terça, 25 de dezembro de 2012

Confeitaria 101: saco de confeitar sem sujeira

40 Comentários

Não tem coisa que mais me irrita do que lavar saco de confeitar, especialmente se acabei de mexer com buttercream. É aquela lambança e eu só me sinto satisfeita quando lavo duas vezes com detergente. Já dei a dica aqui no blog de usar água quente para tirar a gordura, mas mesmo assim ela não remove tudo – e você ainda pode se queimar! O jeito mesmo é bucha e detergente. Chato, né?
Porém, eu descobri um jeito maravilhoso, sensacional, perfeito (e todos os outros adjetivos que eu posso pensar) de usar sacos de confeitar sem toda essa sujeira. Agradeço todos os dias por ter o Pinterest, isso veio de lá.
A ideia é envolver a cobertura em papel filme (ou papel plástico, o que é a mesma coisa com outro nome) e então colocar dentro do saco de confeitar. Parece mágica! Mas pra entender melhor, precisa de um passo-a-passo com imagens, senão fica confuso. Vamos lá!

Você precisa de:
Saco de confeitar
Papel filme
Tesoura
Espátula ou colher
Cobertura (no meu caso, usei o divino buttercream de mirtilo, daqui)
Acoplador de bicos (opcional)

Primeiro, abra espaço em uma superfície lisa. Passe um pano para garantir que não tem nenhuma sujeirinha ali que poderia arranhar e rasgar o papel filme. Abra o papel filme em pelo menos 30cm, grudando na superfície. Depois, corte com ajuda de uma tesoura ou faca.

saco_confeitar_sem_sujeira
Pegue mais ou menos 1 xícara de cobertura com uma espátula ou colher e coloque bem no meio do papel filme, como indicado na foto (1). Espalhe (2) para garantir que não existem bolhas de ar, mas deixando sempre dois centímetros de papel filme tanto na borda de cima quanto na de baixo (3).

saco_confeitar_sem_sujeira2
Agora, segure as duas pontas do papel filme (1) e vá levantando (2), para juntar as duas pontas de cima (3). Garanta que não está formando bolhas de ar na cobertura. Junte as pontas (4) e, então, sele o saquinho.

saco_confeitar_sem_sujeira3Clique na imagem acima para ampliar e ver melhor!
Agora, enrole o tubo de cobertura sobre si mesmo, para fechar mais ainda o papel filme, como nessa foto. No mesmo sentido que você enrolou o tubo para fechar as pontas, enrole e torça as pontas que ficaram sem cobertura.

saco_confeitar_sem_sujeira4
Prepare seu saco de confeitar com o acoplador de bicos (1). Se não tiver o acoplador, dá pra fazer sem, só é mais trabalhoso. Coloque o tubo com a cobertura dentro do saco de confeitar (2), puxando a ponta torcida para fora. Puxe com cuidado, mas firmemente, para encaixar o tubo direitinho lá dentro! Com uma tesoura, corte a ponta torcida que ficou para fora (3).

saco_confeitar_sem_sujeira5
Agora é só colocar o bico que você quiser e fechar com o anel do acoplador. Levante o saco e empurre a cobertura para baixo cuidadosamente – ou o papel filme pode abrir ou explodir (experiência própria falando…) – até que ela comece a sair pelo bico. Decore seus cupcakes ou seu bolo com a felicidade de não precisar lavar o saco de confeitar depois!

Dicas:
– Quando terminar, se ainda sobrar cobertura no saco, esvazie tudo dentro de uma tigela, pois é mais fácil remover o papel filme vazio.
– Para facilitar, eu costumo amarrar o outro lado do saco de confeitar com um elástico, para evitar que a cobertura comece a sair por onde não deve.

  1. Eliane
    25 de dezembro de 2012 - 23:19

    Ótima ideia, adorei!!!

  2. Larissa (prima da Verônyca)
    26 de dezembro de 2012 - 00:00

    Tudo que eu queria!!!

  3. mireille
    07 de janeiro de 2013 - 22:19

    Essa dica é d++++!! Eu não sou confeiteira e sempre que me arrisco é na “cara e na coragem”, com saco de confeitar melo tudo!!! rsrsrs…com certeza depois deste post as coisas serão diferentes!! bjo!

    • 07 de janeiro de 2013 - 22:49

      Oi Mireille! Espero que a dica te ajude mesmo!

      Um beijo!

  4. 10 de janeiro de 2013 - 13:43

    Olá Juliana!
    Seu blog é um dos mais lindos que já vi. Adoro só passear por ele, vendo as fotos, lendo os textos.. Parabéns! Vc me inspirou a bagunçar mais a minha cozinha tentando usar bicos de confeiteiro (olha lá no blog q vc vai ver, é o segundo post – escrevendoabobrinhas.com).
    Minha mãe tem um truque ótimo para tirar gordura das coisas: sabão em pó. Esses que usamos para lavar roupa mesmo. Vc derrete um pouco na água (eu uso o líquido pq tem menos cheiro)e lava o que vc precisa de louça normalmente. é só enxaguar bem que não fica cheiro. Para coisas que tem muita manteiga (como o buttercream) é ótimo!!!
    Bjos e sucesso!

    • 10 de janeiro de 2013 - 14:53

      Oi Manu!

      Eu já tinha visto seu post! Porque, claro, fico fuxicando o seu blog maravilhoso também. Parabéns por ele, é uma doçura!
      Da próxima vez, vou tentar sua dica! Realmente, é muito irritante mexer com coisas gordurosas em sacos de confeitar. Qualquer dica é válida!

      Beijos, passe sempre por aqui! :)

  5. Gilcilene
    21 de janeiro de 2013 - 21:45

    Amei á dica Juliana pra mim essa dica vai servi e muito,que vivo usando saco de confeitar!!!
    Obrigado!!!! :)

  6. Debora
    21 de fevereiro de 2013 - 15:38

    que blog mais lindooo

  7. Patrícia
    30 de março de 2013 - 17:47

    Apenas 2 palavras: Genial e Obrigada!

  8. Ana Maria
    14 de abril de 2013 - 17:45

    Oi Juliana!
    Realmente não vi ainda um blog sobre cupcakes tão lindo e tão útil quanto o seu! Sempre que tenho um tempinho entro e vou lendo as novidades, me deliciando com a dicas, receitas e fotografias. Parabéns de novo… Ontem fiz cupcakes para levar a uma reunião de amigos e, ao aplicar a cobertura de buttercream (sua receita, claro), usei esta técnica que vc ensina do papel filme. Gente, que espetáculo! Adeus sujeira! Vou usar sempre. Obrigada e bjs!

    • 21 de abril de 2013 - 10:39

      Oi Ana!

      Que bom que deu certo, hein! E o melhor: sem sujeira pra lavar depois! Hahahaha!
      Beijos!

  9. Valéria Rodrigues Santana
    19 de maio de 2013 - 15:02

    Olá Juliana, sou mais uma admiradora de suas dicas, suas receitas maravilhosas e lindos cupcakes.
    Estou começando agora a fazer cupcakes por encomenda. Fiz alguns cursos, mas nenhum teve dicas como as suas, das quais todas são sensacionais, inclusive essa de colocar a cobertura no papel filme. Todas as vezes que vou fazer cupcakes, me lembro dessa dica. Fantástico quando termino de fazer a cobertura e a manga sai limpinha. Você está de parabéns Juliana. Obrigada por passar essa e outras dicas como de utensílios e bicos. Um grande abraço, Valéria

    • 20 de maio de 2013 - 22:33

      Oi Valéria!

      Que bom, fico muito feliz com mensagens como a sua! Continue sempre aqui no blog. Beijos!

  10. 20 de maio de 2013 - 00:24

    […] I used a cunning little trick I’ve learnt with Juliana, from Cupcakeando: wrapping the ganache in cling film before putting it into the piping bag makes the work a lot […]

  11. Ester
    26 de junho de 2013 - 21:14

    super curti detesto ter que lavar esse saco!

  12. Simone
    27 de junho de 2013 - 01:09

    Olá Ju!!! Em primeiro lugar, eu amo seu site! Além de lindo, tem ótimas receitas e dicas! Já experimentei várias! :) Mas essa sua dica é divina! Muito prática!! Eu sempre sujo um pouquinho ainda o saco de confeitar, mas nada que se compare com o que sujava antes! :)
    Muito obrigada por compartilhar de forma tão agradável, linda e fofa suas dicas e receitas! Bjos!

    • 29 de junho de 2013 - 21:00

      Oi Simone!

      Que bom que gosta do blog! Essa dica é uma maravilha mesmo, ninguém merece lavar saco de confeitar!

      Beijos!

  13. Claudia
    26 de julho de 2013 - 19:14

    Juliana,
    ADOREI ter encontrado seu blog!! lindo, fofo, explicativo, inspirador, alegre, tudo de bom e vc tao generosa com suas dicas, minha nossa, OBRIGADAO, que sua luz continue brilhando!! bjs, sucesso, paz e amor sempre!!

    • 29 de julho de 2013 - 23:27

      Oi Claudia! Que bom que gosta do blog, obrigada pelas palavras carinhosas! :)

  14. cintia carrion
    10 de agosto de 2013 - 22:25

    amei essa dica, acabou minha lambança hehehehe , funcionou super bem! obrigada por partilhar tantas coisas maravilhosas!

  15. 23 de agosto de 2013 - 18:28

    Amei a dica! Obrigada por compartilhar. Vou tentar fazer hoje mesmo :)

  16. Marina
    14 de setembro de 2013 - 21:08

    Oi Juliana, gostaria de agradecer pela dica. De verdade, melhor dica do mundo, já testei e deu tudo certo!

    • 22 de setembro de 2013 - 19:23

      Marina, que bom que gostou! :)

  17. Maria
    20 de setembro de 2013 - 16:11

    Oi Juliana! Amei o passo-a-passo, mas, fiquei com dúvida quando você diz que tem que selar o saquinho (foto 4). O que é selar o saquinho?
    grata,
    Maria

    • 22 de setembro de 2013 - 19:44

      Maria, significa fechar o saco! hahahaha. Beijos!

  18. Isabella
    12 de outubro de 2013 - 16:21

    Oi Juliana! Adorei seu blog, está me ajudando com as dicas que eu precisava!

  19. MARCIA
    16 de outubro de 2013 - 08:16

    Adorei, vou fazer isso á partir de agora.Parabéns por dividir suas dicas.Seu blog é ótimo.Abraços

  20. Rosi B.M.L
    06 de fevereiro de 2014 - 21:27

    Muito Legal, nunca tinha pensado em algo assim.

  21. Vanessa Poletto Borges
    10 de março de 2014 - 12:14

    Ju, já te enchi de elogios ontem, quando descobri seu blog e página…mas esta dica valeu o dia! Estava cansada da bagunça e das tentativas de deixar o saco limpinho de novo…Muito Bom! Beijokas

  22. 22 de abril de 2014 - 08:04

    […] a cobertura, misturei dois IMBCs – um de baunilha e outro de chocolate – usando a dica de saco de confeitar sem sujeira que ensinei aqui e colocando uma cobertura por cima da outra antes de enrolar. Outra maneira é a […]

  23. 07 de maio de 2014 - 14:21

    Realmente quando preparo alguma cobertura com saco as vezes , me aborreço pois para lavar da trabalho..Valeu sua dica .Abraços

  24. itelvan
    07 de maio de 2014 - 18:45

    obrigado pela dica juliana, muito aproveitável mesmo.

  25. Nívia
    10 de junho de 2014 - 10:50

    Menina,seu blog é maravilhoso, adorei as dicas!!!!!!

  26. rafael
    02 de agosto de 2014 - 19:56

    meu deus, melhor-dica-do-mundo. acabei de fazer e deu tudo maravilhosamente certo. a pontinha do saco ficou suja, mas, ainda assim, nem se compara com um saco inteiro. maravilhoso, maravilhoso.

  27. Rosa Malena
    11 de agosto de 2014 - 13:11

    Meninas,
    A técnica é ótima, talvez possamos usar esta técnica na hora de confeitar em três cores, sendo que usaremos menor porção em cada rola de filme PVC. Vou testar.

  28. Adriana Capelloza
    03 de janeiro de 2015 - 07:42

    Juliana,
    Seu blog é uma graça, tudo muito delicado e de bom gosto. Adorei a dica. Só uma coisa me irrita mais que limpar saco de confeiteiro: limpar os bicos.
    Bjs.

  29. 14 de setembro de 2015 - 16:31

    Deixei essa dica no post de cupcake de chocolate com ganache do meu blog! (http://feitasdevidro.blogspot.com/2015/09/receita-cupcake-de-chocolate-com.html)

  30. LUCIA DAS DORES OLIVEIRA CASTRO
    20 de julho de 2017 - 08:24

    Simplesmente ADOREI!!! A parte chata é lavar os sacos de confeitar.
    obrigada pela dica!! Beijus

  31. Rosana
    21 de julho de 2018 - 12:15

    Amei sua idéia.vou fazer isso Parabéns.

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!