Monday, 20 de August de 2012

Confeitaria 101: usando sacos de confeitar

120 Comments

Vou começar essa série de posts com um nome diferente – usando o 101 –, pois eles não se encaixam em receitas. São dicas que tirei da experiência de milhares de cupcakes prontos e quero passar para os leitores do blog. Tratam-se de posts mais gerais sobre algum assunto específico, por isso o “101”, que vem das aulas iniciais em algum tema nas faculdades americanas, como, por exemplo, Matemática 101 ou Química 101. Tenho que me controlar com as referências aos EUA, eu sei.
Bom, um dos utensílios mais utilizados quando se trata de cupcakes e decoração de confeitaria em geral é o saco de confeitar. É impossível deixar de usá-lo quando se quer aquelas lindas voltinhas no topo. Ele não é nenhum bicho de sete cabeças para lidar, mas espero que algumas das dicas que darei ajudem ou facilitem a hora de decorar seus doces.

Onde comprar
Lojas de confeitaria são as únicas onde encontrei sacos para vender. Eles podem ser de pano, de lona ou de plástico, e vêm em diversos tamanhos. Eu tenho dois sacos de lona, um de 15 cm e outro de 30 cm, e costumo usar apenas sacos descartáveis. Dão menos trabalho depois, na hora de limpar, né?
Você pode achar em várias lojas que vendem online, como a Barra Doce. Aqui em Brasília, procure no Rei das Embalagens (513 sul), na A Festiva (506 sul) ou até em lojas de artigos de casa e cozinha, como a Mr. Schipper (QI 11 do Lago Sul) ou a Kaza Chique (102 norte).

Colocando os bicos
Sem eles, não tem sentido, não é? Você pode inserir somente o bico – cortando a ponta do saco para que ele saia, mas ainda segure lá dentro – ou usar o acoplador de bicos. Se o tiver, você o coloca primeiro dentro do saco e o bico vai por fora. Por fim, você fecha com a segunda parte do acoplador, para segurar o bico no lugar.


O acoplador é ótimo se você vai usar bicos diferentes com a mesma cobertura, já que é só desatarraxar e colocar outro no lugar. Porém, se estiver usando um bico só, pode colocar ele lá sem acoplador que dá certo do mesmo jeito.


Enchendo com a cobertura
Tentei de várias formas, mas o mais fácil para colocar a cobertura dentro do saco é dobrá-lo para fora. Se precisar, coloque a ponta dele em um copo alto e puxe as laterais para baixo. Eu faço isso usando minha mão em forma de copo mesmo, acho mais fácil.
Nunca encha mais do que 3/4 do saco, especialmente se ele for bem grande. Você não vai conseguir manejá-lo facilmente, corre o risco da cobertura escapar por cima e sua mão vai doer por causa da pressão que você precisará colocar para a cobertura sair.
Quando terminar de encher, empurre a cobertura para baixo totalmente, feche o saco e torça em um rabinho o que sobrar em cima. Se quiser, use uma liga de borracha para segurar bem.


Como segurar
Para destros, sua mão direita exerce a pressão para expelir a cobertura e também move o saco enquanto a sua esquerda serve de “guia” e estabilizador. O contrário para canhotos.
Isso, claro, pode ser diferente para você. Experimente. Se achar que se sente mais seguro com o inverso, é só trocar.

Como limpar
Se estiver sujo de buttercream, esquente um pouco de água e derrame nas paredes do saco, depois lave com detergente sem perfume. Se estiver sujo de alguma cobertura com chocolate, não deixe de molho na água. Chocolate em contato com água endurece e fica ainda mais difícil de tirar!

Espero que ajude! Se você tiver outras dúvidas, é só deixar um comentário aí embaixo!

  1. Cláudia
    27 de September de 2012 - 16:13

    O Adaptador pra Bicos que você usa (o da foto) é tamanho pequeno ou grande?
    Foi o que encontrei na Barra Doce. ;*

    • 27 de September de 2012 - 18:06

      Cláudia, nesse caso, era um adaptador grande, porque o bico 1M da Wilton, que está na foto, é um bico grande. Mas o processo é igual para o menor também, no qual se encaixam os biquinhos menores!
      Beijo!

  2. Fátima Rufino
    14 de October de 2012 - 09:55

    Oi JU!
    Muito obrigada por esta super aula para iniciante como eu. rsrs.
    Para quem já está acostumado, pode parecer uma besteira, mas acredita que na semana passada, como eu tinha que ir à loja comprar umas coisinhas para os cups que vou fazer, peguei os bicos e sacos que havia comprado há um tempo atrás e pedi ao atendente para me explicar como montar o conjunto? hehehe
    Amei o post, como tudo por aqui!!! Super útil!
    Bjs.

  3. Wyllame
    26 de October de 2012 - 16:06

    Adorei a dica de como limpar os sacos de confeitar!

    Seu site é muito lindo e com muitas dicas e ideias muito boas! Parabéns!

  4. JUliana
    23 de December de 2012 - 07:12

    oi me chamo juliana tambem, e sou tambem apaixonada por culinaria, principalmente por bolos e doces, e fico muito feliz quando produzo cupcakes, amo faze-los, por mais que deem trabalho acho muito gostoso faze-los e decora-los moro no interior de minas onde nao tem muitas novidades, quando vou a cidades maiores fico procurando coisas relacionados com os bolos, é o paraiso ir em loja para confeitarias, é meu shooping preferido, desejo que tenha muita sorte e prosperidades nesse novo ano que está pra começar, parabens pelo lindo trabalho.

    • 23 de December de 2012 - 22:47

      Oi Ju, xará! Seja bem vinda!

      É muito bom entrar em lojas com artigos de confeitaria, né? Eu fico maluca!!

      Feliz Natal e um ótimo ano de 2013 pra você, querida!

      Um beijo!

  5. desiree
    24 de January de 2013 - 01:23

    Ola. Tudo bem?
    Estou usando um saco para confeitar direitinho.. Mas quando vou usar preciso aplicar muita forca e nao consigo usar direito por isso. Tem algum jeito de sair mais facil? Estou usando cobertura de chocolate com creme de leite. E deixo na geladeira para endurecer um pouquinho. Se eu bato perde a forma.. E se nao bato aja mao pra expremer haha. Por favor me ajude
    obrigada.

    • 24 de January de 2013 - 12:53

      Oi Desiree!

      Se você fez uma ganache, ela precisa estar na consistência certa. A certa é quando ela fica firme em temperatura ambiente, sem precisar refrigerar para usar. Se você refrigerar, ela vai endurecer demais e por isso você não consegue usá-la. Se ela estiver muito líquida em temperatura ambiente, ela também não vai funcionar no saco de confeitar. A regra é 2 partes de chocolate (sempre meio amargo, 60% de cacau) para 1 parte de creme de leite (com mais de 35% de gordura).

      Beijão!

  6. Bia
    24 de January de 2013 - 09:30

    Adorei seu blog! Parabéns! (:
    Beijo.

    • 24 de January de 2013 - 12:53

      Obrigada Bia! Bem vinda ao blog! :)

  7. kinha
    27 de January de 2013 - 11:34

    Oi, Ju! Adoreeeeei o post mas tenho uma dúvida : quais os bicos que você usa? – sei que são da Wilton mas estou tentando enxergar o nr. deles mas não identifico!!! Me ajuda, amiga!rs

    Bjs ;)

    • 27 de January de 2013 - 14:18

      Oi Kinha!

      Eu tenho centenas de bicos hahaha! Mas esse da foto do post é o famoso 1M da Wilton.

      Um beijo!

  8. patricia barbosa
    29 de January de 2013 - 14:21

    oi Juliana,meu nome é patricia,estou começando a fazer a confeitaria do cupcake,mas nao sai do jeito que eu quero porque o bico que tenho é pequeno ,sera que voce pode me ensinar uma outra alternativa,eu tenho so um bico mais sem o adaptador escapa toda hora e faz muita sujeira e ate perco metade da cobertura,na minha didade e dificil encontrar essas coisas,me ajude por favor.

    • 29 de January de 2013 - 17:06

      Oi Patricia!

      Se o bico está escapando toda hora, é porque você cortou o saco muito rente ao final do bico. Além disso, você pode estar colocando cobertura demais no saco, e daí você precisa fazer mais pressão para ela sair. Logo, pode fazer o bico escapar.
      Quanto ao tamanho, não tem outro jeito, só comprando um bico maior mesmo. :/ Você pode comprar em lojas online como a Barra Doce, se não achar na sua cidade!

      Beijo grande!

  9. elizabete f santana
    31 de January de 2013 - 18:03

    brigada pelas dicas . ….. faço bolos por encomenda nao do tipo artistico mas do tipo tradicional amo fazer bolos .

    moro em brasilia { RIACHO FUNDO}
    UM ABRAÇO ATÉ BREVE .

  10. 04 de February de 2013 - 16:22

    oi meu nome é barbara , faço bolos de aniversario e agora cupcakes ainda estou aprendendo , mas estou adorando…se vc quiser pode ver as fotos no meu facebook barbara lima , tem dois meninos abraçados de frente para um armario…espero que goste amei suas dicas ,e beijos doces para todos….

    • 04 de February de 2013 - 19:59

      Oi Barbara! Seja bem vinda ao blog!! :)

  11. Sara Tavares
    07 de February de 2013 - 11:43

    Oi Juliana é um prazer! Me chamo Sara, tenho 31 anos, trabalho na Empresa Liquigás na minha cidade, Moro em Ipiaú – Ba.
    Não sou confeiteira, mais amo essa arte, quero deixar o meu trabalho para mim dedicar a essa arte, aprender e viver disso é o que amo, e pesquisando sobre saco de confeitar encontrei esse seu blog e gostei das dicas que aqui encontrei. Gostaria de sempre está em contato com você, vejo que aqui aprenderei o que é necessário para mim capacitar. Qual o seu conselho? O que tem para mim dizer?
    Desde já agradeço e deixo aqui o meu abraço!

    • 07 de February de 2013 - 13:37

      Oi Sara!

      Que legal, que bom que achou meu blog! Espero que te ajude mesmo!
      Acho que o que eu tenho pra te dizer é não desistir do seu sonho. E saiba que esse mercado é muito complicado, que a concorrência é alta e que requer muita força de vontade e pique pra encarar desafios. Estude sempre. Confeitaria não é só fazer bolo na cozinha, mas também entender melhor como isso funciona, para poder fazer produtos cada vez melhores.

      Um beijo! :)

  12. alessandra
    03 de April de 2013 - 13:09

    oi gostaria de saber se o bico 1M da wilton sao todos grandes?ou tem variedade de tamanho, quero comprar o acoplador e nao sei os tamanhos corretos, tanto do bico quanto do acoplador. no site barra doce nao explica.La tem um bico 1M mais nao diz se é grande, por isso estou na duvida.

    • 03 de April de 2013 - 23:01

      Oi Alessandra!

      O bico 1M é considerado grande, ele só cabe no acoplador grande.

  13. Daianny
    18 de April de 2013 - 10:22

    Oi Ju” Ameiii seu blog! Lindo demais, parabéns! : )
    Me tira uma dúvida linda, o saco da wilton 25 cm é para bicos grandes? :)

    • 21 de April de 2013 - 10:47

      Oi Daianny!

      Os sacos de confeitar servem para qualquer bico, pequenos ou grandes! Depende de onde você vai cortar a ponta. :)

      Beijos!

  14. valeria theodoro
    21 de April de 2013 - 21:52

    Olá adorei seu Blog,eu eu gostaria de saber qual é o melhor bico(tamanho) para confeitar um cup cake pequeno e grande .Obrigada bjs

    • 30 de April de 2013 - 17:39

      Oi Valeria!

      O bico mais comum é o 1M da Wilton, que dá pra rechear tanto os grandes quanto os pequenos.

  15. carol
    30 de April de 2013 - 21:33

    Você podia colocar quais são os desenhos que cada bico faz

    • 07 de May de 2013 - 23:19

      Vou ver se faço um post sobre isso, Carol!

  16. Murillo Castro
    11 de May de 2013 - 11:21

    Adorei o seu site, estás de parabéns.

  17. Ana
    28 de May de 2013 - 04:00

    Parabéns pelo site!
    O que é melhor, cortar uma “tampinha” para rechear o cupcake, ou colocar o bico do saco de confeitar direto no cupcake? Em qual dos dois jeitos ele fica mais recheado? A segunda opção parece melhor, mas não muito econômica para quem quer vender, não? Bjs!

  18. Hosana
    09 de June de 2013 - 14:32

    Oi Juliana, muito obrigada pelas dicas, gostei mt do seu blog. :)
    vc podia ensinar tambem passo a passo de como encaixar o saco plastico nos bicos. beijos.

    • 18 de June de 2013 - 08:52

      Oi Hosana!

      Não entendi bem sua sugestão, porque acho que já cobri todos os processos nesse post. Do que se trata?

  19. MAGNA PEREIRA SANTOS
    27 de June de 2013 - 16:15

    BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE VC DÁ AULA EM
    TODA REGIÃO DE CAMPINAS ….
    SE DER ME INTERESSA SER SUA ALUNA
    NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA
    AGRADECIDA DESDE JÁ
    MAGNA

    • 29 de June de 2013 - 21:09

      Oi Magna!

      Não dou aulas ainda, e não em Campinas. Moro em Brasília/DF, então se eu começar a dar aulas, será por aqui mesmo, a não ser que eu receba alguma proposta por aí.

      Beijos!

  20. Thainná Demuro
    30 de June de 2013 - 01:46

    Olá (: amei o site! estou me deliciando com todas as receitas e sabores, fiz um curso em Rio Verde-Go e comecei a pouco tempo a fazer cups. Gosto muito de faze-los para vender e é claro, comer também, porque são irresistíveis.. Gostaria de saber qual melhor loja da internet onde posso encontrar produtos bons e com pressos acessíveis para inovar meus cups (preciso de bicos novos e forminhas) Abraço

    • 05 de July de 2013 - 21:18

      Oi Thainná!

      Que bom que gosta do blog!
      Tem várias lojas boas pela internet, mas não indico nenhuma como “a melhor” porque cada uma tem algo bom e diferente. Gosto da BarraDoce.com.br, dá uma olhada nela!

      Beijos!

  21. Ana Letícia
    15 de July de 2013 - 02:01

    Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog.
    Sou super iniciante nos Cupcakes e gostaria de tirar umas dúvidas.
    Esses sacos de confeitar, tem que ser especificamente sacos de confeitar? Ou podem ser desses de congelador que compramos em lojas de embalagens? Eles têm diferença? Sobre os bicos, quais são essenciais para uma novata? Li os comentários e vi que o mais comum é o 1M da Wilton. Eu acho ele em Brasília nessas lojas que você citou? Porque “Wilton” parece uma empresa própria… E as forminhas! Eu tenho as de alumínio e pesquisei sobre as de papel. Vi os sites dizendo que tem que ser mais resistente, mas o papel aguenta ir ao forno? Então não podem ser aquelas de brigadeiro, né? Uma última coisa, comi um cupcake em uma festa que era recheado de azul (outros de vermelho) e quando contatei a moça que os fez, ela me disse que o recheio era de leite condensado. Fiquei um pouco tímida e não perguntei mais nada, mas tenho certeza que não era só leite condensado com corante. Era bem pastoso! E o melhor cupcake que já comi kkk O que você acha que ela pode ter feito? Preciso fazer igual!
    Me desculpe pelo bombardeio de perguntas, mas vi que você é atenciosa com os comentários e preciso dessa ajuda básica. Parabéns pelo site.

    Beijos e sucesso,
    Letícia.

    • 20 de July de 2013 - 17:54

      Oi Ana!

      Você pode usar sacos ziploc para confeitar também, basta conseguir encaixar os bicos. Quanto aos bicos, depende do que você quer fazer, mas para cupcakes o essencial é o 1M da Wilton. Você encontra em lojas de confeitaria em Brasília, sim, que revendem a marca Wilton.
      Papel aguenta, sim, ir ao forno. Cupcake deve ser assado em forminhas de papel que vão dentro das de alumínio, ou de fôrmas retangulares grandes com buracos.
      Quanto ao recheio, não posso te ajudar sem ter experimentado! Hahahaha. Provavelmente, era só leite condensado mesmo, com corante. Pergunte novamente para ela, não precisa ter vergonha dessas coisas. Se ela não quiser te responder, é uma boba.

      Beijos!

  22. Ana Caroline
    03 de August de 2013 - 14:19

    Se não posso deixar o saco de confeitar sujo de cobertura de chocolate de molho, como posso limpá-lo?

    • 13 de August de 2013 - 19:29

      Água quente para amolecer o chocolate e lavar imediatamente! ;)

  23. andreia
    14 de August de 2013 - 22:55

    oi,aqui na minha cidade eu não consigo achar esse bico 1M da Wilton,aonde eu posso encontrar ele,vc conhece algum site que vende mais de confiança.obrigada

    • 27 de August de 2013 - 13:38

      Andreia, eu gosto do BarraDoce.com.br. Veja se eles têm!

  24. Bianca
    23 de August de 2013 - 19:09

    Oi, você acha necessário usar um acoplador, ou só o bico d pra trabalhar bem?

    • 12 de September de 2013 - 13:41

      Bianca, eu sempre uso sem acoplador e nunca tive problemas.

      Beijos!

  25. Letícia
    11 de September de 2013 - 15:10

    Oi, o acoplador Large Coupler – Wilton serve para todos os bicos da Wilton?

  26. Telma Ribeiro Brandâo
    26 de September de 2013 - 17:07

    É muito bom receber informações sobre coisas que nos interessam e vc é bem detalhista nas respostas, o quem ajuda muito. Li perguntas e respostas e valeu muito. Obrigada! mantenha sempre assim . Bj

  27. Victoria
    28 de September de 2013 - 13:34

    Oi juliana!
    tenho 11 anos e peguei uma receita da internet para fazer cupcakes. ficou uma delícia!
    só erro na famosa “voltinha”
    eu e minha mãe estamos pensando pensado em vender para festas.
    minha vó vai nos ensinar a voltinha e acho que tudo correrá bem.
    seu blog é ótimo! bjs!

  28. aparecida martins rosa
    17 de October de 2013 - 23:05

    oi linda quais os nomes dos bicos e tamanho que devo compra pra começar treinar

    • 08 de November de 2013 - 17:31

      Aparecida, depende de qual efeito de voltinha você quer no seu cupcake. Para treinar, comece com o 1M da Wilton. Beijos!

  29. isabelle
    20 de November de 2013 - 14:18

    tem como fazer sem o bico ?

    • 04 de December de 2013 - 11:13

      Isabelle, acredito que sim, mas deve ser mais complicado porque não vai ter nada mais firme pra segurar o papel plástico. Mas tente e veja se consegue!

  30. Gisele de Aguiar
    21 de November de 2013 - 12:34

    Juliana, assim como você comecei a fazer cupcakes e não parei mais. Tenho certeza que com a suas dicas eu irei vender muito mais. Obrigada pelas suas dicas que encontrei na revista “CUPCAKES E MINIBOLOS PARA VENDER”. Beijos!!!

    • 04 de December de 2013 - 11:14

      Gisele, que bom que chegou até o blog. Obrigada pelos elogios!

  31. Miriam
    21 de November de 2013 - 21:24

    Juliana o butercream sò pode ser feito com manteiga ou pode usar margarina sem sal??

  32. Caty
    26 de November de 2013 - 08:53

    Olá. Sou a Caty e moro em Portugal. Encontrei este site por acaso quando procurava por dicas para usar o saco de confeitar. Obrigada pelas dicas e continue com o bom trabalho.

  33. Franklin Aldrin Lima Silva
    10 de December de 2013 - 11:54

    Oi Juliana. Adoro fazer cupkakes e não me adaptei aos sacos de confeitar de “lona”, é grande e também vc precisa se adaptar para trabalhar(desculpe a expressão, acho muito grosseiro) e qtos aos sacos plásticos , são bem melhores e vc consegue ter uma sensibilidade melhor na distribuição dos recheios. Adorei seu site, me cadastrei e vou fazer as receitas que vc coloca.Não gosto muito de fazer receitas com ingredientes difíceis de encontrar.Como moro na Bahia, existe uma dificuldade de encontrar forminhas temáticas para o mesmo. Se possível me informe onde posso comprar em algum site. Bjs no coração e Parabéns , adoreiiiiii seu site, lindooooooooo.

    • 15 de December de 2013 - 00:31

      Franklin, que bom que gosta do blog! Tem sites online que vendem forminhas para cupcake, como o Barradoce.com.br e outros, basta dar uma busca no Google! Beijos!

  34. Hellaine
    16 de December de 2013 - 12:19

    Oi Juju rsss. Também moro em Brasília e vou começar a fazer bolinhos de fada. Suas dicas são muuuito valiosas e você é muito profissional. Parabéns e continue assim . Muito sucesso!!!

    • 21 de December de 2013 - 12:39

      Hellaine, que bom que o blog te ajuda! Boa sorte! Beijos!

  35. 21 de January de 2014 - 16:09

    Oi Juliana. Adorei o seu site. Estava com dúvidas quanto a colocação do bico de confeitar, mas pelas fotos que você publicou é do mesmo jeito que faço.
    Obrigada pela divulgação e esclarecimentos.

  36. stefany dos santos silva
    23 de January de 2014 - 14:07

    adorei sua dicas quero aprende cada vez mais

  37. beatriz
    13 de February de 2014 - 11:19

    Olá Juliana, acabei de me mudar para Brasília e estou tendo dificuldade de achar algumas coisas. Vc sabe onde encontro folhas de acetato, para fazer decorações com chocolate ou montar bolos? Liguei no rei das embalagens, no A festiva em papelarias, nenhum lugar tem.

    • 16 de February de 2014 - 17:59

      Oi Beatriz, da última vez que comprei folhas de acetato foi na Casa das Artes, na 102 norte. É uma papelaria bem grande e eles tem praticamente tudo. Mas faz muito tempo, já perguntou para eles? Beijos!

  38. Bia
    17 de February de 2014 - 20:40

    Oiii Ju!!! Eu tenho 12 anos, sou apaixonada por cupcakes, vivo fazendo e levando para minhas amigas, elas adoram…. Eu amo a área de jornalismo, fotografia e culinária. Acho que isso vai influenciar na minha profissão hahaha!!! Mas só queria te dar parabéns, você é um exemplo perfeito de quem eu quero ser quando crescer !!! Amei o seu blog, já fiz umas 10 receitas suas e ficaram massa

  39. Julia
    26 de February de 2014 - 12:39

    oi!!, adorei seu blog, gostaria de saber a receita daquele creme de 2 cores, obrigada

  40. Adilson Silva
    17 de March de 2014 - 11:52

    Bom Dia,Adoro cozinhar,esses dias pela promeira vez,fiz cup cake,até que para primeira vez sairam legais,mas quero melghora-los,eles cresceram,mas depois murcharam um pouco,algma dica?Obrigado,bjos.

    • 23 de March de 2014 - 16:53

      Adilson, certeza que deixou eles o tempo certo no forno? Beijos!

  41. Mariana Javarez
    22 de March de 2014 - 22:34

    Oi, gostaria muito que vc ensinasse fazer aquelas rosas que todo mundo está fazendo. Não sei se é com chantilly ou bit ter criam. .. e não sei o bico. Ouvi dizer que é com o 101 M da Wilson. Estou louca pra aprender mas não acho nenhum tutorial… :'(

  42. josiane luz dos santos.
    26 de March de 2014 - 21:00

    olá…queria ,mais muito,ganhar os bicos e sacos de confeiteiros….

  43. 27 de March de 2014 - 14:17

    Ju, qeria saber aonde se compra esses bicos de confeitar de aluminio, eu nao acho, fui no Bola Branca e la soh tem uns de plastico, entao, onde tem?

    • 01 de April de 2014 - 13:55

      Beca, não sei o que é Bola Branca, hahahaha. Esses bicos vendem em lojas especializadas em artigos de confeitaria. Beijos!

  44. Giselle
    28 de April de 2014 - 18:43

    Juliana,
    Vc poderia me indicar uma marca de doce de leite que consiga confeitar no bico pitanga? Até hj nunca consegui um com essa consistência.
    Obrigada

  45. Laura
    09 de May de 2014 - 14:07

    Olá Juliana,

    Muito interessante seu blog, sobretudo pela forma simples e envolvente que escreve, às vezes não sei se quero aprender a receita ou simplesmente degustar os textos. rsrsrs

    • 05 de June de 2014 - 23:21

      Laura, que bom que gosta do blog! :)

  46. Daniel Câmara
    26 de May de 2014 - 17:00

    Oi Juliana

    Quando vc diz 2 partes de Chocolate para 1 de Creme de leite, se refere a alguma dosagem? Tipo 400g de chocolate para 200g de Creme de Leite?

    Beijos!

    • 06 de June de 2014 - 07:52

      Daniel, é isso mesmo. 2 partes para 1 parte significa que você vai usar uma quantidade x de um e 2x de outro, qualquer que seja. Beijos!

  47. Dayse
    21 de June de 2014 - 00:19

    Gostaria de dicas para comprar os bicos. Pode me dizer os números e tipos. Obrigada!

    • 25 de June de 2014 - 20:56

      Dayse, existem muuuuuuitos bicos de confeitar, eu não teria como enumerar todos pra você. Recomendo que dê uma procurada nos que você prefere, no Google você encontra os nomes deles também. Beijos!

  48. Aureni
    03 de July de 2014 - 17:01

    Olá, gostaria de saber se vc ministra cursos de cupcake. Moro em Brasília….

    • 03 de July de 2014 - 21:22

      Aureni, infelizmente, ainda não, porque não tenho local para isso. Se um dia surgir a oportunidade, colocarei aqui no blog! Beijos!

  49. gabriela
    14 de July de 2014 - 22:36

    oi juliana tudo bom o meu nome é Gabriela sou de são pedro-sp queria saber qual bico posso usar para fazer biscoito

    • 04 de August de 2014 - 11:44

      Gabriela, depende da sua massa. Eu não faço biscoitos com bico de confeitar, porque minha massa é muito firme. Beijos!

  50. Anabella Storrer
    28 de July de 2014 - 02:49

    Oii Ju, tudo bom?
    Então, também moro em Brasília e eu queria saber se em casas de festa, como por exemplo na Casa & Festa , se não me engano na 707 ou na 706 norte, existe esses saquinhos de confeiteiro profissional, como também o genérico.

    • 14 de August de 2014 - 00:12

      Anabella, não conheço essa loja, mas dando uma ligadinha lá antes te poupa de ir a toa. ;)

  51. Bia Figueiredo
    07 de August de 2014 - 17:32

    Adorei seu blog, me tirou várias dúvidas! Obrigada

  52. Manoela
    22 de August de 2014 - 15:28

    Amei a dica! Eu até hoje não sabia montar o conjunto…e óbvio dava sempre errado!! hahahahaha E era uma coisa tão simples…
    Parabéns pelo blog

  53. Jéssica
    22 de September de 2014 - 00:49

    Olá, tudo bem? Amo seu blog e sou louca por confeitaria mesmo não sabendo muito >..<

    Beijos

  54. Analice
    27 de October de 2014 - 18:20

    Ju, poro favor me ensina um ponto de cobertura pra cupcake que fique bem bonito e não desmonte.

    • 17 de November de 2014 - 17:16

      Analice, tem várias receitas de coberturas no blog, dá uma olhada! Beijos!

  55. Beatriz
    30 de October de 2014 - 00:54

    Oie, adorei o seu blog ! Depois que fiz cupcakes pela primeira vez e todo mundo adorou eu comecei a pensar em fazer pra vender. E o seu blog está me ajudando muito *-*. Uma dúvida, quando você começa a colocar a cobertura no saco, o que você faz pra ela não escorrer pra fora do bico ? Sempre que faço eu costumo virar o bico pra cima e ficar segurando ele mas queria saber se tem um jeito mais prático, Obrigada. =)

    • 17 de November de 2014 - 17:26

      Beatriz, é só você torcer o saco e colocar dentro do bico antes de preenchê-lo. Daí a cobertura não vaza! ;) Beijos!

  56. gustavo
    08 de December de 2014 - 17:53

    onde encontro gliter comestível em Brasília?

    • 27 de December de 2014 - 00:11

      Gustavo, em lojas especializadas em confeitaria. Beijos!

  57. 10 de March de 2015 - 16:56

    Oi Ju! Eu tenho um saco de silicone que acho bem prático para usar e para lavar depois. Mas os bicos são de plástico (daqueles resistentes) e acho que não ficam tão definidos os formatos…será que tem haver o material dos bicos?

    • 16 de March de 2015 - 17:06

      Larissa, tem mais a ver com a qualidade deles, como são feitos. Veja aí no bico se as pontas são bem definidas. Tem que ser quase afiada a ponto de te furar hahahahaha.

  58. Patrícia
    03 de August de 2015 - 10:14

    Bom dia!

    Eu tenho dificuldade em fazer as coberturas (ou recheios) sempre ficam moles demais. Como faço pra que fiquem mais consistentes e durinhos?

    • 07 de August de 2015 - 16:11

      Patrícia, não existe segredo, é só acertar o ponto. As receitas aqui do blog são bem descritas pra te ajudar. Caso não acerte de jeito nenhum, provavelmente é porque está muito quente na sua cozinha ou cidade, o que faz coberturas a base de manteiga derreterem. Beijos!

  59. CarolObrigado
    11 de August de 2015 - 14:52

    Adoro fazer bolos e cup cakes em casa mesmo para a diversão das crianças e nunca na vida havia achado um tutorial tão bem explicadinho para aprender a usar os bicos!

  60. BrunaPortilla
    03 de September de 2015 - 16:03

    Adoreiiii as dicas Jú ! Simplismenti perfeito , parabens !
    Tô começando agora no ramo de docinhos, bolos, bem casados, e tô adorando suas dicas!! Me ajudou mto!
    Continue assim flor, SUCESSO! beijoss!

  61. karolina
    15 de September de 2015 - 17:28

    oi gostaria de sabet se posso usar o bico de plástico para fazer a rosa ? ou tem qe ser exatamente o da wilton ?
    obrigado

    • 16 de September de 2015 - 23:38

      Karolina, pode usar qualquer bico que seja de pitanga aberto :)

  62. bruna
    07 de October de 2015 - 15:48

    Oi como que eu faço para colocar o bico sem o suporte no saco?

    • 15 de October de 2015 - 18:38

      Bruna, só jogar lá dentro! :D

  63. Patrícia
    17 de November de 2015 - 21:42

    Olá Juliana, estou pesquisando sacos para confeitar e me bateu aquela dúvida: qual tipo de manga é melhor da Marca Wilton, a descartável ou a reutilizável? qual você prefere? Obrigada!!

    • 20 de November de 2015 - 09:23

      Patrícia, eu não tenho marca preferida de saco de confeitar. Já usei alguns, de várias marcas, todos são bons. Beijos!

  64. alex
    18 de December de 2015 - 12:43

    oi juliana tudo bem vc sabe se tem alguma revista livro ou alguma coisas cm todos os tipos de bico e o nome deles com imagens de como fica a decoração com esse bico desde já agradeço

    • 18 de December de 2015 - 16:57

      Alex, a Wilton tem um livreto de venda dos bicos da marca, é só você buscar no Google (algo como “bicos wilton”) que você encontra as páginas do livreto escaneadas. Beijos!

  65. Leticia Sucolotti
    26 de December de 2015 - 18:25

    Gostaria de saber que tipo de cobertura posso usar no saco de confeiteiro

    • 17 de January de 2016 - 22:30

      Leticia, todos que estão no blog! Dê uma olhada por aí!

  66. Jacke
    02 de January de 2016 - 00:33

    Conheci seu site hoje, pois estou me aventurando no mundo dos cupcakes por conta dos menus primos pequenos que amam receitinhas legais. Meu maior problema é a voltinha rsrs. Me apaixonei pelo site e ainda mais de saber que é de Brasília também \o/ :D gosto das dicas de onde comprar ;) lindo trabalho, parabéns :*

  67. Marina
    18 de September de 2016 - 11:12

    Olá, qual a melhor marca de sacos descartáveis para confeitar. Tenho tentado lidar com a cobertura de brigadeiro e alguns vazam pela lateral do adaptador ou rompem o saco. :(

  68. Gabriela
    23 de January de 2017 - 17:26

    Olá, adorei seu post e estou apaixonada pelo blog! Sou uma confeiteira em formação inicial – hehehe- e estou começando uns testes de Naked Cake. Para o recheio, quero usar brigadeiro. Ainda não testei o saco de confeiteiro com brigadeiro, será que funciona? O ponto do brigadeiro deve ser o mesmo que o brigadeiro de enrolar? Muito obrigada e parabéns pelo trabalho! Bjs!

    • 02 de March de 2017 - 22:53

      Gabriela, tem receita de brigadeiro para usar em ponto de bico no blog! Só dar uma olhada :D Beijos e boa sorte!

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.