Tuesday, 15 de December de 2015

Bolo chocolatudo de aniversário

27 Comments

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

  1. 15 de December de 2015 - 10:30

    Que legal Ju, parabéns por um ano de casa nova e pelo aniversário.
    Adorei saber que temos a mesma idade e nascemos quase no mesmo dia (o meu é 10). Esse ano casei e a vida muda COMPLETAMENTE. Realmente ter a própria casa nos força a amadurecer em alguns pontos e dá aquela sensação de liberdade “agora posso fazer o q quiser na casa e arrumar quando eu quiser Rsrs”.

    Vc enfeitou a casinha de natal? se tiver feito mostra aqui. Eu amei ter a minha primeira árvore de natal (comprei uma linda no taguacenter) :)

    Parabéns e continue postando coisas deliciosas aqui.
    Bjos

    • 18 de December de 2015 - 16:48

      Gabriele, você faz parte da alta cúpula da sociedade formada por sagitarianos da primeira quinzena de dezembro, que são apenas as melhores pessoas do mundo (e as mais humildes). :) Não enfeitei a casa de Natal porque ainda estou apertada de grana, mas minha mãe me deu um enfeite de porta! Vou tirar foto e postar no Instagram :)
      Beijos!

  2. Vanessa
    15 de December de 2015 - 11:30

    Feliz Aniversário Juu!!!
    Nossa, esse bolo parece ser muuuuito bom, ainda mais com essa ganache toda especial! Que brilhosa hein?!
    Vou fazer esse fim de semana pro aniversário do meu cunhado, que por sinal foi ontem também ;p
    Esse efeito de espiral em cima tu faz com uma colher mesmo?
    Essa massa ficaria boa como cupcake também?
    Beijos

    • 18 de December de 2015 - 16:49

      Vanessa, sim sim, essa espiral em cima eu fiz com uma espátula, mas da pra fazer com as costas da colher também. Vai girando o prato num movimento só e aproximando a colher do centro, até que você fique satisfeita com o efeito. Se não gostar, nivela de novo e refaz! Essa massa fica INCRÍVEL para cupcakes! Garanto! :)

  3. Gabriel
    15 de December de 2015 - 15:52

    Oi Ju, tudo bem?

    Parabéns pelo seu aniversário! E parabéns pelo seu apartamento também, eu sofro pra manter o meu e aos poucos estou ajeitando ele pro meu gosto.
    Adorei esse bolo! Quero muito testar o seu naked cake, vi esses dias e quero fazer!

    Beijos.

    • 18 de December de 2015 - 16:50

      Gabriel, por aqui também é difícil manter, mas é tão gostoso que a gente aguenta né? Beijos! :)

  4. Ana
    15 de December de 2015 - 21:37

    Oi Juliana

    Parabém, pelo seu aniversário.Sozinha vc não ficou estivemos juntas eu
    e toda galera que curte seu trabalho o ano todo um beijo muita saudê e paz.

    • 18 de December de 2015 - 16:54

      Verdade Ana, vocês estão sempre comigo! :D

  5. Isabel Cristina
    17 de December de 2015 - 01:10

    Parabéns pela data e muitos anos de casa nova e VIDA!

  6. Flávia
    21 de December de 2015 - 16:41

    oi Juliana, acabei de fazer esta receita, confesso que achei que iria desandar, qdo vi aquela massa aguada ! Mas fica maravilhosa… é quase o estilo daquele cupcake de cobertura de cream cheese. Muito bom, parabéns!
    4

  7. Juliana
    22 de December de 2015 - 23:33

    Ju, xará! Vou deixar uma mensagem aqui que espero que te faça sorrir, pois será meu presente de aniversário pra você hahahah. Tem uma coisa que gostaria que você soubesse: encontrar o seu site/blog foi uma das melhores coisas que me aconteceu em 2015! Quando eu vi que era de uma Juliana-fã-de-fotografia… Pronto! Um sinal divino (e ainda li por aqui que voce tem muitos amigos de ciência da computação… É o meu curso. :)). Eu nunca fui muito de ir pra cozinha, e sempre que falhava eu desanimava ainda mais. Com o cupcakeando, a cada nova receita fui pegando mais confiança, mais vontade (meus pais e especialmente meu namorado que estão adorando isso – uma luz no fim do túnel). Eu posso dizer, com certeza, que seu site me fez uma pessoa melhor! Mais confiante, mais apta a tentar, acertar, melhorar. Ja fiz cupcake de chocolate (os cobaias, que “afundaram” mas felizmente não solaram, e estavam maravilhosos!), de coco (muitos elogios, com pedidos de receita – sim, ja sai indicando seu site pra bastante gente), petit gateau (que são exatamente como você os nomeou: fabulosos hahah), e pro fim de ano já anotei a receita dos cupcakes de laranja e pão com alho! – ansiosa pra tentar. Ah: mês que vem é meu aniversário e pela primeira vez nessa vida TODA farei meu próprio bolo, ao invés de comprar um (meu objetivo: seu lindo naked cake). Aprendi muita coisa técnica que vai me servir pro resto da vida! Sério, não é exagero quando digo que me sinto uma pessoa melhor, e que sou muito agradecida à você e a sua maravilhosa humildade de passar seu conhecimento para nós através de um site tão lindo, bem feito e cheio de carinho. Um feliz aniversário pra você, cheio de lambidas (amo cachorros, aliás) e muitos, muitos cupcakes. Muita saúde, alegria e SUCESSO. E obrigada novamente. <3

    • 17 de January de 2016 - 22:24

      Xará, não faz ideia do quão feliz fico com comentários como o seu. Mesmo! É pra isso que faço o blog, pra isso que ele foi criado. Para compartilhar, ajudar os outros e aprender com vocês, com novas dicas – seja de cozinha ou da vida! Espero que seu aniversário seja incrível com muito doce, feito com amor e carinho por ninguém melhor do que você mesma! E obrigada pelo carinho, é por ele que me esforço por esse cantinho de cupcakes <3

  8. Simone
    28 de January de 2016 - 16:51

    Oi Juliana amei esse bolo!
    Vou fazer no final de semana que vem, num almoço que vou dar.
    Te pergunto? Qual o tamanho desta forma.
    Estou apaixonada por suas receitas e fotografias! Parabéns!

    • 10 de February de 2016 - 08:04

      Simone, tem 18cm de diâmetro :) Beijos!

  9. DANI
    15 de March de 2016 - 16:58

    Oi, Ju! Amei essa receita, pretendo fazer nesse fds para comemorar meu aniversário. Fiquei com uma dúvida, depois de preparar a ganache, devo deixar dentro ou fora da geladeira para chegar no ponto de confeitar? E durante quanto tempo? Obrigada. Beijos!

    • 11 de April de 2016 - 19:25

      Dani, acho que já perdi o tempo de te responder né? Tenta mandar as perguntas com mais antecedência porque nem sempre eu estou vendo a tempo :(

  10. Marina
    21 de May de 2016 - 18:07

    Oi Juliana, acabei de fazer esse bolo e algo terrível aconteceu. Abri o forno e depois de vinte min. e o bolo murchou. A massa é super leve mas ficou com cara de vulcão invertido rsrsr. Falei pras crianças que o bolo era um vulcão de chocolate. A única coisa que fiz diferente foi assar em uma forma só. O que será que houve?

    • 05 de June de 2016 - 22:12

      Marina, quando você assa numa fôrma só, o tempo é diferente porque tem muito mais massa. Logo, ele solou porque você abriu o forno muito cedo! :(

  11. Maria Clara
    20 de June de 2016 - 13:47

    Oi, Ju! Posso bater os líquidos + açúcar no liquidificador, depois despejar numa tigela e aí misturar o resto (farinha, cacau, etc)? Posso substituir o mascavo pelo refinado ou cristal? E dá certo fazer meia receita? Vou fazer em uma forma redonda pequena. Os bolos de festa de chocolate que tenho feito acabam esfarelando muito na hora de cortar, é horrível. Agora vou testar a sua receita! Desculpa tantas perguntas. Se puder me ajudar agradeço desde já! Beijos

    • 21 de June de 2016 - 22:29

      Oi Maria, até pode mas provavelmente não vai ficar tão aerado quanto na batedeira. Quanto ao açúcar, se você usar o cristal, a massa vai ficar um pouco mais seca, então você precisa ajustar o tempo no forno. E dá certo sim fazer meia receita, só lembre-se de medir direitinho. Beijos!

  12. getulio
    26 de June de 2016 - 20:38

    Oi, Juliana, acompanho sempre seu blog, acho o melhor de todos!! Como você acha que posso adaptar essa receita para um bolo de 20 cm de diametro? Obrigado!!

    • 20 de September de 2016 - 12:54

      Getulio, não vai mudar muita coisa, então eu nem alteraria a receita. As camadas só vão ficar mais finas e, logo, o bolo fica mais baixinho!

  13. Aline S.
    17 de July de 2016 - 11:16

    Juuuuu, amei esse bolo!! Divino e extremamente chocolatudo rsrsrs…
    Fiz na forma de buraco no meio e deu certo também…não tinha açúcar mascavo e coloquei 2xic açúcar e deu super certo…além disso, coloquei gotas de chocolate no meio e fiz calda de chocolate e mais gotas por cima rsrs…enfim, otimo bolo pra um domingo e com esse friozinho então….

    • 20 de September de 2016 - 13:47

      Aline, que bom que gostou! Olha, com o açúcar mascavo eu acho que fica ainda melhor. Na próxima tente usar! :D

  14. 06 de August de 2016 - 08:34

    Juuuuuuu… Esse bolo é tudo, uma receita para se levar para a vida. Todas as suas receitas q eu ja fiz, sempre ficaram ótimas, mas confesso que eu fiquei com medo quando fiz esse bolo, porque ele leva água, e a massa ficou tão líquida #medo. Dai eu so pensava… Confia na Ju… Confia na Ju… Rsrsrs E valeu a pena confiar, ficou uma delícia Muito obrigada por essa e pelas muitas outras receitas. Bjs

    • 20 de September de 2016 - 18:20

      Amanda, que bom que deu certo! Tirou fotos? Diga que sim! Me mande! Beijos!

  15. Ruth Silva
    16 de January de 2018 - 18:00

    Que maravilha de bolo, Jú!!!!
    Como não tinha todos os ingredientes da ganache, fiz uma básica mesmo, só com o chocolate e o creme de leite. Mas, ficou sensacional. Muito bom mesmo!

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.