Monday, 07 de July de 2014

Lemon and poppy seed cake

36 Comments

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

  1. Cecilia Silvestre
    07 de July de 2014 - 10:24

    Também sou muito fã de Sherlock! Revi a serie umas 4 vezes… Não sei por que, mas gostei muito da 1ª temporada e da 3ª. (A cena no casamento do do Watson foi Perfeita!!). Já estou esperando urgentemente a próxima temporada! ;D

    Obs: Que delicia de receita!! Amo tudo que tem limão!! Adoro seu Blog!!

    • 10 de July de 2014 - 22:35

      Cecilia, pra mim, o episódio do casamento do Watson é o melhor de todos! Já revi umas 5 vezes! :)

  2. Magaly Manzato
    07 de July de 2014 - 13:32

    Pode me dizer por que a forma vai para a geladeira antes de colocar a massa? Pelo que sei no Brasil é proibida a comercialização de semente de papoula, vc sabe me informar se tem algum lugar onde encontro?

    • Rejane Lima
      10 de July de 2014 - 13:57

      Ju, 236ml, nao eh muito pra ser meia xicara de buttermilk???

      • 10 de July de 2014 - 23:17

        Rejane, é sim! Hahahaha, obrigada por me atentar, o certo é metade disso. Já arrumei lá na receita! Um beijo!

    • 10 de July de 2014 - 22:54

      Magaly, já te respondi lá no Facebook! Reproduzindo: pra manteiga endurecer com a farinha e não misturar com a massa quando você colocar na fôrma. É mais um preciosismo de confeiteiro, hihihi!
      Não é proibida, só é burocraticamente complicada. Logo é muito complicado encontrar algum lugar que tenha conseguido passar por todas as exigências legais. Quando achei nesse mercado em Bsb, a própria dona avisou que foi tão complicado e moroso que ela não iria comprar novamente, apesar de ter muitos clientes que esperavam. Isso, claro, se trata apenas das sementes de papoula para fins culinários, que são inúteis para plantio e reprodução da espécie. As sementes de papoula para plantio, sim, são proibidíssimas e nem devem ser consumidas porque não são a mesma coisa.

  3. Juliana Gomes Vieira
    07 de July de 2014 - 20:22

    Kkkkkkk Sherlock é mesmo maravilhoso! E sinceramente, desde então vejo quase todos os trabalhos de Benedict Cumber… Nunca me lembro do sobrenome dele. Ele é praticamente o novo ídolo nerd! Está em Sherlock, no Hobbit, em Star Trek. Ele arrasa em todos! :)
    A dó é que a 4ª temporada só vai ser lançada em 2015. Horrível isso.

    • 10 de July de 2014 - 22:56

      Juliana, ai, gente, porque só 2015? Que abuso. Que tristeza. Tinha que ser agora, ontem! :(

  4. Larissa Cruz
    08 de July de 2014 - 08:50

    Ju, onde você consegue comprar sementes de papoula? Eu não acho em lugar nenhum =(

    Beijos!

    • 10 de July de 2014 - 22:56

      Larissa, achei em um mercadinho gourmet em Brasília, mas é difícil de encontrar mesmo. Beijos!

  5. 08 de July de 2014 - 10:58

    Ju,
    Eu tenho uma admiração por tudo que envolve o Reino Unido, desde histórias até as produções. Inclusive meu ator preferido é inglês, e suspiro não só pelo sotaque, mas pelo seu jeito gentleman de ser (parece que todos os britânicos são assim).

    Tenho uma pergunta, que não me lembro se respondeu em algum post ou comentário: se eu mudar a quantidade de ovos, o que acontece com a estrutura? Por exemplo, às vezes uma receita com 8 fica líquida demais, aí deixo 7. O que você pensa sobre?

    Beijos

    • 10 de July de 2014 - 23:01

      Aline, qual seu ator favorito? :)
      Quanto aos ovos, eu ia te explicar as diferenças, mas acho mais prático te mostrar esse link, que demonstra visualmente essa diferença: http://thecakeblog.com/2011/11/eggsactly-perfect-baking.html
      Beijos!

      • 15 de July de 2014 - 16:55

        Juliana,
        Ótimo link que enviou! Em certas receitas que tirei um ovo realmente a massa começou a esfarelar. O jeito é ir testando as receitas.

        Eu me apaixonei pelo Tom Hiddleston, quando ele fez o primeiro Thor, e por aí foi. Tive que ver um por um… :)

        Beijos e obrigada pela info!

  6. Ana Luíza
    08 de July de 2014 - 15:38

    Ju, fiz ontem e ficou uma delícia -tão bom que não durou uma tarde! Amo o teu blog!
    Tenho uma pergunta: se substituir a manteiga por óleo, qual a quantidade que devo por?
    beijos

    • 10 de July de 2014 - 23:03

      Ana, também 1/2 xícara. Mas com óleo a receita não vai ficar tão saborosa… beijos!

  7. Rejane Lima
    11 de July de 2014 - 00:44

    Bom, ja fiz e aprovadissimoooo nao sobrou nem pra contar historia

  8. SONIA
    11 de July de 2014 - 18:17

    Lindo o bolo, e lindas as fotos! Estão super profissionais.Lindas mesmo!

  9. wanda macarone
    15 de July de 2014 - 14:55

    Já salvei a receita, vou aproveitar que tenho limão siciliano em casa.
    Mas, o que eu queria te dizer mesmo, é que ando viciada em sementes de papoula por sua causa!!! rs Recentemente estive na França e trouxe de lá um potinho com 200g. Tenho usado em absolutamente tudo: shakes, bolos e também numa receita que (acho que) inventei, de cupcakes salgados de cenoura com atum – ficam uma delícia!!
    Também parei de usar óleo e margarina nas minhas receitas depois de um post seu, sobre manteiga… realmente tudo fica melhor com manteiga!
    Obrigada pelas dicas valiosas! =)

    • 04 de August de 2014 - 11:58

      Wanda, o bom dessas sementinhas é que duram tipo pra sempre, porque um pouquinho já adianta muito na receita, né? Hahahaha. Beijos!

  10. Amanda Fogaça
    15 de July de 2014 - 17:28

    Juuuu, socorro! rs
    Dá pra fazer buttercream de merengue depois que ele já está totalmente frio (merengue italiano)? Só colocar a manteiga em temperatura ambiente? E SE eu bater a manteiga sozinha antes até ficar fofa e só então eu juntar a manteiga e o merengue pronto, será que dá certo?
    Olha, eu assisti um monte de videos no youtube de buttercream de merengue, e todos falam “Parece que tá tudo errado, mas é só continuar batendo”, mas nenhum MOSTRA ele todo errado. Eu vou te amar pra sempre se você fizer um vídeo mostrando isso, por que eu tentei fazer outro dia, deixei bater um tempo razoável e depois desisti. Será que devia ter insistido? Tava parecendo que a manteiga tava derretendo! Dai eu pensei que deve ter esquentado de tanto tempo na batedeira e coloquei num ziploc pra congelar. Uns dias depois deixei ele passar uma noite na parte de baixo da geladeira e quando fui pegar pra bater vi a “aguinha de manteiga derretida” dentro do ziploc e desanimei, rs.

    Olha, mudando de assunto, hoje comecei oficialmente a vender cupcakes e seu blog tem méritos nisso! Passei muuitas madrugadas aqui, caçando receitas e aprendendo sobre farinha, manteiga, decoração etc etc… Então fica aqui meu MUITO OBRIGADA, você faz um trabalho incrível nesse blog. Além das receitas, sempre simpatia e boas histórias: dá gosto de ler!

    Outra coisa que queria falar é uma dica/dúvida sobre os comentários aqui… Em outros blogs, eu recebo um email avisando quando meu comentário é respondido. Não sei sei dá, mas seria bem legal implementar isso aqui também!

    Desculpa escrever tanto! Beeeeijos!

    • 04 de August de 2014 - 12:01

      Amanda, então, eu fiz um vídeo já hahahaha, só falta colocar no blog porque ele ta sendo editado! :D Mas aguarde que no video eu mostro exatamente isso, quando ele parece que vai dar errado. Porém, no seu caso, acredito que estava muito quente mesmo. Pra corrigir é só deixar a tigela na geladeira uns 10 minutinhos antes de bater de novo. Também vou dar dicas de como “consertar” o buttercream quando há conserto. E obrigada pelo carinho! O blog não tem esse sistema que avisa os comentários, mas vou checar se tem como colocar isso. Beijos!

  11. Favara
    16 de July de 2014 - 17:36

    Acabei de fazer com 236ml tomara que de certo e coloquei em forminhas de cupkes tenho encomenda p/ final de semana se der certo Ju, com o que eu enfeito eles

    • 04 de August de 2014 - 12:01

      Favara, você pode enfeitar como você preferir. Como é de limão, pode colocar umas raspinhas em cima, não? Beijos!

  12. Favara
    19 de July de 2014 - 14:30

    Ju, a massa ficou boa o sabor fica na boca como os mistério de Sherlok, voce ligou bem ele com o sabor do limão siciliano.
    Mais não da p/cupcake, o papel das forminhas puxaram o óleo, meno assim comemos

  13. Rachel
    22 de August de 2014 - 19:55

    Ju, Esse bolo realmente parece incrivel!!! E eu queria fazer pra vender e eu tenho uma forma de silicone que tem formato de um mini bolo ingles! Parece o formato de uma Ana Maria. Sera q da pra fazer esse bolo nessa forma? E o procedimento de colocar na geladeira da certo tb com forma de silicone? Queria fazer assim pra ficar mais fácil na hora de vender!!!
    Obrigada bj

    • 25 de August de 2014 - 18:28

      Rachel, não uso fôrmas de silicone, mas acredito que dê pra assar nelas também. Não sei se a parte da geladeira daria certo, mas isso é opcional, você pode fazer sem esse passo. Beijos!

  14. Fernanda
    25 de August de 2014 - 17:49

    Oi Ju,

    Fiz essa receita duas vezes nesse fds, quis aproveitar que minha irmã trouxe da França as sementes de papoula!
    O bolo ficou lindo e delicioso! Mas ficou com cheiro de ovo… Pensei em batê-los da próxima vez, mas tnão sei se funcionará. O que posso fazer para evitar que isso ocorra novamente?
    Vou te marcar no face na foto do bolo!

    Obrigada por compartilhar!

    Beijos.

    • 25 de August de 2014 - 18:31

      Fernanda, é complicado em um preparo com ovos o produto final não ficar com cheiro de ovos, hahaha. Isso é bem comum, na verdade! Mas tente compensar isso com um bom extrato de baunilha e/ou outros extratos indicados na receita! Nesse aqui, fico impressionada que tenha sentido o cheiro dos ovos mais do que o da papoula e do limão, porque são bem fortes… Beijos! :)

  15. Tatiana Marques
    01 de March de 2015 - 09:23

    Meninas encontrei semente de papoulas no Pāo de açucar , potinho da marca CANNAMELA 35 gr por $12,00.

    Juliana será que dá para fazer cup cake com essa receita?
    Ameiiiii muito esse bolo .

  16. Juliana
    09 de March de 2015 - 22:33

    Ju, fiz esse bolo hj, mas alguma coisa deu errado pq ele não cresceu é, além disso, parece que as sementes ficaram com um sabor muito ressaltado… Não sei… Acho quererei o bolo!

    • 16 de March de 2015 - 16:32

      Juliana, ele não cresce muuuuuuito não, mas cresce um pouco. Talvez seu fermento esteja ruim ou você trabalhou demais a massa depois de incorporar a farinha e ele solou. Já quanto às sementes de papoula, elas tem sim um sabor forte que ressalta, essa é a ideia. Mas você pode diminuir a quantidade da próxima vez! Beijos!

  17. Joana Mariah Rampinely
    08 de October de 2015 - 16:00

    Olá Juliana,

    Eu adorei a receita, fiquei apaixonada ao ver a foto do bolo e sempre quis fazer.

    Eu não conseguia achar as sementes, mas finalmente eu achei, e queria deixar aqui o lugar para quem precisar:

    Rei dos Grãos (https://www.facebook.com/reidosgraos)

    Muito obrigada por sempre compartilhar receitas maravilhosas!!

    Abraços ^.^

  18. Silvana
    07 de January de 2016 - 23:33

    Vou tentar fazer. amo seu blog! Deixa eu perguntar uma coisa… O leite para fazer o buttemilk, eh o de caixinha msm? Ou tem q ser aqueles de fazenda q tem bastante gordura e tal???

    • 25 de January de 2016 - 22:34

      Silvana, pode ser o de caixinha mesmo, mas se usar um desses de fazenda, com mais gordura, fica ainda melhor. Beijos!

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.