Tuesday, 27 de May de 2014

Cupcakes de banana e canela

53 Comments

Outro dia no trabalho – o que tenho em horário comercial como jornalista –, chegamos à conclusão que esta Copa seria muito irritante. Não é questão de gostar ou não de futebol, ou concordar ou não com os protestos. É só que não há lugar para onde se olhe no qual não tenha algo relacionado com a Copa do Mundo.
É quase como uma coqueluche. Carro da Copa, bolsa da Copa, sapato da Copa, camiseta da Copa, chocolate da Copa, guarda-chuva da Copa, cachorro da Copa. Chegando para o trabalho um dia, vi uma placa: Dedetização para a Copa. Céus, o que exatamente é uma dedetização para a Copa? Minha imaginação efervescente criou um cenário de baratinhas e ratos com mini bandeirinhas do Brasil, sambando e gritando gol.

cupcake_banana_canela3
Como jornalista, leio muitos portais e jornais diariamente. Eu e minha chefe nos atentamos para a loucura que estava acontecendo: é Copa no caderno de Cidades, Copa no caderno de Economia, em Turismo, em Gastronomia, no especial Infantil, no editorial de Sustentabilidade… tem Copa até no caderno de Decoração de Interiores. Afinal, quem não quer instalar um painel verde e amarelo com a cara do Neymar na sala de jantar? Imaginamos o diretor dos jornais gritando no meio da redação: “Pessoal, prestenção! Não quero saber como, mas quero que vocês enfiem Copa em absolutamente todas as pautas disponíveis! Manda bala!”.
Isso é compreensível. Lembro-me da conversa com a polonesa Gosia enquanto ela nos guiava até Kopiec Krakusa, na Cracóvia:
“Perguntei a um brasileiro que hospedei uma vez se havia outro esporte no Brasil tão famoso quanto o futebol e ele respondeu que era o vôlei. Então perguntei se era o segundo esporte do Brasil, e ele me disse que era o primeiro. ‘Mas e o futebol?’ eu questionei, e ele disse ‘futebol não é esporte, é religião’.”
Essa é a imagem que os brasileiros orgulhosamente ostentam lá fora. E agora, finalmente, teremos um evento dessa grandiosidade por aqui. Será que não vamos enjoar dessa overdose de Copa em absolutamente tudo?

cupcake_banana_canela2
Assim como a Copa está me deixando levemente enjoada, tem um ingrediente culinário que sempre me deixa do mesmo jeito: canela. Quando me pediram no blog pra fazer um cupcake com a maldita, evitei o máximo que pude, mas tive que ceder. E, gente, que coisa engraçada… não é que ficou bom? Tão bom que comi 4 cupcakes sozinha.

Cupcakes de banana e canela
Rende: 12 cupcakes
Receita do Taste.com.au, com adaptações.

1 3/4 de xícaras de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
1/8 de colher de chá de sal (ou uma pitada)
3/4 de xícara de açúcar
1 colher de chá de canela
1/4 de xícara de leite
125g de manteiga, derretida, em temperatura ambiente
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de banana amassada

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento, o sal e a canela. Adicione o açúcar e misture com uma espátula até que esteja bem uniforme. Faça uma cavidade no meio da mistura.
2 – Bata os ovos em uma tigela. A eles, adicione o leite, a manteiga derretida e a baunilha. Misture bem e acrescente aos ingredientes secos.
3 – Misture com uma espátula, tomando cuidado para não mexer demais. Por último, adicione a banana amassada. Use apenas bananas bem maduras, com muitos pontos pretos. É quando elas estão com mais sabor para aparecer bastante na receita. Eu usei banana nanica, mas você pode usar outro tipo, desde que seja doce.
4 – Divida a massa nas forminhas e leve ao forno por 15 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Depois de assados, retire do forno e mantenha dentro da fôrma por 5 minutos, esfriando. Em seguida, remova e coloque em uma grade.

Cobri com buttercream de merengue italiano padrão, de baunilha, salpicado com um pouco de canela. Não quis tirar o sabor delicioso da banana que ficou no cupcake com uma cobertura saborizada.

cupcake_banana_canela
Desse jeito, ficou ideal! A canela não está incrivelmente forte na massa, apenas dá um sabor que combina muito bem com a banana.

Como está a overdose de Copa na sua cidade?

  1. 27 de May de 2014 - 09:59

    Juliana, bom dia! tudo bem?
    Que tipo de corante você costuma utilizar para a cobertura. Especialmente este, qual você usou (pergunto porque o aniversário da minha filha é domingo e o tema será cinderela. O azul está perfeito! hahahahah)

    Um grande beijo

    • 06 de June de 2014 - 07:53

      Isis, eu uso corante em gel, sempre! :)

  2. Luciana
    27 de May de 2014 - 10:00

    banana + canela = combinação perfeita
    Aqui na minha cidade (Lages/SC) o tema da vez é o frio que está fazendo…

    • 06 de June de 2014 - 07:54

      Luciana, Lages é a cidade da minha tia. Adoro esse lugar! Acho uma cidade tão charmosinha… Beijos!

  3. Fabíola
    27 de May de 2014 - 10:30

    Parece mto bom! Adoro banana com canela! Mas me tire uma dúvida… Pode ser feito com farinha integral? Obrigada!

    • 06 de June de 2014 - 07:53

      Fabíola, acredito que já te respondi no Facebook, né? Beijos!

  4. Priscila
    27 de May de 2014 - 10:36

    Delícia! Amei o tom de azul da cobertura. Acho que deu um charme incrível e ficou bem diferente!

  5. Cintia
    27 de May de 2014 - 12:22

    Será q daria para substituir a banana pela maçã? Como faria? * Ah, estou devorando suas receitas… rsrs*

    • 06 de June de 2014 - 07:54

      Cintia, se você substituir, teria que fazer ajustes nos ingredientes, porque a maçã tem mais água que a banana. Beijos!

  6. vivi
    27 de May de 2014 - 12:31

    Farei esse. Meu filho come banana com absolutamente qualquer coisa. Até com ketchup. jajajjajaja
    Só faltou um recheio, ou não?! Qual a sua sugestão?!
    Vc tirou foto dessa delicinha sem a roupinha?!
    Besos
    vivi

    • 06 de June de 2014 - 07:55

      Vivi, dei uma sugestão de recheio no post! E infelizmente não tirei a foto dele mordido, comi antes hahahaha. Beijos!

  7. Jéssica
    27 de May de 2014 - 18:05

    Oi Juliana, adoro tudo que vai essa combinação de banana com canela, vou testar a receita!
    Você poderia me dar uma dica?
    Em uma festa, como é o cálculo da quantidade de cupcakes por pessoa?
    Obrigada, bjs!

    • 06 de June de 2014 - 07:59

      Jéssica, depende da festa, da quantidade de outras comidas e da proposta em si. Num geral, eu recomendo multiplicar a quantidade de convidados por 1.5, o que fica o suficiente para um cupcake por pessoa e ainda sobra para outros convidados que não estavam previstos ou pra quem quer repetir. Beijos!

  8. Fernanda Mezzadri Lopes
    27 de May de 2014 - 20:42

    Também não sou fã de canela, mas com banana a coisa funciona hahaha…
    Me conte, qual forma vc usou pra assar esse cupcake?
    Beijos

    • 06 de June de 2014 - 08:00

      Fernanda, usei a fôrma normal de cupcakes. :)

      • Fernanda Mezzadri Lopes
        16 de June de 2014 - 11:00

        Huum… É que quando faço aqui, em fôrma normal pra cupcake, eles ficam mais abertos, a forminha expande.
        Eu queria eles mais fechadinhos como os seus, e não sei como fazer!
        Obrigada!

        • 25 de June de 2014 - 20:32

          Fernanda, é bom usar uma forminha que já veio fechadinha. Aquelas mais “arreganhadas” costumam atrapalhar bastante fazendo cupcakes bem abertos. Beijos!

  9. Ana Caroline
    27 de May de 2014 - 22:15

    Ia ser muito legal te ver algum dia no Guerra dos Cupcakes kkk

    • 06 de June de 2014 - 08:00

      Ana, se tivesse no Brasil, imagina! Hahahaha!

  10. Lay
    28 de May de 2014 - 05:03

    Bom dia, Juliana!

    Estou impressionada com a quantidade de informação e coisas lindas deste mundinho colorido e rico em detalhes, parabéns! Faz pouco tempo que descobri o quanto os cupcakes são apaixonantes e confesso, estou viciada! rsrsrsrs

    Eu já fazia bolos grandes em pasta de leite (não gosto do sabor da pasta americana!), mas, percebi que os cupcakes oferecem infinitas possibilidade e são lindos e delicados, enfim, tentadores (amei sua voltinha!).

    Breve comemoraremos o aniversário das pitocas e no meio de tantas possibilidades eu me perdi. Explico… por não encontrar quem faça bolos/festas como as nossas e sendo mãe de duas princesas, acabei tendo que aprender de tudo um pouco e hoje me encarrego do bolo, doces e salgados nas festas daqui de casa. Como todos os aniversários são no verão, sempre fugi de coberturas que n suportassem o calor, pois, nesta época aqui (moro no sudoeste da França!), o calor é pior que o meu lá de Salvador… não, eu juro que não estou exagerando!

    E agora, cubro meus cupcakes com o que? Fiz cream cheese semana passada e ficou delicioso, mas, em temperatura ambiente achei que ele n ficou legal, achei meio mole e não tomava forma como eu esperava. Coloquei na geladeira e ficou melhor pra decorar, mas, depois, com o calor não manteve. Achei uma receita de buttercream no site da Wilton com “shortening” e uma sua com cremor tártaro (eu n conhecia nenhuma das duas! :D) e fiquei na dúvida. Além dessas duas, vi uma sua que parece ser a clássica (a que vc diz ter gosto de sorvete de baunilha), pense num ser perdido… hahahahahahaha

    O que é mais gostoso? O que é mais tranquilo para decorar? Pensei e ir fazendo tudo p testar, mas, não daríamos conta de comer tudo e não sei o que posso congelar, entendeu?

    Bom, sinto que ainda terei muito o que ver por aqui, vou aproveitar que as crias ainda dormem para continuar lendo… obrigada, Ju! :)

    PS.: mil desculpas pelo texto gigante! ;)

    • 07 de June de 2014 - 17:04

      Lay, não faço ideia de como é o calor no sul da França, então só posso te ajudar pela lógica, o que pode dar terrivelmente errado, hahahaha. Se aí é tão quente como você diz, então as coberturas que seguram melhor são brigadeiro e merengue. O resto não vai segurar bem, na questão de beleza. Já quanto ao sabor, eu gosto muito da cobertura de merengue e do buttercream clássico (o de gosto de sorvete), mas é questão de gosto mesmo, porque muita gente não suporta o sabor amanteigado do buttercream. Não sei para quem você faria os cupcakes, mas talvez os franceses achem diferente uma cobertura de brigadeiro. Beijos!

  11. Paula
    28 de May de 2014 - 10:30

    Juliana, estou em um caso de amor com o teu blog <3
    lindo, lindo, lindo ^.^ parabéns!

    • 07 de June de 2014 - 17:06

      Paula, pelo menos é amor, e não paixão, porque paixão passa. Hihihihhi Beijos!

  12. Pamela
    28 de May de 2014 - 12:16

    Puxa, já eu adoro canela! rsrsrs

    Adoro o fato das suas receitas sempre renderem poucos cupcakes, pois eu amava fazer praticamente todo fim de semana, mas parei pois rendiam muitos, e não havia quem desse conta de comer tudo! hahaha

    Juliana, uma vez li seu post sobre a sua primeira batedeira, que inclusive vc trouxe para o Brasil. Você não pagou nenhuma taxa extra por ela, pois tinha um limite de 500 dólares pra trazer o que quisesse, é isso?

    Pergunto pois eu penso MUITO em trazer uma dessa pro Brasil, mas sempre me falam que eu vou pagar tanta taxa que é melhor comprar aqui.

    Beijo! ˆˆ

    • 07 de June de 2014 - 17:08

      Pamela, sim, eu trouxe minha KitchenAid de fora. Ela custou 399 dólares, com utensílios extras, então fiquei abaixo da cota de 500, logo não fui taxada. E mesmo que fosse, a taxa, mesmo que fosse 100% o valor do produto, pularia para 800 dólares, o que transformaria para 1600 reais (na época, o dólar era 1,90). Ainda é BEM mais barato que no Brasil, cuja mesma batedeira custa 2400 reais. :) Beijos!

  13. 29 de May de 2014 - 20:09

    Li o post ontem e ao tentar fazer um comentário deu erro.
    Achei muito legal e fiquei doida para testar a receita!

    Foi engraçado quando vi porque era no meio da tarde aí fiquei desejando…

    Beijos Ju.

  14. Jennifer M.
    02 de June de 2014 - 13:52

    Ameei! eu até tinha uma receita de cupcake de banana+canela, mas acabei de substituir a receita, kk
    Mas deixei meu toque que são os chocolate chips que eu coloco junto na massa e fica diviníssimo *0*

    Eu queria até pedir pra você fazer uma receita de cupcake de coca-cola.. a minha receita é a da Sam do Fofurices, mas ela não tem um sabor marcante de coca, já tentei de tudo , até fazer redução do refri pra ver se acentuava mais o gosto mas acabei queimando a redução e foi um desastre, acabei desistindo, kk

    Ah,Parabéns pelo blog! Eu já acompanho há um tempo mas era uma leitora fantasma, agora que eu tô comentando mais os posts, sorry :p

    • 07 de June de 2014 - 17:51

      Jennifer, veja só você, mas eu estou planejando um cupcake de coca-cola! Aguarde no blog! :)

  15. Sabrina Sales Dias
    02 de June de 2014 - 21:22

    Hm… ótima receita!!!
    Como está a overdose por aqui? Um saco!
    Minha cidade será uma das que sediará essa p*#@! (sorry)
    Todos os dias passo uma raiva grandiosa para ir trabalhar, por causa das obras que não acabam nunca, sem falar a falta de água que tem todos os dias devido aos canos que são danificados e blá blá blá. Só sei que essa overdose de modo geral não irá me atingir. Que a propósito fico indignada!

  16. 03 de June de 2014 - 11:50

    Ju, adorei a cor do buttercream!! Qunanto ao bolinho, sou suspeito. Amo canela de montão e adorei a receita! E sem querer ser repetitivo quanto ao tema, banana tem tudo a ver com Brasil que, por sua vez, tem tudo a ver com a copa… hehe
    Brincadeiras a parte, vou fazer a receita qualquer dia desses.
    bjo

  17. Sabrina Sales Dias
    13 de June de 2014 - 17:44

    Ju, que receita maravilhosa.
    Fiz o teste dela ontem, e todos
    Adoraram. Ficou divino! Um beijo

  18. Tatiana Marques
    09 de July de 2014 - 18:00

    Ju…acompanho seu blog escondidinha a tempos rs…
    Hoje estava aqui olhando uma banana pintadinha, pedindo para ser comida , qdo me deparei com essa receita maravilhosa.
    Me surpreendi muito , porque é deliciosa.
    Parabéns tudo lindo , delicioso e de muito bom gosto.
    Beijos!!

    • 10 de July de 2014 - 23:15

      Tatiana, que bom que gosta do blog e curtiu a receita! Obrigada pelo carinho! :)

  19. Marta Lucia
    26 de July de 2014 - 13:39

    Sou apaixonada pelo seu blog!E te sigo no instagram. Adoro banana e canela, vou tentar fazer este cupcake. Obrigada pelas receitas!Beijos!

  20. Aline Garroux
    31 de July de 2014 - 12:50

    Oi Ju! Que bico você usou nesse cupcake? Beijos

    • 14 de August de 2014 - 00:32

      Aline, é o 1M da Wilton, clássico. :)

  21. Lìvia G.
    31 de July de 2014 - 16:44

    Pode usar Margarina ? Se for usar a Manteiga tem que ser aquela de tablete ? E outra perguntinha rsrsr me diz a marca da Manteiga que você usa ^^

  22. Milena
    09 de November de 2014 - 01:15

    Oi querida…encantada com seu blog!
    Gostaria de uma dica….posso seguir essa receita, porem tirar a banana, para fazer cupcake Churrus???
    Irei colocar cobertura de doce de leite.

    vc me dá alguma dica??? ou tem alguma receita de cupcake churrus para me passar??

    beijos!!!!!!

    • 18 de November de 2014 - 12:29

      Milena, se você tirar a banana, vai precisar ajustar a quantidade de ovos na receita, já que aqui ela também age dessa forma. Sugiro outra receita se você não tiver prática com alterações assim. Em breve entra no blog uma receita de cupcake de churros aqui! :)

  23. Ana Paula
    16 de January de 2015 - 19:24

    Oi Juliana, fiz essa receita e ficou perfeita, o melhor cupcake de banana que ja comi na vida só tive que assar 5 minutinhos a mais, ficou super fofo e úmido.Fiz uma cobertura com mel,manteiga e glaçucar e ficou muito bom.
    Meus parabéns pelo seu site.

    • 22 de January de 2015 - 21:03

      Ana, obrigada! Que bom que deu certo. Beijos!

  24. Rosalia
    26 de June de 2015 - 20:27

    Receita perfeita. Testei há pouco e renderam 24 Miami cupcakes perfeitos. Fiquei muito feliz, pois foi a primeira vez que eu acertei os bolinhos. Muito obrigada por compartilhar essa delícia e parabéns pelo blog. Um capricho só!

  25. 30 de October de 2015 - 11:07

    Bom dia Juliana! Fiz essa receita ontem e ficou maravilhosa!!!! Também não gosto muito de canela (na verdade amava canela mas enjoiei faz um tempo) mas me arrisquei mesmo assim porque a combinação com banana é muito boa e… ADOREI!!! Eu coloquei recheio de doce de leite e ficou incrível!!! (Sou argentina e a combinação de banana e doce de leite é muito comum lá, até sorvete temos!). Estou começando a experimentar com cupcakes porque meu namorado ama e estou amando seu site!!!

    • 17 de November de 2015 - 09:58

      Alejandra, seja bem vida!! :)

  26. Cintya
    25 de February de 2016 - 15:45

    Juliana, se eu precisar colocar recheio, qual o vc me sugere?

    • 04 de March de 2016 - 15:12

      Cintya, uma ganache de chocolate meio amargo ficaria bom, mas eu insisto em não colocar recheio nessa massa senão você mal vai sentir o sabor da banana! Beijos!

  27. Jeane Barbosa
    03 de August de 2016 - 23:19

    Olá Juliana.
    Acabei de testar sua receita. Simplesmente amei.
    Ficaram maravilhosos meus cupcakes. Massa fofinha e leve. Super aprovamos aqui em casa :*

    • 20 de September de 2016 - 15:31

      Jeane, que bom que gostou!! :)

  28. Herika
    16 de September de 2016 - 18:37

    Olà Juliana.

    Estou adaptando algumas receitas, pois a minha bebê foi diagnosticada com alergia à proteína do leite. Como estou amamentando, não posso consumir leite e derivados. Será que posso utilizar leite de arroz e margarina Becel?

    Obrigada. bjs

  29. Taína
    16 de October de 2018 - 05:28

    Olá, Bom Dia.
    Ficarm lindos seus cuocakes. Queria saber o tipo de bico que usou para confeitar.
    Beijos.

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.