sexta, 21 de setembro de 2012
Confeitaria 101: como rechear um cupcake

A maioria dos cupcakes possuem recheio. Um dos motivos, além de ser mais gostoso, é para deixar a massa mais úmida. Como cupcakes são assados em fôrmas menores que a de um bolo normal, eles geralmente acabam mais secos. É uma coisinha de nada – quase imperceptível –, mas para muitas pessoas é a diferença de uma massa boa e uma indigerível. Outra graça do recheio é poder fazer combinações divertidas entre a massa e a cobertura.
É super simples rechear um cupcake! O problema é o tempo que se leva, mas existem maneiras de contornar isso. Vamos a um passo a passo da técnica mais comum.


Primeiro, o cupcake deve ter esfriado completamente senão, além de você se queimar, o recheio vai se desfazer dentro do bolinho. Insira uma faca de serra com ponta em um ângulo de 50˚ graus, ou seja, em diagonal [2]. Cuidado para não ir até o final do cupcake, tente inserir até um pouco além da metade.
Delicadamente, segure o cupcake com uma mão e gire, serrando o pequeno cone que irá se formar. Quando completar a volta, levante a faca e o cone deverá facilmente se soltar na sua mão [3]. Caso fique preso, passe a faca novamente.
Agora, recheie de acordo com sua preferência. Dependendo da consistência do recheio, é preciso tomar cuidado até onde você ira preencher. A regra geral é 3/4 do buraco, mantendo espaço para encaixar a “tampa” caso você queira recolocá-la. Tem gente que recheia e já coloca a cobertura por cima, sem fechar. É uma questão de preferência, porque no final dá na mesma.
Desta forma, se você for fechar o buraco do recheio, corte um pouco do cone e reencaixe no lugar [4].


O processo não é demorado, mas imagine repetir isso com uma encomenda de, digamos, 200 cupcakes? Bem, os confeiteiros têm seus truques e um deles se chama descaroçador. Juro, procurei por outro nome para isso, mas não achei. É basicamente um utensílio que ajuda a remover rapidamente os caroços de maçãs. Muitos confeiteiros usam ele, assim como é mostrado nesse vídeo, da musa Amanda Oakleaf.
Claro que logo foi inventado um utensílio específico para essa atividade: o cupcake corer, da Cuisipro. Aproveitei uma das minhas viagens aos EUA para adquirir essa belezinha que funciona como mágica. Insere, gira, remove, voilá para um buraco perfeito.

Algumas pessoas também preferem simplificar ainda mais e simplesmente colocar o recheio em um saco de confeitar com um bico pontudo, perfurar o cupcake e forçar um pouco lá dentro. Eu não recomendo, pois como não vai remover massa, você só vai acrescentar mais coisa lá dentro, o que pode fazer com que ele inche e a forminha de papel se solte.
Além do mais, um cupcake deve ser tratado com carinho!

57 comentários
Veja Também:
  1. Cláudia
    27 de setembro de 2012 - 18:07

    Quando comecei a ler o post fiquei super empolgada com o “apetrecho”, mas ao assistir o vídeo da Amanda Oakleaf, confesso que fiquei decepcionada.
    O tal “Cupcake Corer” remove o miolo até o fundinho, quando não seria esse, o meu objetivo. HEHE
    Mas e se o recheio for mais líquido? Vai “melecar” o fundo da fôrminha.
    O jeito é continuar na forma mais artesanal de se tirar o miolo do cupcake. ;*

    • 27 de setembro de 2012 - 18:17

      É, eu também nunca vi vantagem pelo mesmo motivo, Claudia. Prefiro o que eu tenho, ou o bom e velho cone com a faca. Esse que a Amanda usa é mais para produção em série mesmo, tipo rechear 300 cupcakes em um dia.
      A ideia do recheio de cupcake é não ser líquido. A consistência ideal é de lava, como dizem os confeiteiros, para que se segure dentro da massa. Um recheio mais líquido é facilmente absorvido pelo cupcake, e daí vira uma lambança. Imagina então tirando o fundo do cupcake!
      Eu já vi gente que recheia cupcake ao contrário: assa, remove da forminha, tira um pedaço de baixo e recheia. Estranho né?!

      Beijo!

  2. siça Passamani
    01 de outubro de 2012 - 14:05

    Seria possivel Passa a receita dessa massa?
    Meu emai é ppsissa@hotmail.com
    Desde já agradeço a sua atenção.
    Att
    Siça

    • 01 de outubro de 2012 - 14:17

      Oi Siça!
      Essa massa é a de chocolate, que está no blog. Clica aqui para ir até ela!

      Um beijo!

  3. 01 de outubro de 2012 - 16:08

    amei… vi esse destroçador no programa guerra de cupcakes, mas era exatamente essa minha relutância, tirar o fundo todo com o extrator… eu uso um que ao inves de retirar a tampa, eu empurro pra dentro, coloco o recheio e a cobertura, nem a massa separando uma da outra.. é o que achei mais prático para uma quantidade maior. adorei o post vou linkar teu blog ;) bjos

  4. 03 de outubro de 2012 - 11:57

    [...] para uma grade de resfriamento, faça um furo no meio, tirando uma tampinha (como explicado aqui) e coloque doce de leite. grade de resfriamento Chantilly de doce de leite: 1 pote de creme de [...]

  5. 09 de outubro de 2012 - 11:23

    [...] o cupcake recheando-os, como descrito aqui, e depois cobrindo-os com a cobertura, tentando não comer ela toda à colheradas direto da tigela. [...]

  6. Fátima Rufino
    14 de outubro de 2012 - 09:33

    Lindas estas fotos!Só por elas, já se tem vontade de saborear esta gostosura! rsrs.
    Também sou adepta desta técnica de recheio! ;)
    Bjks.

  7. Lari
    23 de outubro de 2012 - 13:38

    Olá! Gostaria de saber se colocando pedaços de chocolate direto na massa antes de assar dá certo… pq ai o chocolate pode derreter la dentro ;)

    • 23 de outubro de 2012 - 15:09

      Oi Lari!

      Dá certo sim, mas só se a massa for bem firme, ao invés de líquida, como nos cupcakes de chocolate que dei a receita aqui no blog. Nesses cupcakes de massa líquida, se você colocar um pedaço de chocolate no centro antes de levar ao forno, ele provavelmente vai afundar e formar um fundo bem feio de chocolate no cupcake.

      Um beijo!

  8. 19 de dezembro de 2012 - 11:25

    -ammeeeeeeii o MEU FKOOOU OTIMO REXEADO COM COCO (: U.U

  9. 19 de dezembro de 2012 - 22:19

    o meu ficou otimo com recheio de chantili

  10. 04 de fevereiro de 2013 - 12:02

    [...] os cupcakes (veja como AQUI) com um pouco do ganache. Coloque por cima dos bolinhos também, usando uma colher. Acrescente a [...]

  11. Sara Rita
    10 de fevereiro de 2013 - 20:53

    Olá :),

    Eu tenho a solução:

    http://viewitem.eim.ebay.pt/Kitchen-Cupcake-Cake-Corer-Plunger-Cutter-Pastry-Decorating-Divider-Filler-Model/350619634664/item

    Mas não sei e se enviam para o brasil, como eu tinha dito noutro comentário sou de Portugal e para aqui enviam.

    beijinho

    • 11 de fevereiro de 2013 - 00:31

      Oi Sara! É exatamente o que eu tenho! Inclusive citei no post, mas sem imagem, hahaha. Ele é ótimo, né?! Uma mão na roda!

      Beijos e obrigada! :)

  12. Sara Rita
    10 de fevereiro de 2013 - 21:04

    *
    se for muito caro enviar para o brasil, faço gosto e envio um para ti aqui de Portugal. :)

    Só porque adoro o blog :)

    Beijinho

  13. Sara Rita
    10 de fevereiro de 2013 - 21:05

    **
    se for muito caro enviar para o brasil, faço gosto e envio um para ti aqui de Portugal. :)

    Só porque adoro o blog :)

    Beijinho

  14. aline
    27 de março de 2013 - 10:59

    parabens pelo blog! :)

  15. laura
    19 de abril de 2013 - 12:37

    olá juliana eu sou laura e tenho 11 anos minha mãe ma deu um livro de receitas e tinha varias receitas de cupcakes e tentei fazer umas deu certo e foi ai que me apaixonei por culimaria especialmente cupcakes e seu blog me ajudou muito
    obrigada

  16. LUCIANA
    14 de maio de 2013 - 14:02

    Olá, gostei das dicas sobre onde encontrar nos EUA os produtos de confeitaria. Aproveitando vou dar uma dica que fiz outro dia e deu certo.
    Fiz a massa do cupcake e coloquei na forminha um fundo de massa, depois com uma manga de recheio forneavel (tem da marca Harald, Alispec,Nita, e outras e de varios sabores), coloquei um pouco desse recheio e completei o restante da forma com a massa e levei para assar. Ja sai com recheio, pronta para comer ou decorar.
    Ficou muito bom!!!
    Abçs.

  17. 14 de maio de 2013 - 15:21

    Boa tarde Juliana, eu faço cupcakes e tenho uma lojinha virtual, meu objetivo mesmo é ter uma lojinha física mesmo,adoro suas dicas, mas essa de retirar o miolo do bolinho eu não acho legal não, primeiro porque acho que tem muito desperdiço e outra, se formos rechear muita quantidade demora muito, uso mesmo os bicos no saco de confeitar e recheio bem, minha clientes adoram, bjks e sucesso para todas nós que amamos cupcakes.

    • 17 de maio de 2013 - 11:04

      Oi Elaine!

      Não é desperdício, se você usar o miolo para outras coisas. Você pode fazer cakepops ou até usar como decoração nos cupcakes.

      Beijos!

  18. Gilmara
    16 de maio de 2013 - 13:37

    Parabéns pelo site! Eu adoro! Também faço cupcakes para vender e gostaria de dar uma dica para enriquecer ainda mais as suas orientações para rechear um cupcake. É muito fácil e simples: pegue a parte de trás do bico de inox de confeitar, coloque em cima do bolinho e vá rodando até atingir a profundidade desejada, qdo atingi-la retire o bico, então o miolo do cupcake irá ficar preso no bico, momento em que vc deve retira-lo pelas laterais com uma faquinha e reservar até o momento do preenchimento. Acho mais rápido do que com a faca. Espero ter ajudado. bjs

  19. Joice Daiana
    17 de maio de 2013 - 15:40

    oi Ju olha comecei a pouco na arte de fazer cupcake, e sem dúvidas amo fazê-los é complicado um tanto demorado mais ainda confio na faca para remover o miolo pois assim posso colocar o recheio sem preocupações. parabéns pelo seu site, me ajuda muito nas dúvidas do cotidiano que surgem…bjos

  20. Valéria Rodrigues Santana
    19 de maio de 2013 - 15:17

    Olá Juliana! Mais uma vez parabéns pelo site. Suas dicas são sensacionais! Como estou fazendo cupcakes e bolos por encomenda, e sigo suas receitas que são deliciosas, gostaria de saber se você tem a receita de recheio com nozes. Vou fazer um bolo em junho, e gostaria que fosse o bolo com “o recheio de nozes”, pois assim, poderei receber mais encomendas. Seria interessante que servisse tanto para cupcakes como para bolos maiores, bolos mais “finos” como de casamentos. Tenho certeza que você irá me dar uma super dica para essa minha encomenda. Um grande abraço, Valéria

    • 20 de maio de 2013 - 22:34

      Oi Valéria!

      Infelizmente, ainda não fiz nenhuma receita de recheio de nozes. Quem sabe até junho eu faço alguma e coloco aqui no site! Fique de olho.

      Beijos!

  21. Iara
    16 de junho de 2013 - 15:28

    Olá, eu adoro fazer cupcakes, tenho ja bastante coisa porque quando vejo quero comprar como você, hehe, mas agora pra melhorar vou viajar pros EUA daqui a duas semanas.. você poderia me dizer alguns lugares para fazer minhas comprinhas, como esse cupcake core e outros.. vou para orlando e miami :)) beijoss!!

  22. adriane
    24 de julho de 2013 - 13:46

    gostaria de ver algo sobre rechear os cupcakes com pedaços de chocolate, sendo assado junto com a massa…. tem como alguem me ajudar… rs
    estou adorando tudo. muitoooo booom

    • 29 de julho de 2013 - 23:11

      Oi Adriane! Anotei sua sugestão, viu? Beijos e obrigada!

  23. geisy bortolucci
    31 de julho de 2013 - 22:07

    Oi Juliana…adorei sua pagina e suas dicas…me ajudam muito, apesar de eu ter conhecido algumas na pratica, como espalhar o acucar pela cozinha ao bater o buttercream…rsrsr…
    Enfim, gostaria de lhe fazer uma pergunta: quando alguns dos meus cupcakes esfriam, as forminhas comecam a se soltar nas laterais da massa depois de assado e nao sei porque isso acontece, já que nao troquei a marca das forminhas e nem a receita que uso…voce sabe me dizer o porque e o que fazer para evitar isso? Abraco

    • 13 de agosto de 2013 - 09:35

      Oi Geisy! Esse fenômeno não tem muita explicação, não. Pode ser sua receita, pode ser que você deixou eles pouco tempo no forno, pode ser a qualidade das forminhas. Tente alterar essas coisas e ver se consegue um resultado diferente.

      Beijos!

  24. 25 de agosto de 2013 - 21:31

    Vendemos forminhas para cupcake forneáveis no link: http://www.docelulu.com.br/categoria/cupcakes/forminhas-para-cupcake/

  25. Roseli Araujo
    27 de agosto de 2013 - 13:09

    Descobri um jeito super fácil para cortar o cupcake para rechear.
    Sabe aqueles aparelhos que furam côco verde para colocar o canudo? então é esse…super fácil, fica um corte bem redondinho, na profundidade desejada, a massa do capcake fica no canudo do aparelho e você empurra com palito de churrasco e aproveita a massa redondinha para tampar o buraquinho e deixar o bolinho bem uniforma em cima.
    Aproveita essa ideia você vai amar furar os cupcake…rs
    Beijo

  26. Ana Caroline
    03 de setembro de 2013 - 17:57

    Oii Jú você tem me ajudado tanto e você nem tem noção disso muito obrigada pelos seus postes!!Tenho uma encomenda de 90 cupcakes para dia 14 de setembro com quantos dias de antecedência posso faze-los? Obs: Cai sábado á festa, posso fazer quinta,rechear e cobrir na sexta? Me ajuda essa será minha primeira encomendaaa! rs

    • 12 de setembro de 2013 - 19:05

      Ana, você pode fazer tudo na sexta e decorar no sábado, dependendo do horário que é a entrega. O ideal é que eles fiquem o mais fresquinhos possível. Se ficar melhor pra você fazer na quinta e decorar na sexta, não deve ter problema (a não ser que tenha frutas frescas nas receitas), mas lembre-se que os cupcakes ficarão mais secos e velhos quando as pessoas forem comer. Beijos!

  27. Juliana
    04 de outubro de 2013 - 11:07

    Eu uso o saco de confeiteiro, nunca tive problemas de inchar e descolar da forminha, é só fazer com jeitinho, beijos!

  28. 28 de outubro de 2013 - 18:30

    Olá! descobri seu blog agora e amei! também comecei a fazer cupcakes porque adoro fazer combinaçoes de sabores e brincar com as cores. Nao se se vc ja tentou mas tenho uma forma bem simples tb de rechear meus cupcakes, comprei aquele cortador de frutas que é em formato cilindrico e perfuro os cupcakes ate a metade mais ou menos e ele tira o buraquinho perfeito! caso queira tentar! estou adorando suas dicas!

    • 09 de novembro de 2013 - 21:56

      Mariana, eu falo dele no post, você viu? :) Beijos!

  29. Juju
    07 de novembro de 2013 - 18:12

    Adorei a dica, e realmente fica bem difícil rechear muitos com a faca!
    Eu utilizo um aparelhinho igual a esse do blog! http://cupcakedegrife.blogspot.com.br/2012/04/cupcake-corer.html

    Vale a pena procurar, a maioria das lojas de confeitaria possuem um desses!!!

    Bjus

    • 09 de novembro de 2013 - 22:33

      Juju, é o mesmo que eu falo no post! :)

  30. karen
    03 de dezembro de 2013 - 18:00

    ola gostaria de saber se o recheio do cupcake compra pronto ou faz em casa ?? obrigado

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:26

      Karen, você escolhe. Eu prefiro fazer em casa porque é milhões de vezes mais gostoso, mas você pode comprar pronto. Beijos!

  31. 05 de dezembro de 2013 - 23:49

    […] o miolo de cada cupcake, conforme eu ensino aqui, recheie com a ganache de chocolate branco e cubra com o brigadeiro. Bom ou não? Eu duvido que […]

  32. Rafaela Quintão
    10 de dezembro de 2013 - 21:40

    E se eu colocar um pedaço de chocolate ou um pouco de doce de leite antes de assar, vai dar certo?

    • 15 de dezembro de 2013 - 10:30

      Rafaela, o chocolate vai queimar (acima de 50˚C, qualquer chocolate queima) e o doce de leite vai caramelizar e, provavelmente, virar uma pedra de açúcar dentro do cupcake. Para essa ideia que você quer, precisaria ser algum tipo de trufa congelada, e você precisaria colocar dentro do cupcake na metade do tempo de cocção da massa. Beijos!

  33. Hellaine
    16 de dezembro de 2013 - 16:56

    Juju, (deixa eu ir logo fazendo a íntima) kkk
    vc já viu isso?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520356010-forma-magica-para-cupcake-pronta-entrega-_JM

    O que você acha da ideia? Na verdade eu acho que se os bolinhos não fosse grudados no papel seria bem mais fácil devorá-los heheh.

    • 21 de dezembro de 2013 - 12:43

      Hellaine, assumo que nem entendi bem o que é esse produto. Parece uma coisa na foto, mas na descrição é outra, hahahaha.
      Honestamente, não acho cupcakes complicados de comer. Acho muito melhor e com menos sujeira quando eles estão na forminha. Mas você pode fazê-los sem a forminha de papel, basta untar as formas com manteiga e farinha antes de colocar a massa. Beijos!

  34. Hellaine
    16 de dezembro de 2013 - 16:57

    errata: fossemmmmmm

  35. Luciana
    29 de janeiro de 2014 - 19:56

    Olá!
    Comprei o meu “cortador de cupcake” que é super prático e rápido, vem com 2 lados de tamanhos diferentes p/ vc escolher o tamanho do furo, e está na promoção por 9,99.
    Segue o link do produto: http://www.bololo.com.br/FORMA_PARA_RECHEAR_CUPCAKE_FACKELMANN_MARROM/p

  36. Gloria de Fatima Cabral Cavalcanti
    10 de fevereiro de 2014 - 22:43

    Não entendo pq os meus cupcakes estão murchando quando tiro do forno !!

    • 16 de fevereiro de 2014 - 17:51

      Gloria, pode ser muita coisa, eu precisaria ver sua receita (ingredientes e modo de preparo) para ter uma ideia. Outro motivo pode ser que você simplesmente está deixando pouco tempo no forno e ele não está assando completamente. Beijos!

  37. Luciene
    27 de fevereiro de 2014 - 21:51

    Olá! Boa noite! Posso rechear os cupcakes com o saco de confeitar mesmo com eles já frios? Adorei seu blog. parabéns e muito obrigada pelas dicas!

    • 23 de março de 2014 - 09:47

      Luciene, você deve recheá-los quando estiverem frios! Se o fizer quando eles estiverem quentes, o recheio derrete e vira uma melequeira. Beijos!

  38. Izildinha Diniz
    01 de abril de 2014 - 17:05

    Boa arde Juliana amei as dicas sobre Cupcak, vou experimentar e depois farei meu comentário.
    Obrigada
    Deus a abençoe.
    bj

  39. Amanda
    07 de abril de 2014 - 22:21

    Oi Juliana.
    Navegando pelo facebook, achei uma página que se chama: Tudo de Cake.
    Baixei o curso de cupcakes inicial, e tem coisas iguais as que você publicou aqui.
    Esse curso é seu?

    • 15 de abril de 2014 - 21:15

      Amanda, tudo bem? Não é meu, não. Vou atrás e, se for plágio, vou denunciar. Obrigada pela informação! :)

Deixe seu comentário

57comentários