com uma grelha, a de baixo, e sempre dá certo.. A única vez que não rolou msm foi qnd fiz com massa de bolo de chocolate de pacote e troquei o leite pelo buttermilk. O bolo murchou, mas continuou gostoso! Ahh! Vou te mandar meu email pra gente trocar figurinhas! sarahrayana@hotmail.com
Bjss
Oi Vivi!
Você pode assar uma bandeja de cada vez, para garantir que o cupcake não queime enquanto os outros ainda nem começaram a assar. Não tem problema a massa ficar descansando por uns 30 minutos, o que não pode é ficar por mais de 2 ou 3 horas porque daí o fermento perde o efeito.
Eu honestamente não sei a diferença entre fornos com 4 ou 5 bocas. O meu tem 6, mas eu uso o fogão elétrico, acho ele mais estável. Talvez a Sarah possa te ajudar, ela deixou o e-mail aí e parece que entende dessa parte.
Beijos! :)
Oi Jú, estou de volta, e ainda não fui ao EUA para visitar a loja da Micahels, mais dia 25 estarei lá aguardando a loja abrir. Queria saber se vc teve problemas para trazer sua Kiki. Eu queria comprar um multiprocessador da Kitchenaid por que a batedeira eu ganhei de aniversario do meu marido. Vc pode me explicar tb se eu só encontro nas lojas da Kitchenaid ou eles vendem em outros lugares? obrigada Michele
Oi Michele!
Já contei todo o causo da batedeira aqui no blog, dá uma lida. E sobre comprar coisas lá fora e trazer pra cá, dou as dicas no post de como comprar nos EUA. Ta tudo explicadinho nos posts! ;)
A Kitchenaid, na verdade, só passou a ter loja física recentemente, e não sei onde elas ficam. Você tem que procurar no site da marca, pelo Store Locator. Ele indica tanto as lojas físicas quanto as lojas que revendem os produtos.
Beijos!
Desculpa se estou sendo chata demais.
obrigada por tudo.
besos
vivi
Oi Juliana!
Acabo de conhecer seu blog e estou encantada com a forma que você juntou a beleza, a delicadeza, a informação e a organização!
Parabéns!
Tenho certeza que vc vai me ajudar muito nesta arte que é fazer cupcakes, da qual sou iniciante (só fiz duas vezes!).
Bjs.
Oi Ana! Que bom que gostou do blog! Obrigada pelos elogios! :)
Passe sempre por aqui!
You’ve been nominated for the Super Sweet Blogger Award!
http://teawitherika.wordpress.com/2013/03/09/award-cake-perfection/
Congratulations!
Oh God, it is really true! Hahaha! Erika, I’ll surely answer it but I don’t have 13 bloggers to nominate later. Is it okay?
xoxo
Amo o seu blog e adoro acompanhar sempre ,agora gostaria de saber o que farinha de bolo e onde encontro .Bjs e parabéns
Ju,
acabei de testar essa receita…ficou delicia demais…..
o meu ressecou um pouquinho por que meu forno eletrico super potente heheheh estava muito quente…então ele morenou os bolinhos e outro detalhe, eu faço mini, na forminha 2, então é menos tempo ainda de forno. O napolitano será minha próxima vitima….
bjs
Juliana,
Meus cupcakes estão se soltando das formas, o que pode ser?
Grata!
ola..juliana…primeiro gostaria de dizer que venho sempre ao seu blog olhar as novidades…recentemente começei a trabalhar..(alias meu primeiro trabalho ) vendendo cupcakes na praça perto de casa, estou com dificuldades de fazer coberturas e recheios que rendam pois por enquanto uso o velho e querido brigadeiro…teria alguma receita boa e que rende-se para cupcakes?
Oi Claudia!
Não entendi sua pergunta… queria uma receita de que? Massa? Recheio? Cobertura? Como assim render?
Dê uma olhada nas receitas do blog, alguma pode te agradar!
Beijos!
Oi Juliana!
Gostaria de saber, como fazer essa voltinha perfeita, e que bico usar… Já olhei em outro post um gif, mas, se puder, poderia explicar de outro jeito também?
AMO suas receitas e seu site! Parabéns! ;)
Oi Flávia!
Que outro jeito? Hahahahaha naquele post eu descrevo e ainda tem o gif. Tem alguma ideia de outro jeito de explicar?
Beijos!
Queria saber se tem alguma dica para o cupcake ficar altinho, dos cupcakes que eu faço só o red velvet e o de laranja fica altinho, os outros crescem normais mas ficam retos em cima :( porque será?
Depende da receita e de muitos outros fatores, Liliane. Te recomendo procurar uma receita que cresça como você quer!
Beijos!
Eu tenho um receita e ela sempre deu certo,mas de um tempo pra cá eu nao sei o que esta acontecendo que o Cupcake fica com aparência de massa sentada mesmo ela estando bem fofinja. Ele chega a crescer e logo em seguida fica murxinho. O que pode ser isso?
Oi Beatriz! Dê uma lida neste post e veja se te ajuda: http://www.cupcakeando.com.br/dicas/confeitaria-101-como-nao-solar-seu-bolo/
Beijos!
Ju, quando você usa o forno elétrico, você liga as duas resistências? (Estou testando a receita)
Beijos!
juliana, to com uma duvida que ta m matando!!!!!
tenho que fazer um bolo de tres andares que dá pra 200 pessoas e outro pra 120….
qual formas eu uso: 35, 25, 20 e 15
qual delas unidas da pra 200 pessoas
brigadu
Francieli, eu não sou especialista em bolos, não, especialmente de vários andares. Pena não poder te ajudar com esses cálculos. Beijos!
qual o segredo para vender bem os cupcakes???
butercreem e a melhor cobertura para vender, por exemplo, em padarias ???
tem q ficar no freezer ou pod fikar dentro de uma bandeija
Fran, dê uma lida no blog, veja o menu e algumas dicas que eu dou sobre esses assuntos. O blog não é focado em vender cupcakes, nem ensinar a vender, e sim mostrar receitas e sugestões do que fazer na cozinha. Então, talvez eu não possa te ajudar se sua intenção for apenas pra vender. Beijos!
Boa noite Juliana, primeiro quero te agradecer está receita pois foi a primeira vez q fiz e amei…ficaram ótimos nem deixaram eu colocar cobertura…kkkk
depois quero dizer q amei suas dicas e já te adicionei nos meus favoritos.
Obrigada
Obs: só troquei a fava de baunilha por gotas de baunilha pq ñ tinha outra…mas ficou fofo e saboroso
Olá
Quero fazer uma chocopasta e na receita eles falam para usar chocolate fracionado, eu gostaria de saber se eu trocar o fracionado por chocolate ao leite ou meio amargo se vaidar certo.
Adorei o seu blog , parabéns.
Bjs e aguardo a resposta.
Luana, não conheço essa receita, infelizmente não consigo te ajudar. Beijos!
Oi Juliana. Onde você compra a fava de baunilha? Se for por algum site você poderia me passar?
Acho tão difícil encontrar.
Obrigado.
Bruna, compro várias quando viajo pros EUA ou quando alguém vai pra lá e faço estoques. Aqui eu explico onde: http://www.cupcakeando.com.br/receitas/brigadeiro-com-recheio-cremoso-de-menta/
Oi, Ju!
Nesse período de carnaval vou fazer uma “oficina de cupcake” com as crianças da família. Decidi fazer 3 receitas desse cupcake de baunilha e deixar que elas decorem. Quero saber se uma fava atende as três receitas ou se preciso de uma fava pra cada.
Grata!
Beijinhos
Maysa, uma fava atende bem duas receitas, mas para 3 talvez fique demais. Mas você pode usar uma fava para três receitas e aumentar a quantidade do extrato de baunilha, para compensar. Beijos!
Juliane, tudo bem com você?
Você sabe me informar em % qual o lucro em média na venda de Cupcake?
Compensa mesmo vender e montar um negócio?
Regiane, tem vários posts sobre como calcular o valor dos doces para vender e algumas dicas também, dá uma lida pela busca do site :)
[…] de baunilha (recomendo fortemente esta receita aqui) Buttercream para colorir (eu usei essa receita, mas tem várias no blog, veja aqui) Corante em gel […]