Eu já fiz aqui um post enorme sobre farinha e seus efeitos em um bolo quando a gente mexe demais com ela. Porém, acho que o visual (e o paladar) é sempre mais educativo que as palavras, especialmente em confeitaria.
Para exemplificar os perigos de trabalhar demais a farinha, registrei uma experiência: fiz a massa básica de cupcakes de baunilha e segui a receita, batendo ao fim somente para incorporar a farinha. Retirei 6 cupcakes. Depois, continuei batendo o resto por mais 2 minutos, sem parar. Coloquei os outros 6 na mesma fôrma e levei para assar pelo mesmo tempo, o indicado na receita. Vamos aos resultados?
Dá até vergonha de colocar um do lado do outro, né? O irmão mais velho – que chamarei de Cupcake Errado – parece um balão frouxo perto do imponente cupcake – senhor Cupcake Certo.
A primeira diferença que observamos é que o Cupcake Errado murcha completamente quando esfria, fenômeno que chamamos também de “meu bolo solou”. Enquanto isso, o Cupcake Certo mantém seu formato e o nosso tão desejado domo. Isso acontece porque você bateu demais: o glúten na farinha foi hiperdesenvolvido e o ar incorporado enquanto batíamos a manteiga e o açúcar foi eliminado.
Vamos vê-los sem a roupinha.
Olhando assim, podemos até pensar: “Então, quando eu quiser um bolo com a superfície reta, a única coisa que eu tenho que fazer é bater loucamente”. Na verdade, não. Para conseguir um bolo sem domo ou barriguinha, usamos outras técnicas. Bater demais não afeta somente a aparência, mas também no sabor e na textura. Então, vamos cortar os dois cupcakes pela metade e entender melhor do que eu estou falando – já que a internet ainda não nos deu a possibilidade de passar comida pelos cabos.
Que humilhação.
Viram porque o topo ficou reto? Porque o “teto” caiu. O glúten desenvolveu tanto que as redes que aprisionam o ar incorporado se quebraram. O resultado é uma massa densa, dura, seca e difícil de mastigar, compacta demais. Precisei de um belo trabalho de mandíbula para comer o Cupcake Errado, enquanto o Cupcake Certo praticamente derreteu na boca.
Agora dá um close no artista.
Os pontinhos pretos são sementes de baunilha. Tinha fava sobrando aqui.
Clique nas fotos para dar um zoom. Não sou só eu que vejo uma diferença gritante aí, né? Que bom! É assim que fazemos um bolo não tão gostoso. O sabor não é o mesmo porque a textura – e a aparência também, né – é completamente diferente e isso influencia muito no nosso paladar.
Então, a dica é, depois de adicionar a farinha, sempre bater somente até incorporar e não mais do que isso. Quanto mais você mexer a massa, mais desenvolverá o glúten e mais densa e seca ela vai ficar.
“Sem a roupinha” achei muito amor a frase! Haha.
Muito útil esse post, pois bolo solado ninguém merece!
Bjs
Ju, a primeira foto não abriu aqui.. Então é assim: se bater demais, vai solar. Se só incorporar a farinha no final, tá ok? E pode bater com a batedeira ou melhor na mão mesmo? Bjs
Oi Sarah!
Estranho, aqui está ok! Tente dar um F5, quem sabe conserta!
A maioria das massas pede que se incorpore a farinha no final, junto com os líquidos (leite, suco, etc). Pode sim bater na batedeira e é até recomendado, pois o glúten também é importante para aprisionar os gases do fermento e fazer o bolo crescer. Em outras palavras, precisamos desenvolvê-lo, mas não podemos deixar passar do ponto. O ideal, portanto, é bater até incorporar toda a farinha, o que não leva mais que 30 ou 40 segundos com uma batedeira.
Curiosidade: existem algumas receitas que adicionam a farinha antes de tudo. Mas elas possuem métodos de mistura diferentes – inclusive, bem mais complicados – e que impedem que o glúten se desenvolva bastante.
Beijo!
Ahhhh, e eu tenho mania de deixar a batedeira batendo eternamente.. E sempre fazia isso de bater só um pouco com o fermento, achando que se batesse demais, ele perderia o efeito! Tá anotada a dica, Ju! Bjss
Oi!!! A primeira foto não está abrindo para mim tb…
Muito bom o post…Faço exatamente assim para não solar.
Vc mencionou ter técnicas para o cupcake ficar sem a “barriguinha”…Vc poderia explicar melhor?
Bjs
Oi Ana!
Para não formar o domo, ou a barriguinha, algumas receitas se utilizam de uma temperatura diferente do forno, para evitar esse crescimento, ou até mesmo colocar a fôrma com a massa dentro de outra com água para assar uniformemente. A técnica que menos interfere na receita é usar tiras de silicone – ou até uma toalha – em volta da fôrma, como essa. Dá pra comprar um produto, que se chama Bake Even Cake Strips e infelizmente só vende lá fora, mas é fácil de imitar em casa!
Beijos!
Amei as dicas! Gosto muito dos posts “101”!
Ju, não querendo te perturbar mto, mas preciso de um help! Vou fzr 50 cupcakes para a festinha da filha do meu primo de 1 ano. Como trabalho, não vou poder passar o dia fazendo os cupcakes.. Então de que modo eu faria em duas etapas? Penso em assá-los todos em um dia e no outro rechear e fazer a cobertura, o que vc acha? E desse modo, eu deixo ele fora da geladeira ou não? Bolo que vai na geladeira perde a fofura, né? Bjss
Sarah, o melhor é fazer do jeito que você falou mesmo: asse-os em um dia e no outro recheie e decore! Dá até pra rechear no mesmo dia que você assar, depende de que é feito seu recheio. Então, você pode mantê-los em potes fechados até o dia seguinte se não quiser colocar na geladeira. Colocando na geladeira, como você disse, faz com que eles sequem um pouco, mas, como vai recheio, não costuma mudar muito. Deixe sempre para colocar a cobertura e as decorações no último momento.
Espero ter te ajudado! Beijo!
Oi, Juliana. Adorei o post! Sempre fiz bolos desta forma, apenas incorporando a farinha no final da receita. Também coloco o fermento por último e deixo a massa descansar uns 10 minutos na geladeira. Não sei se isso faz diferença, mas a massa fica mais aerada e leve. Isso tem fundamentação científica ou é apenas o fermento agindo após alguns minutos de contato com a massa? Beijos
Oi Beatriz!
O ideal mesmo é misturar o fermento com a farinha, para garantir que ele estará bem uniforme quando você adicionar à massa. Senão, corre o risco de alguns lugares do bolo não crescerem.
O fato de colocar a massa na geladeira não influencia muito a não ser no tempo que ela vai levar no forno para assar. Colocando na geladeira, você retarda o efeito do fermento, na verdade, porque diminui a temperatura e, logo, o fermento não tem condições ideais de produzir os gases que fazem o bolo crescer.
Você já tentou fazer a sua receita sem colocar na geladeira antes? Se o resultado for quase o mesmo, significa que o motivo do seu bolo ser aerado e leve é o seu cuidado com a massa mesmo. ;)
Beijos!
Oi, Juliana! Eu fazia a massa sem colocá-la na geladeira… Depois que inventei essa moda. E vc tem toda a razão: o frio retarda a ação do fermento. Não é porque ele não é um fermento biológico que não precise de calor, certo? Vou abolir esta prática, então. Acho que dava certo porque o Rio de Janeiro é tão quente, mas tão quente, que o tempo na geladeira não era suficiente para resfriar a massa. ;-) Beijos e obrigada!
Beatriz, deve ser o calor do RJ mesmo, hahahaha! Brincadeira. O fato de deixar a massa descansando, sem mexer, por um tempo na geladeira antes de levar ao forno também pode ajudar a relaxar o glúten formado, o que faz o bolo ficar realmente mais fofinho e aerado! ;)
Beijo!
Olá Juliana, td bem?
desde que passei a fazer cupcakes, em janeiro de 2013..rs, descobri o seu site e passei a pesquisar muito sobre o assunto. Desde então, 5 receitas feitas, sendo que 2 não deram muito certo, e um buttercream não saiu na consistência que eu queria para usar um bico de confeitar até que básico. Mas td bem, cozinha é experiência. Portanto, quero parabenizá-la pelas dicas e pelas experiências que vc também faz ou fez na cozinha, compartilhando todos os resultados conosco. As suas dicas foram também essenciais para as minhas receitas ficarem gostosas.
abs
Oi Beatriz!
Que bom que meu blog está te ajudando nesse novo universo para você!
Essas receitas que você tentou e não deram certo foram do meu blog? Se sim, deixe um comentário nelas explicando o que deu errado que eu posso ajudar, viu? É bom pois outras pessoas podem ler, se identificar e já saber o que fazer para corrigir!
Beijo grande!
Oi Juliana,
Vamos lá: Uma receita de bolo de baunilha nao foi do seu site, porem, foi o seu site que me ajudou a solucionar o problema. Foi justamente o seu comentario em post anterior sobre bater demais a massa e o gluten que solta ao fazer isso. Eu nao sabia disso e o meu bolinho, apesar de gostoso, ficou “solado”.ou seja, vc salvou a minha cida..rs.. Já a outra foi o de buttercream de morango que pela primeira vez e usei açucar impalpável. Essa foi o do seu site. Eu nao consegui chegar na consistencia que eu queria. Com o mesmo acucar, fiz uma receita de Cobertura de cream cheese e aconteceuna mesma coisa. O Buttercream ficou com gosto maravilhoso e foi arimeira vez que eu tinha feito. Apenas a consistencia ficou aquem do esperado. Ja o cream cheese eu ja rinha feito a mesma receita, mas com acucar de confeiteiro e tinha dado super certo. Desta vez, com o impalpavel, gosto maravilhoso, mas a consistencia tambem nao ficou muito boa. Eu, sinceramente, estou desconfiada desse acucar impalpavel…rs..rs..rs. Bjs!!! Vc acha que esse pode ser o vilão da minha receita? :)
Oi Beatriz!
Buttercream é um bichinho chato de fazer por causa das nossas condições climáticas: no nosso país tropical, é muito difícil fazer uma cobertura de manteiga que seja consistente. Talvez você precisasse colocar mais açúcar no buttercream ou você não bateu pelo tempo necessário da receita.
Já a cobertura com creamcheese, ela não costuma ficar consistente o suficiente para usar em saco de confeitar, isso é normal. Você pode acrescentar mais açúcar impalpável para que ela fique mais firme, mas daí vai ficar muito doce.
Dificilmente o problema é o açúcar impalpável. É mais provável que seja simplesmente o clima da sua cidade! Mas se você teve resultados melhores com o açúcar de confeiteiro, não tem problema usar! :)
Beijos!
Muito obrigada! Abs
Nossa amei a dica Juliana, muito obrigado e parabéns pelo site.
Oi xará! Obrigada, continue sempre por aqui!
Oi, eu acompanho seu blog desde o primeiro post, amo, até me emocionei quando você falou do seu husky, por que eu e meu marido tivemos uma que já o acompanhava desde de sua infancia, mas infelizmente ela partiu Há um ano e pouco… Fiz seu brigadeiro de limão também e aqui em casa fez o maior sucesso! Mas ainda não tinha comentado. Isso do cupcake nunca ficar redondinho em cima sempre foi uma constante na minha vida (rs), o que me fazia invejar imensamente os teus cupcakes, nunca me passou na cabeça que poderia ser uma coisa tão simples como essa. Tive que escrever esse comentário para agradecer :-) E agradecer tbm pelos brigadeiros e pela pontinha de emoção! Bjs e sucesso!!!!!
Oi Eliane!
Que bom que gosta do blog e o acompanha a tanto tempo. Só faltava comentar mesmo! :)
Que legal, fico feliz que tenha descoberto uma ajudinha pra sua cozinha aqui no blog. É essa a ideia de tudo que eu faço aqui!
Um beijo grande!
nossa, estou realmente muito agradecida pelo seu post. Sou vegana e apesar de fazer cupcakes bons, normalmente eles ficavam solados. Testei dessa forma e agora sempre acerto na receita. Muito obrigada
Oi Bruna!
Que bom, fico feliz em saber que essas dicas estão ajudando você também! Me passe umas receitas de cupcakes veganos? Sempre quis fazer mas não encontro uma que me satisfaça.
Beijos!
Oi, Juliana.
Tive que vir agradecer a voce por este post. Sou seguidora do Cupcakeando .. acho as postagens muito úteis e caprichosas. E graças a toda essa sua explicação, meus bolos passaram a ficar muito melhores: mais fofos, úmidos .. enfim, muitissimo obrigada pela preciosa dica. Pois eu ja havia, por algumas vezes, tido resultado ruim usando receitas de costume e ficava sem entender o motivo, entao desde que comecei a praticar isso, de nao bater muito o trigo, nao teve mais erro. Realmente é “milagroso”.
Ah, tem um assunto que seria legal voce abordar numa postagem: como colorir glacê de vermelho. Pois eu mesma já passei por frustrações e momentos de raiva e desespero ao usar dois potinhos de corante e o bendito continuar rosa, rs. Sim, isso é muito triste. E não há muito conteudo na internet falando sobre isso (apenas que devemos deixar descansar, o que nao é eficaz neste caso). Mas encontrei um vídeo orientando a utilizarmos primeiramente o corante laranja, fazendo o fundo, e assim o vermelho fica ótimo. Testei em um glacê de leite ninho e o resultado foi bastante satisfatorio (uma luz no fim do túnel, rs) e acredito que em marshmallows, chantilly ou outro tipo de glacê, vá funcionar tambem.
Enfim, seria legal difundir este truquezinho.
Abraço grande. :D
Oi Aryadna!
Que bom que o post te ajudou! Eu sentia que faltava um post assim explicando direito essa história do glúten e da farinha, né? Não via muitos por aí, nem com fotos explicativas.
Te confesso que nunca consegui um buttercream vermelho, e olha que eu uso um dos melhores corantes de confeitaria do mundo. Buttercream é naturalmente amarelado e só isso já prejudica na coloração. Mas se você fala do glacê real, aquele de decorar biscoitos, o que eu faço é simplesmente colocar muito corante, até ficar quase vermelho, e deixar descansar por um dia. Realmente funciona. Chantilly eu nunca tentei colorir, preciso praticar nele também!
Eu pretendo fazer um post assim sobre vermelho e preto, que também é outra cor terrível de alcançar. Em breve! ;)
Beijos!
Olha, HOJE consegui fazer um bolo sem ser solado!!! Tô feliz!!! Agora, vou procurar os recheios, coberturas etc…Mas primeiro precisava acertar a massa do bolo!!!Ehhahah…Valeu mesmo!!!!
JU, tudo bem?
Juro que aprendi a fazer bolo e aqui, acolá ele ficava solado. Mas a partir do seu blog que tomei conhecimento de tantos “detalhezinhos” como esse que fazem a diferença no resultado final.
Agora sou mais atenta e desde então tudo dá super certo, além de ficar saboroso e com aparência bonita.
Quanto à post tenho uma dúvida, sempre vejo a Stephanie Joy, Buddy (Carlo’s Bakery), entre outros videos no youtube e percebi que 99% das pessoas utilizam na batedeira aquele batedor de massa.
Eu utilizo o batedor tipo fuê e às vezes que tentei com o de massa não deu muito certo.
Você que isso também interfere na massa, na incorporação da farinha de trigo?
Tipo, 5 minutos com o batedor de massa equivale a 2 minutos com o batedor fuê.
Penso que o batedor fuê podemos desenvolver bem mais rápido o glúten na farinha de trigo.
O que você acha?
Bjo!
Oi Cláudia!
Depende da receita, mas geralmente receitas de bolo pedem o batedor fuê (batedor globo). Ele incorpora mais ar, que também é uma maneira de deixar o bolo mais fofinho. Mas isso na fase de bater manteiga e açúcar, porque depois tem que tomar cuidado pra ele não bater demais a massa.
Para ser 100% honesta, eu não uso batedeiras fixas (Kitchen Aid) com nenhuma massa de bolo, porque acho que você não tem controle nenhum da farinha dentro da tigela. Gosto de batedeiras de mão, que eu posso girar a tigela, apoiar, bater nos cantinhos, do jeito que eu quiser. Isso facilita a incorporação da farinha e faz com que você bata o mínimo possível, para não solar!
Beijo!
Ooi, Juh!
Visito o seu blog diariamente e já havia visto a sua postagem sobre solar cupcakes, mas como isso nunca tinha acontecido comigo eu não prestei muita atenção. Mas recentemente meus pequenos solaram, e ao reverificar seu blog fiquei mais duvidosa ainda, pois tenho certeza de que não extrapolei no tempo de batimento ao misturar a farinha! Será que eles solaram porque eu bati pouco a massa antes de acrescentar os secos, ou porque deixei a massa descansando muito tempo antes de assar? Obrigada pelas receitas gostosas, e espero ansiosamente por mais…
Juliana! Que post sensacional! Nunca entendia porque eles ficavam assim.
Muito muito obrigada por esclarecer assim de forma tão bem humorada e didática!
Um beijooo
Oi Juliana,seu blog é ótimo!!!Vou fazer os cupcakes!!!devem ser uma delicia!! Um beijo!!
Olá Juliana. Amei suas dicas para o bolo não solar. Olha, já fiz e comi muito bolo solado rsrsrsrsrsrsr. Não entendia o porquê – tirava os ovos, a manteiga e o leite da geladeira com antecedência suficiente e não adiantava! Ficava me perguntando o que tinha feito de errado. Seria o forno? Uso o elétrico. Não abria a porta do forno e nada adiantava. Hj, lendo suas dicas me animei e vou fazer um bolo de limão com cobertura de limão e açucar que é a minha perdição!! Ai, meu Deus, tanta caminhada – quatro vezes por semana e qdo chega a hora que tiro o bolo do forno, esqueço tudo e enfio o pé na jaca! Vou seguyir suas dicas e não bater demais a farinha. Obrigada e um grande beijo.
Oi Angela!
Depois me diga se deu tudo certo com as minhas dicas, ok?
Beijo!
Juliana.
Quando você fala nas receitas para alternar secos e molhados é pra fazer como?
Seria colocar metade do molhado, bater. Metade dos secos, bater. O resto do molhado, bater. E o resto dos secos, bater.
Tudo nos minimos detalhes neh… hehe
É pq meus bolinhos solaram mesmo eu achando que bati pouco.
Beijo. Obrigada.
Oi Naia!
É isso mesmo! Geralmente, divide-se três porções dos secos e duas dos úmidos, terminando sempre com os secos.
Beijos!
olá! adorei seu post,principalmente pq meus bolinhos ficam exatamente assim, “errado!”. Mas o pior é q não ficam redondinhos, eles abrem a forma e ficam muitas vezes quadrados. Faço o possível para tirar as forminhas com cuidado, mas mesmo assim não fica legal. O q fazer???? outra coisa, dá p colocar o recheio antes de assar?? será q fica bom??? bjs obrigada!
Oi Daniella!
Você está usando a fôrma de metal específica para cupcakes?
Algumas receitas dá pra colocar sim o recheio antes de assar, mas depende muito. Quando eu fizer alguma dessa forma, colocarei aqui!
Beijos!
Oi querida! obrigada pela resposta! Então, eu não uso forminhas de alumínio, coloco a massa direto na forminha de papel e as coloco em uma forma grande para assar!!!Então o correto é colocar as forminhas com a massa em cima de forminhas de alumínio?Comprei forminhas de silicone, mas não deu no tamanho das de papel, então assei nelas e quando esfriou eu tirei os bolinhos e passei para as forminhas de papel, não gostei do resultado e deu mais trabalho! Bjs
Ooi juh , eu ja tentei fazer umas 5 veses cupckes e minha massa sempre
Da errado seila fica muxo amanteigado e com gosto de ovo ;p ja fiz diversas
Massas e todas derram erradas, fiz com margarina achei que esse fosse o problema
Mais troquei para manteiga e deu errado da mesma forma . Me ajuda porfavor juuuh fico mt triste por eles n estarem dando certo .
Oi Glayce!
Você testou a receita aqui do blog? Mediu as quantidades certo? Segui todos os passos corretamente? Minhas receitas são todas testadas antes, e eu costumo fazer muitas observações sobre cada uma em cada post. Recomendo que leia tudo antes de começar a fazer.
Beijos!
[…] ela não está nem um pouco congelada! Bata mais um pouco, mas tome cuidado para não bater muito e desenvolver o glúten. 5 – Divida a massa entre 12 forminhas e asse por 16 minutos, ou até que um palito inserido no […]
Olá Juliana…
Estou simplesmente amando o blog, conheci graças as minhas incansáveis horas de pesquisas sobre cupcakes, sou amadora confesso.. Mas estou querendo me aventurar nesse mundo lindo e pequenino…
Mas o motivo de escrever não foi só esse… PRECISO SABER ONDE ENCONTRAR ESSE “MINI PRATO”que aparece em suas fotos… LINDO DEMAIS DA CONTA…
Desde já obrigada… Virei leitora assídua!!
Parabéns por tudo aqui…
Oi Valéria!
Que bom que gosta do blog! Espero que ele te ajude a adentrar esse mundo de cupcakes.
Comprei em lojas de confeitaria na minha cidade. Se não vender nelas, procure em alguma loja online de acessórios e utensílios para cupcakes.
Beijos!
Boa noite..
Estou aqui há um tempão lendo o seu blog e estou maravilhada com as informações. Mas estou com uma dúvida: fiz um bolo de nata pela primeira vez. Fiquei um tempão batendo a massa. Enquanto assava, cresceu e ficou a coisa mais linda do mundo. Desliguei toda feliz e saí.
Quando voltei, olhei na forma. Parecia massa de pizza. Lendo este artigo, pensei: “Devo ter batido demais a farinha”. Mas quando compro aqueles bolos onde só preciso adicionar os ovos, leite e margarina, também bato bastante e isso não acontece. Por favor me ajude.
Parabéns pelo seu blog.
Oi Andreia!
Nunca fiz bolo de nata e não conheço receitas do tipo. Talvez o processo seja diferente do normal. De qualquer forma, pelo que entendi, você assou o bolo e, ao fim, ao invés de tirar do forno, você deixou ele lá dentro, na forma? Se foi isso mesmo, eu chutaria (sem conhecimento) que a culpa foi disso. O ideal é remover todo e qualquer bolo do fogão e da fôrma, assim que possível.
Beijos!
Ola Juliana por sorte estou em Houston e aproveitei suas dicas para comprar alguns utensilios indicados por vc. Estou vendo algumas batedeiras da Kitchen e na sua opiniao qual modelo devo comprar?.
Amanha vou na Michael.
Ha vc leva algum ingrediente que faz diferenca por exemplo: backing soda daqui?. O que nao posso esquecer?.
Muito obrigada pelas dicas que muito estao me ajudando……..adoro cozinhar. Parabens pelo seu blog. Eliana.
Oi Eliana!
Não posso te recomendar uma batedeira sem conhecer a sua cozinha ou seu uso. Depende muito. O melhor é você ir pessoalmente e pesquisar qual é melhor para o que você faz na cozinha. A minha é uma Artisan de 5 quarters. Cabe bastante massa, o suficiente para o que eu faço na cozinha, mas para alguém que faça mais do que eu, pode não ser o suficiente.
Fora isso, o único ingrediente que tem por aí e que você jamais vai achar igual no Brasil é light corn syrup. Vende em qualquer supermercado e corresponde ao nosso Karo aqui, mas sem aquela coloração amarela terrível. Ele é ótimo para estabilizar caldas e até impedir sorvetes de cristalizar. Mas duvido que ele suporte uma viagem de avião sem explodir na sua mala, e mesmo se sobreviver acredito que não passa na alfândega. Nunca tentei trazer.
Beijos!
eu fiz um cupcake muito bom não solou nem nada mais minha irmã foi dar pitaco e fez um chantili que acabou com o cupcake o recheio deu certo e tudo o que acabou com o cupcake
Adorei!!!! Estava procurando exatamente isso e sua dica foi mega valiosa!!! Obg!!!
Os meus constantemente crescem mais de um lado que de outro, mas nao posso abrir o forno para vira-los, creio tambem que nao seja o forno, o que pode estar acontecendo?
Carol, provavelmente é o forno. A chance do nosso forno estar desregulado é muito grande, inclusive chegando de fábrica. Ele tem pontos mais quentes que outros. Para conferir, recomendo comprar um termômetro de forno. Você pode abrir a porta depois de 12 minutos assando os cupcakes para virar a fôrma.
Beijos!
oi…
estou me aventurando em fazer cupcake estou na terceira tentativa toda vez que faço os bolinhos ficam solados e parecendo crus, sigo a receita a risca mais não sei onde estou errado pode me ajudar…
Obs: Adorei seu blog
Carina, preciso que você seja mais específica. Você está medindo os ingredientes corretamente? Está mexendo a massa da maneira indicada pela receita?
Queridaaa,
Segui suas dicas e deu super certo!
Nunca tinha feito bolinhos tão perfeitos!
Muito legal. Sucesso!!
Oi Ju.
Eu amo cozinhar desde pequena, depois que morei por um tempinho nos states trouxe um monte de apedrejos e comecei a fazer cupcakes pra família e amigos, como um hobbie mesmo, estou desempregada e todos falam que meus cups são ótimos e pq não vende-los, o empecilho sempre foi que algumas vezes eles murchavam e ainda nao tinha conseguido fazer aquela cobertura mágica e digna de foto, mas depois de ler e reler tudo oq vc postou eu estou muito animada e amanhã mesmo vou testar as dicas e as receitas de cobertura.
Continue fazendo e postando seus cups aqui. São todos lindos e parecem deliciosos. Obrigada pela ajuda!
Beijinhos
Amei a dica Juliana! Parabéns pelo blog.
Que explicativo E ilustrativo! Adorei! Ami bol e meu sonho é conseguir fazer um que não fique solado! :(
Os meus ficam muuuuuuito pior! Não solam só em cima, solam tooodo! A gente não vê um furinho! Tristeeeee!!! Vou tentar bater só um pouquinho no próximo!!! ;)
Ai Ai… estou tentando encontrar uma boa receita para meus bolos decorados e toda receita que eu tentei não funcionou. Agora, peguei uma que a massa estava linda, tudo lindo, cresceu bem eu deixei no timer e quando voltei… parecia um vulcão. Oo
Completamente desgostosa vim buscar ajuda na internet e encontrei o cupcakeando novamente. Vou Refazer a receita AGORA mesmo e voltar pra contar, pq tenho quase certeza que meu erro foi bem esse.
Não aguento mais tentar encontrar massas boas, umas são muito fofas, outras muito secas, enfim… em busca da massa perfeita, vamos ver.
Trabalho com bolos decorados em pasta americana, mas estou querendo dar um passo adiante e mudar minhas receitinhas atuais.
Beijos
É… Ainda não encontrei o problema. O fermento está bom e na validade, todos os outros ingredientes também. Os ovos e a manteiga em temperatura ambiente… Solou 3x. Não sei mais…
Vou tentar uma OUTRA receita, mas estou ficando frustrada demais…
PS.: Minha receita de CUPCAKE funciona muito bem e não sola. O meu problema é com os bolos. =/
Marina, talvez a receita esteja mal formulada mesmo. Tente com outra! Ou talvez onde você mora esteja muito úmido/muito seco, seja muito alto/muito baixo. Tem vários fatores aí, mas talvez seja melhor você apenas buscar outra receita! Beijos!
Por favor Juliana na matéria acima você diz que bater demais a farinha interfere no crescimento da massa. Eu gostaria de saber se é só isso ou algo mais interfere, porque eu não consigo fazer um cupcake com aqule domo redondinho tão lindo. Por favor me ajude, socorro. Muito obrigada, Alexânia.
Alexânia, várias coisas influenciam no crescimento do bolo, da validade do seu fermento até a altitude da sua cidade. Depende muito, preciso saber exatamente a receita pra ter uma ideia, mas adianto que nem toda receita faz o domo do cupcake. Beijos!
Oi Juliana! Eu faço meus cupcakes com mistura para bolo. Mas geralmente tem acontecido de a primeira (e as vezes até a segunda) fornada, os bolinhos ficam melados na parte superior. E quando eu vou cortar para rechear, pedaços do bolinho vêm junto, grudados na faca, e gruda em tudo quando vou colocar o tampão do bolinho depois de rechear. O que você acha que pode ser?
Minha amiga me aconselhou a molhar a faca sempre antes de cortar, mas mesmo assim, acaba dando muito trabalho em limpar a faca, molhar, cortar, limpar, e assim por diante…
Gabriella, eu não faço ideia do motivo, porque não entendo de mistura de bolo (e acho que são horríveis, porque você não faz caseiro – com ovos, farinha e leite e nada industrializado?). Não sei como ela reage ao clima porque nunca usei. Desculpa não poder te ajudar :(
ola Juliana gostaria de saber quantos dias posso deixar os cupcakes na vitrini pois esto abrindo uma lojinha e nao tenho ideia de quantos dias posso deixar sem que eles fiquem duros obrigada
Greicy, depende de cada receita. Cupcakes geralmente duram 3 dias em temperatura ambiente. Cupcakes com frutas frescar duram no máximo um dia em temperatura ambiente. Depende muito! Beijos!
Oi Juliana, bom dia!!!
Gostaria de saber como faço para as forminhas de papel não soltarem do bolo, toda vez que faço cupcakes eu asso a massa em um dia para rechear e decorar no dia seguinte, e sempre acontece da forminha de papel se soltar quase que inteiramente, isso ter a ver com o “solar” o bolo???? Me ajude please, precisa fazer 80 cupcakes para o meu chá de bebê e estou preocupada.
Obrigada!!!
Fabiana, o mistério das forminhas que se soltam não tem muita explicação exata. Tem a ver com a receita, com o clima, com a forminha, com a gordura da receita, etc etc etc – é uma junção de muitos fatores, ou talvez nenhum deles. Recomendo que você troque de receita, testando até encontrar uma que não tenha tanto descolamento no dia seguinte. Se mesmo assim continuar dando errado, troque a marca das forminhas. E assim por diante! Beijos!
Juliana me ajude por gentileza .como faço para o cup cake num grudar nas forminhas,estou aprendendo e suas dicas são nota mil,grata por me ajudar se puder.
Maria, como assim grudar nas forminhas? Não entendi. Provavelmente, você precisa trocar a receita. Beijos!
Boa tarde!!!
Juliana, estou começando agora com as vendas de cupcakes,já fiz até cursos para aperfeiçoamento, só que a massa que aprendi a fazer, após assada esta soltando da forminha, qual seria o motivo será que pode me ajudar, é uma massa de iogurte muito saborosa e fofa, mas esta me dando problemas e prejuizos, não sei mas o que fazer a primeira vez que fiz deu certo,, mas agora começou a soltar…
Att.
Maria, o mistério das forminhas que se soltam não tem muita explicação exata. Tem a ver com a receita, com o clima, com a forminha (marca), com a gordura da receita, etc etc etc – é uma junção de muitos fatores, ou talvez nenhum deles. Recomendo que vá tentando alterar cada uma dessas condições citadas até ver qual funciona melhor. Se continuar acontecendo, recomendo que troque de receita. É melhor e te dá menos dor de cabeça. Beijos!
Oi juuuu amu seu blog!! ♥
Olha tenho uma dúvida, minhas filhas adoram bolo de massa pronta e tem uns de qualidade boazinha, só acrescento mais manteiga e fermento e ficam otimos…queria saber se posso usar essa mesma massa pra fazer cupcakes? Ja que tentei com outras receitas e nunca saem legal…comprei uma batedeira planetaria e tudo… e meu forno tbm e muito bom…acho q minha mão e que não é boa…kkkkk…help me please!!!
Gleice, você pode sim fazer cupcakes com massa pronta, mas já tentou fazer do zero, com farinha, ovos e manteiga? Fica tão mais gostoso que não imagino porque você preferiria massa pronta :)
Beijos!
Ola Juliana, muito bom seu blog. Me ajudou muito, pois ontem fiz pela primeira vez cupcake e foi uma tragédia. Eles mucharam e agora lendo seu artigo desconfio que foi por eu ter deixado a massa batendo enquanto lavava as forminhas. Vou tentar novamente sem bater tanto. mas tenho algumas duvidas, ao colocar pra assas, devo colocar somente na forma de aluminio, ou devo colocar a forminha de papel primeiro? outra duvida é que eu li que não se deve abrir o forno durante o preparo, devo esperar o tempo que esta na receita e tirar? pois ontem ao tentar fazer o teste do palito o cupcake muchava mais ainda.
A receita que fiz é do Edu Guedes (http://receitas.eduguedes.com.br/cupcake-2/) mas não consegui ver o video pra tentar achar o problema.
Quero muito aprender logo, pois esta chegando o aniversário de 1 ano do meu filho e quero dar aos convidados.
Espero sua ajuda. At Alessandra
Alessandra, que bom que gostou do blog! Sim, provavelmente foi porque você deixou batendo enquanto lavava as forminhas e o glúten desenvolveu demais, solando a massa. Ao colocar pra assar, o certo é colocar as forminhas de papel dentro das fôrmas de metal, para assar tudo junto. Elas são feitas pra isso. Quanto ao forno, o ideal é que você abra para girar a fôrma e garantir que todos os cupcakes assem igualmente, mas só faça isso depois de pelo menos 70% do tempo de cocção ter passado. Ou seja, se a receita pede 20 minutos no forno, só abra pra girar depois de, no mínimo, 12 minutos terem passado.
Beijos!
Muito boa a dica! Sempre pensei que quanto mais se batia a massa, melhor ela ficava! Amei a dica.
[…] batendo um tempão pra ela ficar lisinha? Não faça mais isso. A Juliana do Cupcakeando fez um post enorme e ilustrado sobre os perigos de se bater a farinha demais. Eu não tinha ideia do que […]
Oi Ju, tudo bem? Queria saber se, se eu bater demais a massa tem como eu “arrumar” isso?
Bjs
Renata, infelizmente não. :(
Oi ju, queria saber se posso usar farinha de trigo sem glúten, e qual a função do glúten no cupcake? Beijos
Bia, não existe farinha de trigo sem glúten, porque o glúten é encontrado no trigo naturalmente, não há como separar. Existem farinhas sem glúten, mas aí a receita é outra porque as propriedades mudam. Quanto a função do glúten, eu explico melhor nesse post: http://www.cupcakeando.com.br/en/dicas/confeitaria-101-farinha/ Beijos!
nossa que inveja de ter favas sobrando! hahahha
Bom dia, Juliana. Gostaria de saber quais são essas “outras técnicas” que você tem para deixar o cupcake retinho. É mais fácil de decorar quando estão retinhos. Obrigada!!
Laura, você pode utilizar uma faixa de contenção de calor nas fôrmas que farão com que cada cupcake cresça reto. Além disso, receitas diferentes dão resultados diferentes, e existem receitas que não formam domos. Porém, discordo de você, eles são mais fáceis (e mais bonitos) de decorar quando tem o domo, porque assim a voltinha se forma perfeitamente. :)
Oi Juliana, parabéns pelo blog.
Fiz um bolo uma vez, de rapadura, e as duas primeiras vezes que fiz ele saiu maravilhoso. Mas nas demais vezes ele sempre solou. E algumas tive até que jogar tudo fora. Já to desesperado pq é um bolo que gosto muito e os dois últimos saíram uma droga.
O que posso ter feito de errado? Estou usando agora formas de bolo inglês, aquelas retangulares. Nos que acertei, usei formas de furo no meio, mas mesmo assim houve uma receita que quase deu errado e que foi feita em forma com furo no meio.
Será que erro na escolha das formas? Como faço para fazer esse tipo de bolo nessas formas de bolo inglês pq fica mais fácil dividir com a família. Segue a receita.
Brigadão. (:
1 xícaras (chá) de rapadura em pedaços
4 ovos
200 g de manteiga
1 lata de Leite MOÇA® Tradicional
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Modo de Preparo
Leve os pedaços de rapadura ao fogo com meia xícara (chá) de água e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Retire do fogo, coe e reserve o caldo. Bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga com o LEITE MOÇA, as gemas e uma xícara (chá) do caldo de rapadura. Acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato. Por último, adicione as claras batidas em neve. Coloque em uma fôrma com furo central (28cm de diâmetro), untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos. Retire do forno, espere amornar e desenforme.
Raphael, eu diria que talvez a rapadura coada está muito quente na hora que você mistura os ingredientes. Isso pode prejudicar a receita e fazê-la solar. Além disso, o problema também pode ser o seu forno. Você usa um elétrico? Ele está regulado? Já tentou fazer outras receitas no forno? Como elas se comportaram?
Boa tarde, amei cada detalhe da explicação, muito obrigada pelas informações, serão de grande valia… bjs
Olá,
Sinto uma enorme diferença quando faço uma massa de baunilha, divido a receita em 2 parte e em 1 adiciono chocolate. A de baunilha fica ótima mas a de chocolate não…. Minha duvida é a seguinte… a massa de chocolate tende a crescer menos e não ficar tão fofinha? ou será porque o pouquinho a mais eu eu bati a massa para encorporar o chocolate já faz essa diferença? E digamos que eu faça só a receita de chocolate eu devo misturar o achocolatado junto com a farinha e incorporar os dois juntos na massa, ou eu misturo o chocolate com a os outros ingrediente e incorporo só a farinha? Beijos obrigada…..
Jessica, na verdade, o de chocolate não deve ficar bom simplesmente porque não é uma receita feita especificamente para ser de chocolate. Ela é de baunilha, e apenas misturar cacau em pó, chocolate derretido ou achocolatado não a transforma em chocolate totalmente. Todos os ingredientes devem combinar entre si. Além disso, achocolatado é péssimo para confeitaria porque é doce demais e com pouco sabor de chocolate em si. Se fizer uma receita de chocolate apenas, específica para isso, você verá que certamente você mistura o cacau em pó com farinha ou com o líquido, para que não tenha que mexer demais depois de adicionar a farinha. Isso faz o bolo solar também. Beijos!
Gostei da dica. Fiz hoje um bolo salgado de milho verde com queijo e tomate seco, mas ficou solado. :( Não ficou igual o da receita. Mas como até pedra fica gostoso com queijo, oregano e tomate seco, deu pra comer kkkkkkk. No próximo vou acrescentar a farinha no final e mecher pouco. Gostei do seu site Ju. Vlw! :)
É a primeira vez que venho aqui e estou adorando as dicas. Mas minha dúvida é s seguinte: o tipo de batedeira influencia na textura do bolo? Uma simples dá conta do recado ou preciso de uma planetária?
Beatriz, o que influencia a textura do bolo é a técnica que você usa para misturar a massa e o quanto você desenvolve o glúten dentro dela. Desta forma, eu, honestamente, prefiro usar uma batedeira de mão para as massas de bolo, porque eu tenho o pleno controle do quanto e como ela está batendo. Porém tem muita gente que usa a planetária estática e tem resultados ótimos. Você não precisa de uma planetária para fazer bolos, a não ser que seja uma receita bem específica que precise dela. Beijos!
Juu, preciso fazer 300 cupcakes para um chá.
Mas toda vez que eu dobro as receitas, alguma coisa dá errado :/
Você tem alguma dica? bjj
Alexia, não dobre mais do que 4 vezes, porque o resultado final não costuma ficar igual. Também muito cuidado ao bater a massa, não é porque você está dobrando a receita que você precisa dobrar o tempo de bater. Beijos!
Oi Juliana, seu site é ótimo, faz pouco tempo que conheço mas já peguei várias dicas. Com relação ao bolo solado, será que funcionaria usar farinha sem glúten para evitar que o bolo solasse? Será que existe farinha sem glúten? Abraço!
Fernanda, existem farinhas sem glúten, mas são de outras matérias primas que não o trigo. Farinha de trigo sempre tem glúten. De qualquer maneira, o glúten não é ruim para a massa, ele é necessário para criar a estrutura que sustenta a massa. Na verdade, bolo sem glúten também sola, geralmente são utilizados aditivos para simular o glúten (em receitas para celíacos) ou então usar técnicas de confeitaria diferentes. O problema do glúten é trabalhar ele além do que é necessário, entende? Beijos!
No meu caso criou uma casquinha crocante, é pelo mesmo motivo?
Priscylla, provavelmente a casquinha só vai durar um tempo logo após assá-los. A umidade do bolo vai subindo e deixando o domo normal, mole. Se isso não acontecer em umas 6h, aí sim é novidade, hahaha, mas não vai ter a ver com o tempo batendo. Provavelmente, tem açúcar demais na sua massa, o que faz com que ele cristalize depois de assar e forme essa “crocância”. Diminua um pouco o açúcar, coisa de uma colher de sopa de cada vez, e vá experimentando até chegar ao resultado ideal. Beijos!
Boa tarde Ju tudo bem? nossa eu fiquei muito impressionada com o post sobre o bolinho solado, relamente foi o que aconteceu comigo outro dia e fiquei olhando para o meu cupcake tentando entender o que tinha acontecido rsrsrs.
Mas agora depois desse post vou ficar bem atenta quando eu for mexer a farinha.
Falando também em outra coisa também, eu moro em sp capital e ainda não conseguir encontrar baunilha para fazer o tal extrato (tá difícil hein rsrs).
Mas fora isto amo o seu site e estou aprendendo bastante coisas com você por exemplo o buttercream e buttermilk que achei fantástico.
Grande beijos e muito sucesso! :-)
Solange, acho que você pode encontrar no mercado municipal de São Paulo. O Sr. Namorado visitou uma vez e disse que tinha de tudo por lá. Beijos!
porque quando eu fiz meus cupcakes eles ficaram sem gosto e muito doce. se for possivel me responda por faVOR
Erika, depende da receita! Beijos!
Oi, Ju adorei seu blog Parabèns! Olha eu tenho uma dùvida cruel, compreiuma sforminhas maravilhosas para o niver da minha sobrinha mas ficam manchadas de manteiga horrìvel nem se ve os desenhos serà porque?
Rita, isso é normal, porque a massa libera líquidos e gorduras quando assa e as forminhas sugam isso. Eu costumo colocar wrappers pra disfarçar ou colocar dentro de outras forminhas, se você realmente quiser o desenho das forminhas. Beijos!
Olá Juliana,
Seu site é uma graça. Muito fofo.
Tudo muito bem explicado e demonstra muita dedicação!
Fiz o cupcake sem o morango, mas o resto tudo curtinho (como se fosse o de baunilha, certo?)
Ficou bom, mas senti um pouco do gosto da farinha na massa e ela já estava assada (o palito saiu seco)
Por que será que isso aconteceu?
Parabéns pelo site!
Beijos
Bruna, qual receita de cupcake sem morango? É que tenho duas aqui no blog, preciso saber qual delas pra poder te ajudar. Beijos!
Testado e aprovado =)
Verdade verdadeira.
Nunquinha imaginei o por que meus bolos nunca deram certos, nem os de caixinha haha, pensava que no muito bater iria vencer.
Segui uma receita risca, e ficou igual ao “errado” que tristeza pensei que não tinha mais jeito pra mim. Ai vi este post, e bati bem pouco no final. E ficou tudo lindo. Obrigada Beijinhos
Dúvida, eu sempre faço com batedeira, mas ele nunca ficou solado, agora me tire uma dúvida, eu sempre leio que é melhor usar o batedor na hora de fazer os cupcakes com o Folha para deixar ele mais firme para não ficar aerado?? Qual seria a diferença na prática, pois sempre uso o batedor normal.
Marcos, é isso mesmo que você falou. Batedor de folha, ou raquete, bate a massa mas não incorpora muito ar, enquanto o batedor globo, ou de ovo, incorpora bastante ar, deixa a massa mais aerada. Beijos!
Oi Juliana, sempre fiz bolos e quase sempre solados mas não entendia o porque, pois seguia a risca as receitas. Bom hoje resolvi pesquisar na net o porque que os bolos solavam e encontrei o seu blog. Bom, vou refazer a receita de bolo de cenoura que tanto amo e bater pouco depois de acrescentada a farinha e ver se ficará bom. Mas tenho uma outra dúvida: a receita diz para bater no liqüidificador, isso pode deixar o bolo solar? E não é a primeira vez que faço uma receita que seja feita lo liqüidificador. Obrigada, beijinhos.
Rosane, eu nunca bato receitas no liquidificador depois de adicionar a farinha. Acredito que sempre faz solar dessa forma, se você não tiver muita prática com a receita pra saber exatamente quando parar de bater. Se a receita indica que bata com farinha no liquidificador, eu faria na mão/no braço em uma tigela com uma espátula ou um batedor de ovo, de leve. Beijos!
Oi Juliana,
Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo site é muito bonito e explicativo, sou nova no ramo dos cupcake rs rs, queria muito aprender para poder gerar renda, fiz duas vezes e foi um desastre, o 1° foi massa de laranja (marido que pediu) e ficou horrível, ficou dura e não cresceu, a 2ª tentativa ficou bem melhor, mas ainda nao ficou fofinho como esperava, acho que o motivo como vc disse neste post foi que bati demais, não sei, eu detesto o gosto da essencia de baunilha (parece remedio) tem alguma receita de massa bem simples que nao vá a essencia de baunilha? Beijossss ;)
Oi Amanda! Obrigada pelos elogios ao blog! :) Qualquer receita que peça essência ou extrato de baunilha (que aliás é bem melhor que essência), você pode omitir completamente ou substituir por essências de sua preferência, como por exemplo de amêndoas. Beijos!
olá td bem? tenho tido problemas com meus cupcakes…quendo termino a massa e ja levo ao forno ele ou não cresce ou cresce demais até transbordar e depois murcha. porém quando eu deixo a massa descansar por algumas horas ele cresce normal e da um formato redondinho em cima…o que será que está acontecendo obrigado
Bruno, você precisa preencher as forminhas adequadamente (até 2/3 ou menos, dependendo da massa) e ter certeza que misturou o fermento completamente. Seu fermento também pode não ser de boa qualidade, ou estar velho. Beijos!
Olá, você me ajudou muito, só agora descobri porque meus bolos ficam solados, valeu!
Quase sempre que vou preparar bolo…sola rsrs.
Bem, eu retiro todos os ingredientes com 1 hora de antecedência no mínimo para ficarem em temperatura ambiente; ligo o forno e deixo ligado uns 10 minutos, apenas o tempo que estou preparando a massa; unto a forma redonda com furo no meio com margarina e polvilho a própria massa do bolo nela para não usar farinha de mandioca ou de trigo; bato 3 ovos, uns 170 ml de leite, 3 colheres de margarina e a massa do bolo que em geral é fleischmann e é a que mais sola rsrs; bato por 3 minutos a 4 no máximo no liquidificador(na embalagem diz para bater por 5 minutos, sem especificar onde, ou por 7 minutos na mão) e vai tudo pro forno com temperatura de 205° por 30 a 40 minutos(nesse intervalo de tepo, lá no final, eu abro o forno 2 ou 3 vezes pra acompanhar o tamanho dele); Furo o bolo com um palito de fósforo para saber se não está cru e finalmente desligo o forno, retiro e espero o bolo esfriar; Ele está bonito e aparentemente fofinho :) mas depois que esfria ele fica solado… onde estou errando Juliana?
Italo, na verdade você está fazendo mistura pronta pra bolo, que eu já não recomendo porque não é nem de perto tão gostosa quanto fazer tudo do zero. Eu nunca tive sucesso com mistura pronta pra bolo e sempre acho um absurdo o tanto de tempo que eles pedem pra bater na caixinha. Tenta fazer uma massa sem mistura pronta, do zero mesmo, e veja se você não acha melhor – e, acima de tudo, não sola. Beijos!
Bom Dia Juliana!
o meu problema é que sempre que faço bolo ele sola e eu não aguento mais isso, hehe. vc poderia me ajudar?
Renata, já deu uma lida no post? ;)
Oi!! Amei a dica pois algumas vezes o meu cupcake solou. Mesmo o sabor estando bom eu acha que ele não crescia muito, mas das últimas vezes que fiz ele cresceu bastante e depois murchou completamente, não ficando quase nada do bolinho!!! Infelizmente eles foram desperdiçados. Fiz exatamente como na sua receita e mesmo assim eles continuaram murchando! Mas eu também uso a massa já pronta, será que é esse o problema?
Raissa, cheque esses detalhes: seu fermento está dentro da validade? Seu forno está bem regulado? Você abriu o forno antes de, pelo menos, 13 minutos assando? Você mediu todos os ingredientes corretamente, em especial atenção para a manteiga e o açúcar?
Se mesmo com tudo isso checado, continuar solando, eu recomendo apenas que troque por outra receita. Algumas vezes elas não funcionam mesmo, não adianta o quanto sirvam pros outros. Depende até da altitude da sua cidade!
Beijos! :)
Juliana, obrigada pelas dicas. Eu faço bolo em casa há anos e nunca tinha solado um bolo. Gosto muito de fazê-los em casa, mas essa semana solei 2!!! No segundo fiquei arrasada! É uma receita que faço há um tpão e minha família ama. Pensando no q posso ter feito de errado cheguei a conclusão q bati demais. São duas receitas de liquidificador e em ambas eu quis trabalhar muito a massa e mandei mal. Sempre faço bolo na correria e acho q por isso dá certo: faço o necessário! Agora q tava com tempo pequei pelo excesso. Isso TB aconteceu com a ultima receita de pão q fiz: deixei descansar tanto tempo q ficou muuuuuito quente e saiu tipo um gÁs e o pão ficou solado, CPM gosto de cru… Tô ficando triste! Hehehe, mas agora vi uma luz! Bjão e bom trabalho!
Ivy, que bom que o blog te ajudou a solucionar esse problema!! Beijos! :)
Olá Juliana,
Muito boa as suas dicas…Obrigada!
Sempre fiz,por exemplo,bolo de cenoura batendo no liquidificador a cenoura,os ovos e o óleo, depois incorporava o açúcar e a farinha e finalizava com o fermento na mão. Ficava excelente modéstia a parte.
Agora tenho uma loja de bolos e preciso fazer muitas vezes 6 ou mais bolos na mesma fornada e não tem como bater a mão essa quantidade…acontece que muitas vezes está acontecendo do bolo solar (acontece o que aconteceu com o cupcake errado mais na parte de baixo do bolo e em cima fica fofo)0. Não sei se por conta de eu ter que misturar na batedeira agora pela quantidade ou se pode ser o forno…
O que vc acha? Como misturar essa quantidade toda? Desde já agradeço,
Flávia, eu chutaria (sem certeza porque precisaria analisar todo o seu processo de produção) que é porque você está batendo demais a massa mesmo. Como não tenho loja, não tenho propriedade pra te dizer como fazer sua receita em quantidades gigantes assim. Por experiência própria, se a receita é pra ser batida ou misturada à mão, eu nunca faço mais do que 3 receitas de uma vez. Beijos!
juliana
sempre que faço os cupcake ele nao fica com o domo e ja tentei outras receitas
ja que sempre que ele vai esfriando ele mucha e coloco a medida corretamentee bate por 30 a 40 segundos tbm ja tentei pode ser o forno pq isso me irrita ja que quero fazer igual a o que esta na imagem
Jesse, depende da sua receita, às vezes ela não é de formar domos. Beijos!
eu fiz um curso de cupcakes e comecei a comercializar o de chocolate fica perfeito e super fofo e derrete na boca ja o de massa branca sola e acabou perdendo receitas pesquisei e achei essa dica sua vou fazer na sexta acho q erro nisso fica batendo demais vou testa sua dica e te falo kkk muito obrigada
Juliana, já faço bolos sob encomenda há algum tempo (massa páo-de-ló de água) em dois tamanhos, assadeira com 22×30 cms e 35x45cms e sempre ficaram muito leves. De uns tempos prá cá, a massa continua ficando boa enquanto crua, mas quando coloco para assar, ela forma tipo um retangulo no meio e abaixa dentro do proprio forno ainda ligado e tem ficado grosseira. Voce ja viu isso ?? Estou muito chateada porque sinto que meus bolos não estão ficando tão bons quanto antes . será que pode ser o forno e tambem a farinha, (Detalhe: isso acontece sempre com a massa na assadeira maior, o menor não dá problemas. Fico no aguardo e se puder me ajudar, fico imensamente agradecida.
Isabel, só posso conjecturar o motivo, já que não conheço sua receita. Talvez seu forno esteja desregulado. Geralmente bolos em fôrmas maiores são assados em temperatura levemente mais baixa, pra que tudo asse por igual. Então, tente diminuir 5 ou 10 graus e ver se isso ajuda. Beijos!
Excelente, amei!!! Juliana, eu já notei que sempre que uso a batedeira para fazer bolos, eles solam, ficam pesados, um horror! E eu sigo as receitas certinho, mas não tem jeito. Você tem umas diquinhas pra me dar??? Será que posso desobedecer as receitas e bater na mão mesmo? Obrigada :))
Kelly, é bom usar batedeira de mão pra você poder controlar bem até que ponto a massa vai bater. Ou faça com um fouet mesmo, acho melhor. Beijos!
Comprei massa pronta para Cupcake, tenho uma forma de 12 Cupcake, a massa pronta q sobrar posso usar depois q a primeira remessa sair do forno?
Tatiane, primeiro, não use massa pronta de cupcake. É ruim, não tem gosto bom e não faz bem pra saúde. Eu não posso te ajudar com essa dúvida porque não uso essas massas, então não sei como elas funcionam quimicamente falando. Massas normais podem sim esperar entre fornadas. Beijos!
Ótimo post, talvez seja por isso que meu bolos nunca dão certo! vou tentar suas técnicas e depois passo aqui para contar.
Da uma passada lá no meu blog também!
http://www.megabem.net
Beijos
Amei sua explicação, agora sei porque tem vezes que meus bolos ficam bons e outras vezes péssimos…rsrs
Adorei seu post! Agora sei no que estava errando rsrsrs Virei sua fã !
Garota, pensa só como você salvou a minha vida agora viu kkkkkkkk’ varias massas jogadas fora e o problema era bater, meu Deus, gata, ótimo blog, ótimo artigo.
Por quanto tempo devo bater a massa na hora que adiciono os ovos?
Chris, não existe tempo definido pra isso, cada receita é uma receita. Algumas indicam, outras não. Tem que ler e analisar a receita. Beijos!
se eu deixar o cookie na geladeira ele fica solado
Yanne, cookie não sola, né? Beijos!
Gratidão pela dica…. Aprendi…. Te conto depois como saiu meu próximo bolo salgado…. Bjs…
Olá, Juliana! Sua dica sobre colocar a farinha por último e bater pouco realmente mudou minha vida! rs. Queria uma ajuda: eu venho fazendo cupcakes, mas n consigo achar uma cobertura consistente o suficiente para ir no saco de confeitar. Tentei ganache, mas ficou mole – mesmo aumenta a proporção do chocolate em relaçao ao creme de leite, n cheguei na consistência de confeitar – e tentei o buttercream, mas tbm n ficou firme o suficiente..Q cobertura posso usar p ficar firme e bonita?
Evelin, tente o brigadeiro ou merengue, eles ficam na consistência certa com mais facilidade, e são muito gostosos! Beijos!
“Eu já fiz aqui um post enorme sobre farinha e seus efeitos em um bolo quando a gente mexe demais com ela.” Qual é esse post, Juliana?
Paola, http://www.cupcakeando.com.br/dicas/confeitaria-101-farinha/
Menina.. sempre achei que devia bater até cansar!! Valeu pela dica!!!
Oi Juliana! Adorei teu site =)
Olha só, queria tirar uma dúvida contigo.. Ontem fiz uma receita de pao de ló, que leva seis ovos, ou seja, uma receita que preenche uma forma de 21 cm. Só que queria para mini bolo, então coloquei na forminha, assei, ficou joia. Quando retirei do forno e coloquei o restante da massa, solou. Fiquei na dúvida se aconteceu isso porque a massa ficou descansando por uma hora antes de colocar no formo novamente.. Será que o amido se incorporou a esse ponto? Agradeço sua colaboração!
Paula, eu não entendi bem como é a sua receita. Você assa uma massa e depois coloca outra por cima? Enfim, o descanso da massa raramente é motivo para solar, porque ela fica parada então não está desenvolvendo glúten.
[…] tem pouquíssimo tempo que aprendi que farinha não gosta muito de movimento, não. o famigerado glúten da farinha, em contato com ingredientes úmidos e com o teu bracinho a massagea-lo, vai se desenvolvendo e ficando forte, até deixar teu bolo solado. ou seja: o segredo é acrescentar a farinha peneirada, por último, e mexer o mínimo possível, só para que esta esteja completamente envolvida ao resto dos ingredientes. veja a diferença nesse post bafo dessa moça aqui. […]
[…] abordei no blog o que acontece quando você bate de mais a massa do cupcake ou bolo. Mas nunca abordei o que acontece quando você bate de menos: praticamente a mesma coisa. Bater […]
Ju, vi que vc usou a fava da baunilha no lugar da essência. Comprei as favas aqui mas não sei como usar, vc pode me dar umas dicas?
Karinne, vou fazer um post sobre isso, que tal? Só sobre a fava de baunilha :)
Nossa salvou o meu dia , eu nao sabia o que estava errando na verdade ele sem a roupinha esta ficando fofo mais a base esta perdendo o dono quando esfria .. Vou tentar novamente obrigada!
Oi Juliana,tudo bem?
Sigo o seu blog e um concorrente pata pegar dicas e receitas,uso os cupcakes para ajudar a pagar a faculdade.Ultimamente todo cupcake que faço (chocolate,coco,baunilha,cenoura) que leva óleo sai perfeito,porém algumas horas depois fica com o topo grudento.Vou deixar os ovos na temperatura ambiente (sempre vacilo nisso) e melhorar a qualidade do açúcar,mas você sabe dizer o motivo?
O outro blog sugeriu muita umidade no ambiente (realmente minha casa é meio fria mas moro no RJ) ou não guardar eles em potes mas guardo depois de frios….até a cobertura de brigadeiro antes de sair de casa para o calor começa a suar.
Se for a umidade,deixo eles secando com ventilador na frente?
Se forem os potes,deixo eles passarem a noite destampados?
Obrigado
Nando, é normal de qualquer bolo ou cupcake ficar com o topo “grudento” depois de algum tempo. O produto inteiro tem açúcar, certo? O açúcar quando assa carameliza e endurece – por isso ele sai do forno com uma “casquinha” dura. Mas depois de um tempo, com a umidade natural, esse açúcar caramelizado derrete um pouco e fica esse aspecto grudentinho. Eu não vejo problema para cupcakes, afinal você vai cobri-los com cobertura né? Já cobertura de brigadeiro não deveria estar suando, você usa a minha que tem aqui no blog?
Oi Juliana,obrigado pela resposta.Então,eu retirei da forma assim que saem,usei um açúcar de melhor qualidade e liguei o ventilador em cima deles e ajudou bastante.Por fim deixei passar a noite em papelão que sugou mais a oleosidade.O brigadeiro eu peguei a dica no outro blog,devolvi o trigo da receita do brigadeiro e funcionou.O seu blog é uma versão très chiq do outro rs.
Parabéns pelo site e pelas fotos,são deslumbrantes.Agora vim por outra dúvida: Algumas receitas borbulham na forminha e assam antes do tempo.Não chega a queimar mas borbulham,porém sempre uso o forno na mesma temperatura.