Monday, 28 de January de 2013

Cupcakes cremosos de banana

21 Comments

Algumas coisas acontecem para nos mostrar que precisamos mudar. Pode ser uma pequena coisa, um sinal que deixamos de ver como tal, algo diferente.
O primeiro sinal de que precisávamos de um novo presépio foi quando o menino Jesus sumiu. E, como ignoramos redondamente, inclusive mantendo a árvore de Natal sem a criança, alguém lá em cima resolveu nos dar um sinal mais forte: minha mãe deixou o José cair no chão e quebrar em mil pedacinhos. Só sobrou Maria, dois reis magos – e não sei onde está o terceiro –, uma cabra e uma ovelha.
Agora, definitivamente, precisamos de um novo presépio.
Eu acredito tanto nesse tipo de sinal que recebemos da vida que costumo deixar de fazer coisas se tudo começa a dar errado. Exemplo: outro dia me peguei em um desejo incontrolável de comer minha fatia de torta favorita, de uma confeitaria de Brasília. Rodei duas filiais atrás da fatia e não encontrei. Quando partia para a terceira, pensei “acho que realmente não é pra achar”. Economizei uns quilos a mais, talvez.
Não que isso me impeça de ir atrás da mesma fatia no dia seguinte, mas vocês entenderam.

cupcake_cremoso_banana
Eu tenho essa mania de querer transformar tudo em cupcake, então não demorou muito tempo até fazer uma versão da torta cremosa de banana – para os americanos, banana cream pie.

Cupcakes cremosos de banana
Rende: 12 cupcakes

1 receita de cupcakes de baunilha
1/2 receita do creme de recheio da torta cremosa de banana
1 receita de chantilly da torta cremosa de banana
2 bananas maduras

1 – Quando prontos e completamente frios, faça um buraco de recheio em cada um deles, como eu mostro aqui (http://www.cupcakeando.com.br/dicas/confeitaria-101-como-rechear-um-cupcake/). Se quiser, pode até fazer um cone maior, mas mantenha sempre uma borda. Dessa vez, não vamos usar a tampinha do cone, então pode (comer) jogar fora.
2 – Recheie cada cupcake com uma generosa colher de sopa do creme.
3 – Corte as bananas em fatias de meio centímetro – ou maiores, dependendo do seu gosto – e posicione-as em cima do cupcake e do creme. Eu coloquei cinco rodelas por questões estéticas, mas você pode colocar quantas o cupcake aguentar!
4 – Cubra com uma boa camada de chantilly e delicie-se!

cupcake_cremoso_banana2
Esse cupcake tem que ficar na geladeira, por causa do creme, do chantilly e também porque ele é incrivelmente mais gostoso geladinho. Se eles acabarem antes de você conseguir comer, entenda como um sinal: de que são deliciosos demais para qualquer pessoa se conter e que você precisa fazer mais!

Você acredita nesse tipo de sinal da vida?

  1. Beatriz
    28 de January de 2013 - 12:58

    Oi, Juliana! Que ideia mais fantástica! Adoro banana e estou doida pra experimentar a receita aqui em casa. As bananas recebem algum tratamento especial para não oxidarem ou você aconselha cortá-las na hora de servir? Parabéns pela criatividade; fiquei fã do seu blog! Beijos e ótima semana!

    • 28 de January de 2013 - 14:58

      Oi Beatriz!

      Que bom que gostou do blog! Passe sempre por aqui! :)
      Como elas vão ficar cercadas pelo cupcake, creme e pelo chantilly, eu não tive muitos problemas com oxidação. Mas, se quiser garantir, você pode pincelá-las levemente com claras de ovos.

      Beijão!

  2. Jordana
    28 de January de 2013 - 15:42

    Lindoooo!!!! Adoro o teu blog, vou fazer aqui em casa.

    Beijos!

  3. Ana Paula
    28 de January de 2013 - 18:05

    Eu sou APAIXONADA por essa fruta…amoooo banana. Vou fazer esse com certeza !!!
    Dá pra trocar o chantilly por ganache de chocolate meio amargo, né???

    Bjs

    • 29 de January de 2013 - 07:46

      Oi Ana!

      Dá sim! Se você preferir, não tem problema nenhum! O chantilly deixa mais leve e mantém o original da torta, mas pode ser com ganache também!

      Beijo!

  4. Denise
    31 de January de 2013 - 17:15

    Oi, Juliana. Nessa minha busca incessante pelos cupcakes mais bonitos acabei encontrando o seu bolg, que, por sinal, gostei bastante e vou acompanhá-lo sempre que der.
    Eu li tanto aqui que nem sei ao certo aonde li que você faz encomendas… Enfim, vou começar agora (que aperfeiçoei as coberturas e decorações) a fazer encomendas também. O que mais gosto de fazer são mini cupcakes. E o que eu queria saber de você é se você cobra por unidade ou, por exemplo, a cada 50 ou 100 cupcakes e qual o valor em média cobrado. Desculpa a indiscrição, mas estou num dilema…
    Obrigada. Beijo.

    • 01 de February de 2013 - 01:08

      Oi Denise! Que bom que gostou do blog!

      Faço encomendas sim, e cobro por unidade, com descontos para grandes encomendas. Mas o preço que eu cobro é diferente do preço que você vai cobrar, pois nossos ingredientes provavelmente terão preços diferentes também! E é neles que você tem que se basear.
      Esse post da Sam, no Fofurices, explica bem como cobrar pelo seu trabalho. Se precisar de mais ajuda, aconselho a checar esse post! :)

      Beijão!

      • Denise
        02 de February de 2013 - 15:11

        Ok, muito obrigada! Beijo

  5. Diogo Boaretto
    02 de February de 2013 - 11:04

    Bom dia Juliana,

    venho acompanhando seu blog a algum tempo, adoro todas as receitas, elas ficam perfeitas!!! Parabéns!!

    Gostaria de saber se você não tem uma receita de ganache de chocolate branco para cobrir Cupcake, pois tentei algumas e nao deu certo. Elas acabam ficando moçe demais ou dura demais. =/

    Obrigado

    • 02 de February de 2013 - 13:33

      Oi Diogo!

      Que bom que gosta do blog, obrigada! :)
      Para a ganache de chocolate branco, você precisa seguir uma proporção de 3 partes de chocolate branco pra 1 parte de creme de leite fresco (com 35% de gordura). Por exemplo, 300g de chocolate branco e 100g de creme de leite, entende? E daí deixar chegar à temperatura ambiente naturalmente. Assim, deve ficar na consistência ideal. Mas, se ficar muito duro, o jeito é acrescentar um pouco de creme de leite (1 colher de sopa de cada vez). Se ficar muito mole, acrescente mais chocolate branco (1 colher de sopa de cada vez).

      Beijo!

  6. Graciela Müller
    25 de July de 2013 - 17:28

    Oi Juliana!!! Como vc estou descobrindo o mundo da culinária, através da minha filha q esta fazendo cup cakes e vendendo para os coleguinhas e amigos!!! vc teria receita de chantilly q fique mais tenro e não se desmsncha, tendo em conta q moro em uma região bem quente? Preciso de uma receita feita de produtos fáceis, pois onde moro não acho nada em mercado! abraço, curti muito tua página, abraço !!!

    • 29 de July de 2013 - 23:17

      Oi Graciela! Todo chantilly é sensível à temperatura quente, não tem jeito. Existem alguns, desses industrializados (que eu honestamente acho terríveis no sabor), que sustema melhor no calor, mas todos eventualmente vão derreter se ficarem em locais muito quentes ou abafados. Você pode achá-los para vender em lojas de confeitaria.

      Beijos!

  7. Polly Lyra
    13 de August de 2013 - 16:40

    Juu, vc acha que se eu rechear esse cupcake com doce de leite ficaria gostoso??? Estou perguntando a sua opnião mesmo, afinal vc entende dessas coisas infinitamente mais do eu rs.

  8. Maria Julia
    12 de March de 2014 - 17:49

    Oi Juliana, acompanho seu site a um tempo e acho as receitas fantásticas.. primeiro queria te dar parabéns, e mais.. É verdade que fazer cupcakes em forma de silicone não dá certo?
    E queria te pedir uma coisa.. Faz um cupcake de Romeu e Julieta? hahahaha. Beijos

    • 23 de March de 2014 - 15:09

      Maria, dá certo sim! Talvez eles não fiquem exatamente retos e bonitinhos como fazer em uma fôrma de metal, mas mesmo assim dá certo! Anotei sua sugestão, pode ficar tranquila que vai entrar pro blog! :)

  9. Simone
    08 de September de 2014 - 14:19

    Olá Juliana, amei seu blog, uma delícia de ver, de ler e receitas super originais, vou experimentar várias e essa de banana me chamou muita atenção, pois adoro! Vi que esse creme da cobertura é feito com creme de leite fresco, mas como utilizou no cupcake, ficará fora da geladeira… vc sabe a validade? Agradeço e estarei sempre por aqui, parabéns pelo seu trabalho! ;)

    • 09 de September de 2014 - 08:00

      Simone, na verdade, esse cupcake aí eu costumo deixar na geladeira porque ele tem o creme do recheio de o chantilly, que ambos devem ficar refrigerados. Só retiro de lá na hora de servir. Beijos!

  10. Jéssica
    18 de February de 2015 - 17:17

    Juliana, tenho um pouco de receio em fazer massas cremosas, das ultimas vezes em que fiz, a receita pedia creme de leite e ficou extremamente mole, parecia que não tinha assado por dentro, e fora que as forminhas de papel pareciam fazer parte da massa, de tão grudadas que ficaram, hahahha.
    Essa receita fica fofinha ou a massa tb gruda?
    Obrigada :)

    • 19 de February de 2015 - 07:30

      Jéssica, essa receita não tem creme de leite na massa não. Você leu a receita? É uma massa de baunilha comum, ela não gruda na forminha. Beijos!

  11. Thaís
    11 de May de 2015 - 13:26

    Olá Ju, que demais seu blog, A-M-E-I S2!!!

    Eu nunca fiz CupCake na vida, e vou participar de uma “competição” tenho que fazer o cupcake mais criativo, mas além disso eu queria que ficasse muito saboroso tmb! Achei essa receita super interessante, deve ser uma delícia esse cupcake, porém eu pensei em usar a pasta americana para decorar a parte de cima, como vou ter que fazer alguns desenhos eu acredito que com a pasta seja mais fácil, você acha que essa receita da certo substituindo o chantily pela pasta americana? Ou você tem alguma receita mais apropriada para ser usada com a pasta?

    • 11 de May de 2015 - 18:58

      Thaís, você pode sim colocar pasta americana, mas não vai poder colocar as rodelas de banana. Você vai precisar fechar o bolinho com o domo normalmente, pra assim confeitar com a pasta. Beijos!

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.