Tuesday, 08 de January de 2013

Bolo de triplo chocolate com amoras

37 Comments

Como foi a virada de ano de vocês?
Nunca fiz uma pesquisa sobre isso, mas noto que a maioria das pessoas passa o Natal em família e o Ano Novo em alguma festa, bebendo, com os amigos. Na minha casa, é costume passar as duas datas em família, com uma ceia cheia de comidas deliciosas.
Esse ano, meus pais não estavam em casa, mas eu mantive minha tradição e fiz uma ceia para um casal de amigos. O cardápio incluiu: arancinis de funghi, rosbife à la Sr. Namorado, talharim de açafrão ao molho 4 queijos, arroz com brócolis e, lógico, lentilhas. Mas foi com as sobremesas que eu me diverti, claro, porque incluem confeitaria.

anonovo_2013Lentilha na mão é vendaval.

anonovo_2013_2

anonovo_2013_3Eu acho que a Yoko não gosta de foto!

Aliás, a Yoko fez uma cirurgia para remover o tumor da pata. De novo, ela está dando um show de recuperação, a ferida está quase fechando e ela já apoia o peso do corpo na patinha. Se tudo der certo e eu não esmagá-la de tanto apertar, ela deve estar 100% até o final de fevereiro.

bolo_chocolate_amora
O bolo de hoje não era exatamente para a ceia, mas exagerei tanto no tamanho que sobrou como sobremesa do dia. Todas as receitas podem ser alteradas para versões cupcakeanas!

Bolo de chocolate com amoras
Rende: um bolo de duas ou quatro camadas de 23cm de diâmetro

Massa
Receita da Rosie, no Sweetapolita, com adaptações.
2 1/4 xícaras de farinha
2 1/4 xícaras de açúcar
3/4 de xícara de cacau em pó
2 1/4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 1/4 colheres de chá de fermento
2 1/4 colheres de chá de maizena
1 colher de chá de sal
1 xícara de buttermilk
3/4 xícara de café quente
1/2 xícara e 1 colher de sopa de óleo vegetal
3 ovos
2 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha

1 – Ligue seu forno em 180˚C.
2 – Em uma tigela grande, peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento, o sal e a maizena. Adicione o açúcar e reserve.
3 – Em uma tigela menor, bata levemente os ovos. Adicione o buttermilk, o café, o óleo e o extrato de baunilha. Misture bem.
4 – Acrescente a mistura ingredientes líquidos aos secos. Misture com um batedor de ovos ou uma espátula. Depois que incorporar, misture vigorosamente por 20 segundos.
5 – Despeje a massa – ela é bem líquida! – em duas fôrmas de 23cm de diâmetro untadas com manteiga e farinha. Leve para assar por aproximadamente 25 minutos, ou até que um palito inserido no centro dos bolos saia limpo.
6 – Espere 5 minutos e remova os bolos das fôrmas. Cuidado, vai estar muito quente! Deixe-os esfriar de cabeça para baixo.

Recheio
Ganache de chocolate

180g de chocolate meio amargo
100g de creme de leite fresco (mais de 35% de gordura)

1 – Prepare o recheio, para que ele esfrie e endureça a tempo de montar o bolo: pique o chocolate finamente, misture em uma tigela com o creme de leite e leve ao microondas de 15 em 15 segundos até derreter. Misture com uma colher toda vez que retirar do microondas. Reserve até endurecer. Se quiser, pode colocar na geladeira, mas retire a cada 10 minutos e mexa, para que ele esfrie uniformemente.

Calda de amora
1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar
10 amoras, lavadas

1 – Em uma panela pequena, ferva a água, o açúcar e as amoras por 3 minutos. Elas vão amolecer, então, com a ajuda de uma colher, esmague-as contra as laterais da panela para liberarem o suco. Espere esfriar.

Cobertura
1 receita de buttercream de merengue suíço
140g de chocolate branco, derretido
250g de chocolate ao leite
100g de creme de leite fresco (mais de 35% de gordura)

1 – Prepare a cobertura como indicada na receita e, no final, acrescente o chocolate branco derretido – garanta que ele não está muito quente! Bata mais um pouco, até que esteja uniforme.
2 – Em uma tigela, misture o chocolate ao leite e o creme de leite e leve ao microondas de 15 em 15 segundos para derreter. Reserve, até que chegue à temperatura ambiente.

Montando

passoapasso_chocolateamoras
1 – Coloque o bolo que ficará por baixo onde você irá decorá-lo: pode ser em uma bailarina ou no estande de bolos que você tem. Com um pincel, passe a calda por toda a superfície desse lado, e também do outro, que virá por cima. Pode acabar com a calda toda, afinal, quanto mais molhadinho, melhor!
2 – Espalhe a ganache de chocolate já firme em cima, com uma espátula ou até uma colher. Tente deixar o mais uniforme possível!
3 – Pique algumas amoras (usei umas 16, mas da próxima vez vou colocar ainda mais) e coloque em cima da ganache. Com cuidado, posicione o outro lado do bolo por cima e feche (sanduíche de ganache!). Garanta que o lado que ficou para baixo é o que você pincelou com a calda!
4 – Agora é a hora da cobertura. Com uma espátula, coloque uma quantidade de mais ou menos uma xícara de cobertura no topo do bolo e espalhe. Depois, vá puxando cobertura e colocando nas laterais, deixando bem liso. Mantenha uma camada de 1 centímetro de cobertura, mas mais do que isso fica enjoativo. Tente deixar o mais liso possível, mas não tem problema nenhum se não ficar, porque vai ser gostoso do mesmo jeito!
5 – Derrame toda a ganache de chocolate ao leite no topo do bolo e vá espalhando uniformemente com uma espátula, até alcançar a borda. Deixe que a ganache caia naturalmente.
6 – Depois desse trabalho todo, devore até não aguentar mais!

bolo_chocolate_amora2
A receita é grande e parece que dá um trabalhão, mas é porque eu não gosto de escrever de qualquer jeito e dar brecha para erros. Prefiro descrever bem direitinho e ter uma receita gigante, do que aparentar que você pode fazer esse bolo em 40 minutos na sua cozinha.
Eu levei aproximadamente 4 horas nesse projeto, porque o Sr. Namorado estava me fazendo companhia e a gente fala mais do que os cotovelos quando estamos juntos. Acredito que, em 3 horas, dá pra terminar um belo bolo desses – e ele dura 5 dias na geladeira, se você não comer tudo antes! Se quiser fazer uma versão cupcake, é só miniaturizar. Vai ficar tão gostoso quanto!
E vamos aproveitar esse 2013, cheio de ideias criativas para nossas cozinhas, né?

E como foi a ceia de vocês? O que vocês comeram de gostoso?

  1. 08 de January de 2013 - 10:45

    Ju, a cada dia que passa, sou mais sua fã. Seus quitutes estão lindos. ;)

    beijão

    • 08 de January de 2013 - 12:50

      Obrigada Livinha! Um beijo cheio de açúcar pra vc, haha!

  2. Ana Paula
    08 de January de 2013 - 14:53

    Oi Juliana,

    Acabei de conhecer seu blog fuçando na internet….sou aqui de São Paulo….estou adorando.
    E essas amoras de cima? O q vc passou nelas?

    Bjs e parabéns pq ficou lindo !!

    • 08 de January de 2013 - 15:21

      Oi Ana! Seja bem vinda ao blog! :)

      As amoras de cima eu pintei com pó dourado comestível e um pincelzinho. Simples! :)

      Um beijo!

  3. MARIA HELEA F SILVA
    09 de January de 2013 - 10:38

    ADOREI CONHECER SEU TRABALHO , VEJO QUE VC É MUITO DEDICADA ISTO MOSTRA QUE VC AMA O QUE FAZ ,PARABÊNS..!

    • 10 de January de 2013 - 00:25

      Obrigada pelas palavras carinhosas, Maria! Volte sempre aqui! :)

  4. Thaíse
    10 de January de 2013 - 12:05

    Querida Juliana,

    Das coisas boas que acontecem na vida, recentemente – não me recordo como – acabei esbarrando no seu blog. Não muito tempo depois, meu absoluto encantamento foi tomado por um leve desespero ao perceber que, tão precocemente, já havia chegado ao seu primeiro post. Como assim não haveria mais receitas para ver? O que seria da minha repentina compulsão por aquele blog? Restava-me aceitar a condição de visitas diárias, na espera de uma nova receita. Felizmente, ocorreu-me uma ideia ainda melhor – rever os posts de forma aleatória, brincadeira bastante produtiva e aliviadora da angústia pré-novo post. Não tenho o hábito de postar nas páginas que visito, mas não poderia deixar de informá-la que, com alguns anos de vício em blogs, vídeos e livros culinários, particularmente os gringos, você, uma brasileira, despertou em mim o inédito desejo de fazer e devorar uma tigela de buttercream. Nenhum americano, até então, havia me convencido das maravilhas de algo tão exageradamente amanteigado. As coberturas dos seus cupcakes em um primeiro momento me fazem querer acariciá-las, de tão delicadas e macias, para logo depois querer devorar cada pedacinho, impiedosamente.

    Obrigada por compartilhar tanto bom gosto e amor à confeitaria!

    Lembranças da quente, úmida, nada favorável à sobrevivência de um buttercream, mas ainda assim adorável cidade do Recife.

    • 10 de January de 2013 - 14:48

      Puxa Thaíse, que palavras bonitas! Muito obrigada!

      Fico muito feliz por ter sido em meu blog que você achou a vontade de entender melhor o buttercream. Acho que ele é muito incompreendido pelos brasileiros, talvez por conta do nosso clima tropical. Mas, mesmo assim, dá pra arriscar em alguns momentos, né? Ocasiões especiais – e com ar condicionado. Espero que teste em casa, experimente, e goste! Honestamente, eu não sou tão fã do buttercream puro, por isso sempre invento um jeito de misturar chocolate, limão, laranja… alguma coisa!
      Espero que continue por aqui no blog! Deixe comentários quando quiser, vou adorar lê-los novamente! :)

      Um grande beijo!

  5. Thaíse
    10 de January de 2013 - 23:22

    Sim, Juliana, agora que já me manifestei, não deixarei de comentar!

    Este bolo ficou o máximo, mas criei uma paixão incondicional pelo Marble Cake, e não serei uma pessoa verdadeiramente feliz enquanto não prová-lo. Farei este fim-de-semana! O próximo passo será, sim, tentar fazer o buttercream e testar a sua sobrevivência com o calor e umidade massacrantes daqui…

    Obrigada pela resposta! Um beijo :)

  6. 11 de January de 2013 - 10:44

    Pode falar palavrão ou você vai censurar meu comentário? Quando algo é muito, mas muito bom, me dá nervoso e eu falo palavrão…mas melhor eu ficar quieta kkkkk. Sem mais. Bjos

    • 11 de January de 2013 - 19:10

      Xinga, vai! Não vou censurar, aqui é governo aberto! Hahahaha

  7. 22 de January de 2013 - 23:04

    Juliana querida dizer que este bolo ficou fantástico não descreveria minha imensa vontade de uma fatia dele.Lindissimo.
    Beijos querida.

    • 23 de January de 2013 - 18:10

      Léia, obrigada! Queria poder enviar uma fatia desse bolo para cada um de vocês. Pena que ainda não existe teletransporte!

      Beijo!

  8. Ana Lucia Wojciki
    07 de February de 2013 - 16:14

    Ol Juliana adorei descobrir o seu site,quantos dicas e receitas maravilhosas,vou fazer algumas que so de ver deu agua na boca. Parabèns,quando tiver novidades gostaria de receber no meu email…mas agora tambèm vou estar ligada sempre no site.. muito Sucesso pra vc.

    • 07 de February de 2013 - 17:08

      Ana, você pode se cadastrar no meu feed de posts, ali do lado, na barra lateral!

      Beijo e obrigada pelas lindas palavras! :)

  9. Raquel Elisa
    10 de February de 2013 - 14:34

    Eei Juliana!Amei seu site!Já fiz um monte de receitas!! As minhas amigas amaram!Bjo s2

  10. Fabiana
    26 de July de 2013 - 09:47

    Quero muito fazer esse bolo, mas queria que ficasse um pouquinho mais alto, com 3 camadas também e com um diametro menor, sabe? será que a massa aguenta? é o mesmo procedimento? tentei fazer um bolo assim com a massa do red velvet e quando fui cortar desabou! triste! hahaha
    beijos

    • 29 de July de 2013 - 23:26

      Oi Fabiana!

      Essa massa é muito leve e delicada, não recomendo mais que duas camadas para ela. É melhor procurar outra receita de chocolate mais firme.

      Beijos!

  11. Ana Carolina
    24 de August de 2013 - 14:16

    Olá Juliana!
    Primeiramente queria te parabenizar pelo seu site. Ele é excelente, muito escrito e divertido.
    Pretendo fazer esta (e muitas outras rsrs) receita bolo, mas tenho uma dúvida: a cobertura de buttercream pode ficar quanto tempo fora da geladeira? Gostaria de fazer este bolo para um chá de fraldas e o bolo ficaria exposto na mesa por um tempo.

    Muito obrigada e mais uma vez parabéns!

    Beijos.

    • 12 de September de 2013 - 13:44

      Ana, o buttercream não é feito pra desmontar fora da geladeira. Na verdade, ele nem deve ficar dentro da geladeira, já que endurece e fica impossível de comer. Ele aguenta perfeitamente em temperatura ambiente se o clima não estiver muito quente, estiver fora do sol e em algum lugar bem ventilado. No ar condicionado, ele dura mais ainda.

  12. Iva Sousa
    01 de October de 2013 - 18:10

    Olá Juliana!
    Adorei o seu site. As receitas são lindíssimas e o passo-a-passo super claro. Todavia, no caso da receita desse bolo de amoras eu gostaria de um esclarecimento…
    O BUTTERCREAM DE MERENGE SUÍÇO o qual vc se refere na cobertura, é a mesma receita do BUTTERCREAM E UM ODE A MANTEIGA?
    Desde já agradeço por sua atenção!

    • 06 de October de 2013 - 20:22

      Oi Iva, não é a mesma receita não. Beijos!

  13. Alessandra
    29 de August de 2014 - 16:33

    Parabéns, pois é muito difícil ver pessoas como vc que quer compartilhar com alguém uma receita as pessoas são muito mesquinhas.

    Com isso vc ajuda muitas pessoas.

    Bjs e continue assim essa pessoa abençoada

    • 31 de August de 2014 - 22:19

      Alessandra, obrigada! Seja bem vinda ao blog :)

  14. Kauê
    18 de January de 2015 - 03:38

    Olá, Juliana!
    Adoro as suas receitas, já testei o bolo de limão siciliano, o marble cake e o brownie, todos aprovados aqui em casa! ;]
    Agora quero testar esse bolo de amora, mas não sei onde encontrá-las a venda aqui em brasília. Tem uma dica?
    Ah, e parabéns pelo blog! ;D

    • 22 de January de 2015 - 21:05

      Kauê, amora nessa época só no Oba, ou na Ceasa, importadas. Mas vão ser BEM caras. Beijos! :)

  15. Patricia
    12 de February de 2015 - 11:51

    Oi Juliana!!! Já fiz várias receitas aqui do seu blog e amo todas… sempre dão certo! Parabéns!!!
    Gostaria de saber se essa massa fica seca ou molhadinha?
    Quero fazer pra uma amiga mas sem as amoras.. só o chocolate, pq ela adora bolo todo de chocolate =D
    Bjussss

    • 16 de February de 2015 - 21:09

      Patricia, essa massa é bem fofa e fica úmida, mas eu optei por molhar um pouco mais com a calda, como você pode ver na receita. Pra mim já fica ótima sem a calda, mas depende mesmo do seu gosto. Beijos!

  16. Débora
    02 de April de 2015 - 10:56

    Olá, gostaria de saber se posso substituir o buttermilk por alguma outra coisa? Grata.

  17. patricia
    19 de July de 2015 - 11:36

    Ju bom dia.
    Posso substituir o café por alguma coisa? Ou simplesmente não colocar o café?
    Bjus

    • 25 de July de 2015 - 01:35

      Patricia, substitui por leite na mesma quantidade. Beijos!

  18. Júlia
    16 de November de 2015 - 20:50

    Juliana, queria saber se o tamanho da forma pode ser menor que a sua? Se interfere no resultado e como?

    PARABÉNS pelo blog!!!! *-*

    • 20 de November de 2015 - 09:21

      Júlia, claro que pode, só vai ficar menor e vai sobrar massa pra você. Ajuste o tempo de cocção no forno :)

  19. Lais
    04 de May de 2016 - 07:24

    Bom dia Juliana! Seu Blog é lindo e as receitas também. Já comi esse bolo de amora que minha colega de trabalho fez, e também estou querendo fazer. Se eu substituir a calda de amora, por calda de morango, fica bom?

    Obrigada!

  20. Débora Carnevalli
    11 de February de 2017 - 11:15

    Nossa Senhora Aparecida diiiiiiiiiiiviiiiinooooooooooooooo

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.