quinta, 07 de março de 2013

Confeitaria 101: a voltinha do cupcake

65 Comentários

O post de hoje foi um pedido de alguns leitores e, mais especificamente, de uma amiga minha. Ela me pediu uma aula particular – chique! – de saco de confeitar e cupcakes. Basicamente, minha amiga queria aprender como eu fazia a famosa voltinha, já que ela não estava tendo o sucesso que queria em casa. Então, passamos a tarde fazendo cupcakes, buttercream, confeitando e conversando. Tem coisa melhor?
Não tive a oportunidade de gravar um vídeo, mas dei um jeito com um gif animado, que tal? Pensei em “brega” de primeira, mas o Sr. Namorado, sempre muito fofo, disse que estava muito legal. Vou me iludir com isso por um tempo.

voltinha_cupcake_passoapasso
Como eu já disse por aqui, tudo começa com o jeito de segurar o saco e a pressão exercida. Minha voltinha é feita à 90˚C do domo, ou seja, completamente perpendicular, como dá pra ver minha amiga segurando na animação. A pressão deve ser constante durante toda a voltinha, até terminar, senão você pode ficar com uma decoração toda desregulada. Isso é, acima de tudo, prática, então não se desespere se não sair bem da primeira vez!
Eu começo pelo meio, colocando um pouco de buttercream, e depois continuo fazendo uma primeira volta pelo domo, fechando sempre onde comecei, mas sem parar de pressionar. Daí, eu subo para o “segundo andar”, fazendo outra volta e terminando no centro. Quando chegar aí, a ideia é parar de apertar o saco, para impedir o buttercream de continuar saindo, e puxar para cima. Voilá, a voltinha perfeita com a ponta que todos queremos!
Depois é só repetir com todos, pegando mais e mais prática a cada vez!

voltinha_cupcake
Algumas dicas para o processo de fazer voltinhas com o saco de confeitar, baseadas única e exclusivamente na minha experiência e preferência pessoal:
– Alguns cursos (como o da Wilton) ensinam que o certo é uma voltinha que cobre completamente o domo do cupcake. Eu não gosto, prefiro deixar esse 0,5cm de distância até a forminha, pois acho que fica mais delicado, além de permitir as pessoas a verem de que é o bolinho.
– Caso for transportar os cupcakes de carro ou quiser uma voltinha mais alta do que essa, a dica é fazer a volta de base maior – talvez cobrindo o domo – para que tenha mais “pé” e estabilidade.
– A consistência do buttercream é uma das portas do sucesso!
– O bico clássico para essa voltinha é o 1M da Wilton, o famoso pitanga aberto. Porém, essa técnica funciona com praticamente qualquer bico pitanga aberto, e alguns pitangas fechados. Experimente!
– Conforme fizer as voltinhas, vá torcendo o saco de confeitar lá em cima, para que o buttercream saia sempre com a mesma pressão.
– Outra dica que já dei por aqui é evitar colocar muita cobertura no saco, pois senão você vai precisar de muita força para o processo e pode perder o controle da pressão.
– Cuidado com bolhas de ar na cobertura! Tente retirar o máximo possível com uma espátula, mexendo e pressionando o buttercream contra a parede da tigela para estourar as bolhas.
– Se errar a voltinha, use uma espátula pequena para raspar delicadamente a cobertura do domo. Jogue essa em outra tigela, pois é possível que ela tenha farelos do cupcake.

Acima de tudo, divirta-se! Não se irrite e desista com uma voltinha feia. Vai ficar gostoso da mesma forma!

  1. Susana Sousa
    07 de março de 2013 - 11:42

    Ah que interessante!
    Concordo com você na parte de deixar espaço entre a forminha e a cobertura!
    Faço sempre assim!
    Bjs!

  2. Nathalia Megale
    07 de março de 2013 - 13:53

    Adorei fazer uma participação especial no blog :D minhas voltinhas agora estão infalíveis!!!

    • 07 de março de 2013 - 14:32

      Um viva para o anel de caveirinha da Nath!

  3. Marietta Laura
    07 de março de 2013 - 14:09

    Olá!!!!
    Gostaria de saber mais sobre vc e seu trabalho, passei a curtir cupacke…
    Estou fazendo curso de confeitaria e gosto mt de artesanato.
    Agradeço pela atenção….
    Abraços.
    Marietta Laura (Mary para os amigos)

    • 07 de março de 2013 - 14:33

      Oi Mary (sou amiga? hahaha)!

      Meu trabalho é tudo isso que você vê no blog! Mas se quiser conversar melhor, me mande um e-mail: contato@cupcakeando.com.br

      Beijos!

  4. Denise
    07 de março de 2013 - 16:39

    Concordo com o namorado, achei bem fofo o gif animado. E concordo com vc quanto à distância da cobertura até a forminha. Também gosto de ver a bordinha do bolo.
    Esses dias fiz sua receita de chocolate e de cenoura. Ficaram uma delícia! As meninas aqui do apartamento se acabaram de comer. Elas são minhas fiéis cobaias. Haha
    Beijo

  5. Inara
    08 de março de 2013 - 07:31

    Bom Dia… também gosto de deixar o espacinho entre as voltinhas e a forminha… não faz tanta meleca na hora de comer… hahaha

    • 08 de março de 2013 - 15:10

      Não tinha pensado nisso, mas é verdade! hahahaha!

  6. sarah
    08 de março de 2013 - 13:43

    Bom, essa decoração linda de cupcake é uma coisa do qual estou quase desistindo, simplesmente não dou conta.. Meu buttercream ficou com uma consistência ótima, mas, Jú, vc não conhece o calor teresinense.. Então a menos que eu vá confeitar no quarto cm o ar ligado (o que eu verdadeiramente fiz com uns cupcakes que fiz pra o aniver de uma prima), e os deixe lá, a minha cobertura tem que ser dessas espalhadas pelo bolo todo.. Não vou desistir, mas tb não vou deixar de comer por causa disso, né? Hahahahaha Bjss

    • 08 de março de 2013 - 15:11

      Sarah, o calor de Brasília também chega a ser intolerável. A opção são coberturas mais resistentes, como as com leite condensado! :/

      • sarah
        12 de março de 2013 - 10:39

        Pois é, a cobertura com creamcheese resiste bem mais que a de buttercream.. Fiz uma cm cream cheese + chocolate branco uma vez que ficou mto boa.. Em todo caso, espalhando em toda superfície do cupcake, elas resistem mais.. Vou fazer um curso de confeitaria com bicos e essas coisinhas, aí digo se me falta habilidade ou é msm o calor daqui que impede!
        Em tempo, Ju, fiz o recheio de um bolo de chocolate com brigadeiro branco (leite condensado, leite em pó, baunilha e manteiga) e misturei com a farofa de negresco e GENTE! QUE COISA MAIS GOSTOSA!
        Fica a dica pra vc se inspirar por aí tb! Hahahaha =) Bjs

        • 13 de março de 2013 - 09:14

          Oi Sarah!

          Engraçado que eu acho que coberturas com creamcheese seguram bem menos que buttercream, no calor. Minhas experiências indicaram isso, pelo menos.
          Mas negresco é tudibão, né? Joga ele em qualquer coisa que fica gostoso! Hahahah!

          Beijos!

  7. 08 de março de 2013 - 17:40

    Não achei brega o gif!
    Não sou especialista em cupcakes, muito menos em coberturas, esses tempos atrás me meti a fazer, até que as voltinhas ficaram bonitinhas!

  8. Juliana Albuquerque
    08 de março de 2013 - 23:58

    Minhas voltinhas ficam péssimas…mas não desisto, um dia chego lá…qual cobertura seria essa de leite condensado que você falou com a Sarah? tem receita aqui?

    • 10 de março de 2013 - 15:23

      Não tem receita específica, eu citei com leite condensado porque ele segura melhor. Por exemplo, coberturas de brigadeiro e de beijinho. ;)
      Ainda não coloquei essas receitas por aqui, mas um dia colocarei!

  9. vivi
    09 de março de 2013 - 09:11

    amei o gif. O Sr. namorado tem razão.
    amiga de sorte essa. hehehe
    uma curiosidade. vc trabalha como jornalista e os cupcakes são por diversão?!
    besos
    vivi

    • 10 de março de 2013 - 15:23

      Oi Vivi!

      Eu sou jornalista formada e atualmente trabalho na profissão, mas faço cupcakes por amor sempre quando tenho tempo. Recebo encomendas também!

  10. Sheila Rodrigues
    09 de março de 2013 - 10:27

    Oi Juliana, gostei demais das dicas para a voltinha nos cupcakes e também achei preciosa a receita para o extrato de baunilha, assim que possível(quando encontrar as favas) vou fazer. Obrigada mesmo por compartilhar suas experiências e gostos!!! Parabéns!! Beijos Doces, Deus te abençoe!

    • 10 de março de 2013 - 15:24

      Oi Sheila! Seja bem vinda ao blog! Que bom que gostou daqui! :)

  11. Nina
    15 de março de 2013 - 11:27

    Querida, assim como vc, sou psicóloga mas tenho outras paixões: cantar e culinária… Comecei a fazer cupcakes agora e estou adorando seu blog. O Sr. Namorado tem razão em relação ao gift. Pode ficar com sua bola cheia pq tá muito esclarecedor e isto é o que importa. Tentarei melhorar meus “toppings” com suas dicas… Logo terei um blog assim LINDO como o seu e vc verá meu crescimento. Bj e obrigada por dividir com a gnt suas descobertas.

  12. Naia
    27 de março de 2013 - 22:00

    Oie.
    Comecei o “vício” de fazer Cupcakes agora e estava louca atrás de dicas para aprender esse dom.
    Achei teu site e estou feliz demais.
    Você explica tudo nos mínimos detalhes, de um jeito fácil de entender e sem aqueles termos técnicos entediantes.
    Virei sua fã. =)

    • 28 de março de 2013 - 13:28

      Oi Naia!

      Que bom que gostou do blog! Fico feliz, porque é tudo feito com muita dedicação para vocês. Volte sempre aqui! :)

      Beijo!

  13. Francine Souza
    13 de junho de 2013 - 07:48

    Juliana, que bom, Vc me ajudou muito !! Eu não começava pelo meio, começava fazendo um redondo na tampinha que fecha, por isso não dava certo! Obrigada pela dica

    • 18 de junho de 2013 - 13:01

      Eu fazia assim também, Francine, mas descobri que dessa forma que eu ensino é bem melhor!

      Beijos!

  14. Christiane
    01 de julho de 2013 - 20:43

    Oi, Juliana! Estou adorando seu site! Vc é um “docinho”!(ou será um cupcake?) Ensina de forma bem didática e com delicadeza. Será que fica bom se eu cobrir o cupcake com marshmallow no lugar de buttercream? Outra coisinha: dá certo acomodar os cupcakes em caixinhas para presente? Será que não mela? Ou, neste caso é melhor usar pasta americana? Bjks

    • 05 de julho de 2013 - 21:28

      Oi Christiane!

      Da certo sim, se a caixinha que você usar tiver berço para o cupcake. Ele segura o cupcake no lugar e impede que ele encoste nas paredes. Isso e transportá-los com cuidado impede que eles melequem as paredes da caixinha.

      Beijos!

  15. Cris
    02 de julho de 2013 - 00:01

    A explicação ficou ótima!
    Juliana quanto tempo o marshmallow, buttercream ou até o chantilly podem ficar fora da geladeira? Qual a durabilidade de um cupcake? Recebi uma proposta para fazer cupcake para uma lanchonete e não sei quais coberturas e recheios posso fazer. Você pode me ajudar?
    Suas receitas são ótimas e gostosas. Para uma festa sei que serão consumidas no mesmo dia. Mas assim para um comércio fico em dúvida de aceitar.

    • 05 de julho de 2013 - 21:38

      Oi Cris!

      Cada cobertura e cada recheio tem um tempo de durabilidade diferente. Aqui no blog tem muitas receitas dessas coisas, e em todas praticamente há o tempo de duração nos comentários. Dê uma procurada que com certeza vai te ajudar bastante!

      Beijos!

  16. Marisa Lopes
    14 de agosto de 2013 - 18:09

    valeu ju…obg vc e seu blog são 10!! rs

  17. Lú Pierini
    25 de setembro de 2013 - 18:46

    Olá Juliana!!
    Me tira umas dúvidas?
    Como faço para o buttercream ficar mais durinho e qual é o número do bico que uso melhor no cupcake de tamanho normal o (0). Desde já,agradeço.

    • 06 de outubro de 2013 - 20:05

      Lú, depende do buttercream que você quer deixar “mais durinho”. Não sei qual é o tamanho do cupcake 0, só conheço os tamanho tradicional e mini, mas o bico mais comum é o 1M da Wilton.

  18. 30 de setembro de 2013 - 12:20

    Olá,

    Encontrei seu blog na busca do google por como confeitar cupcake e precisava deixar um comentário para dizer como sua dica foi ótima e como o gif me ajudou muito! Obrigada pela dica.

    Beijos

  19. I. Sotero
    19 de outubro de 2013 - 11:41

    Olá, você tem um post somente sobre bicos e os desenhos qe eles formam ? Procurei mas não achei ! :)

    Beijão

    • 08 de novembro de 2013 - 17:50

      Sotero, não tenho ainda, mas estou providenciando! Beijos!

  20. Bia
    09 de novembro de 2013 - 00:06

    Juliana, amei teu gif sim.. Amei tudo que tu escreveu , viu ?? Minha duvida esta no tamanho do bico que quero comprar da marca mago , qual seria parecido com 1M do wilton, sendo que meus cupcakes serao mini ?? E tambem qual tamanho para bicos perle tambem cupcakes mini. ????? Beijocas pra ti querida.

    • 09 de novembro de 2013 - 22:43

      Bia, não sei te dizer qual é o correspondente ao 1M da Wilton na Mago. Mas qualquer bico pitanga aberto faz um desenho bonito! Para os minis, eu uso os mesmos que uso pros grandes, só faço voltinhas menores. Beijos!

  21. Sytiane
    24 de dezembro de 2013 - 16:05

    Olá, faço cupcakes por encomendas, e também vendo na escola onde trabalho. A dúvida é o que altera a receita do bolo e deixa ele com uma rachadura não fica nivelado,com uma aparência bonita como o seu. O que pode está errado?

    • 27 de dezembro de 2013 - 18:24

      Sytiane, provavelmente, nada. É que cada receita é diferente – é mais do que cozinhar, é química e física. Então, a que você está usando provavelmente faz isso. Se estiver usando alguma receita minha que, na minha foto, não racha, então provavelmente é porque seu forno está muito quente. Beijos!

  22. plinio
    22 de março de 2014 - 03:07

    Juliana, parabéns pelo blog e pela didática usada nas explicações.
    Preciso da sua ajuda em relação aos bicos de confeitar : marcas e modelos com fotos dos principais bicos e os tipos de volta mais usados! Obrigado!

    • 23 de março de 2014 - 17:05

      Plinio, cada post de cupcake do blog tem essas indicações. Basta você procurar o que precisa! :) Beijo!

  23. Mary
    16 de abril de 2014 - 01:06

    Oláa Juliana sou fã do seu trabalho , mas gostaria de saber se c tem algum tema de marinheiro. Meu sobrinho neto vai fazer 1 aninho e o tema será de ursinho marinheiro tem como vc me dar alguma ideia de cupcake com esse tema?bj

    • 27 de maio de 2014 - 18:13

      Mary, nunca fiz cupcakes com esse tema, mas sugeriria uma cobertura azul com ursinhos de pasta americana em cima. Beijos!

  24. Carolina Marinho
    16 de junho de 2014 - 16:17

    Confesso que treinei muito essa voltinha enquanto fazia massinha de farinha pro meu filho hahahaha (Nada como aproveitar oportunindades, né?)
    Agora, me diz, de onde vem esse azul da cobertura? Não gosto de usar corante alimentício e os evito o máximo que posso (as vezes o cliente bate o pé e não tem jeito…) e até hoje não consegui recriar o azul… Com mirtilo, o resultado final foi mais pra roxo.

    Beijo!

  25. Layane
    17 de agosto de 2014 - 16:06

    Olá Juliana,
    Eu agradeço todos os dias por ter esbarrado em seu blog sem querer, Amo seu trabalho e seu blog é muito fofo (diferente de vários que eu já vi que eram bem bagunçados rsrsrs).Adoro suas dicas e acompanho todo dia seus posts.
    Bejoss <3

    • 20 de agosto de 2014 - 22:20

      Layane, que bom, fico feliz!! Espero que continue acompanhando o blog. Beijos!

  26. Vivian
    19 de agosto de 2014 - 20:00

    Oi, Juliana.
    Vi que os cupcakes da foto parecem mini cupcakes e estão perfeitos. Eu tenho muita dificuldade em assar os minis. Sempre saem com o fundo queimado. :( Qual o segredo? Você usa mais de uma forma/assadeira?
    Obrigada e bjns!

    • 20 de agosto de 2014 - 22:31

      Vivian, faço eles normalmente. Provavelmente, a temperatura do seu forno está muito quente, por isso estão queimando por baixo… tente diminuir um pouquinho e prestar bastane atenção no tempo que fica dentro do forno! Beijos!

  27. 10 de setembro de 2014 - 11:40

    Olá Julinana tudo bem?
    Eu tenho uma dúvida, o recheio de Buttercream ele fica durinho ele seca ou ele fica molinho, por que eu ja comi alguns que são bem moles, vai do que se poe dentro da quantidade, o que influencia ele ficar assim, e outra perguntas tu costuma fazer que tipo de cobertura??
    Obrigado, té mais :)

    • 12 de setembro de 2014 - 16:32

      Bruno, não entendi bem tuas perguntas. Que recheio de buttercream? Buttercream costuma ser cobertura. Depende da receita, é a quantidade dos ingredientes que define a consistência da cobertura ou do recheio. Beijos!

  28. Loraine
    19 de setembro de 2014 - 21:56

    Olá sou Loraine e tenho 19 anos, faço e sou apaixonada por Cupcakes, mais sempre que coloco a maça do Cupcakes para assar, não sei o que acontece, mas a maça vasa pra fora das forminhas, você sabe me dizer algo, ou me dar alguma dica? Beijooos espero resposta

    • 23 de setembro de 2014 - 00:02

      Loraine, você preenche apenas 2/3 das forminhas de papel com massa, ok? Senão ela vaza e transborda. Beijos!

  29. 30 de setembro de 2014 - 10:08

    […] como guia, o que é o mais indicado até para profissionais. Além disso, não se esqueçam desse post feito no ano passado com várias dicas legais para fazer a mais perfeita voltinha de todas! Espero […]

  30. Ingrid
    01 de outubro de 2014 - 07:39

    Olá ! Ju gostaria de saber quanto eu poderia cobrar num cupcake ? Um grande abraço

  31. Edneide
    18 de outubro de 2014 - 10:52

    Gostaria de saber qual é em média a validade do capcake?

    • 27 de outubro de 2014 - 14:56

      Edneide, depende muito, mas geralmente dura um a dois dias fora da geladeira e dois a três na geladeira.

  32. Natasha
    04 de janeiro de 2015 - 17:22

    oi moro fora do Brasil e to com uma curiosidade gostaria de saber se tem algum tipo de cobertura para cupcakes (que resista ao calor) pois tenho um aniversario que sara numa discoteca e li portero os cupcakes e nao sei como fazer uma cobertura que resista a esse calor …pode me ajudar?????

    • 05 de janeiro de 2015 - 11:28

      Natasha, tente a cobertura de brigadeiro que segura bem no calor. Beijos!

  33. Marilia
    21 de abril de 2015 - 14:57

    Boa tarde!
    Gostaria de saber quando devo assar os mini cupcakes?! Com quantos dias antes do evento e confeita-los também?!

    • 22 de abril de 2015 - 07:19

      Marilia, se você estiver falando de uma encomenda ou evento, asse o mais próximo do momento da entrega possível. Beijos!

  34. Núbia Aguiar
    20 de maio de 2015 - 10:56

    Acredita que com esse seu gift eu finalmente aprendi como fazer a cobertura pros meus cupcakes de sabonete?? Pois é, como não entendo de confeitaria, mas trabalho com sabonetes decorativos que imitam doces, tenho que dar meu jeitinho…muito obrigada por compartilhar! =D

    • 22 de maio de 2015 - 11:26

      Núbia, que bom que conseguiu! hahahahaha Beijos!

  35. 09 de novembro de 2015 - 12:47

    Olá, achei seu blog agora e adorei as dicas e a forma que escreves, fácil de entender.
    Eu moro no sul, to começando agora com doces, pois estou desemprega a mais de 1 ano.
    O meu medo de usar essa cobertura no cupcake é por causa do calor. Embora todos achem que no sul não faz calor, o nosso verão é insuportável. Tem alguma cobertura que fique parecida com a de manteiga mas seja resistente ao calor?

    • 17 de novembro de 2015 - 10:29

      Denise, parecida em que sentido? Se for no sabor, talvez a de creamcheese se aproxime mais do sabor, mas ela é ainda menor resistente ao calor.

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!