quarta, 11 de novembro de 2015

Halloween: morceguinhos de biscoito

8 Comentários

Então, voltei.
Pra quem não segue o blog no Facebook nem me acompanha no Instagram (por que não?!), eu estive desaparecida por aqui porque meu notebook resolveu pifar. Tudo aconteceu quando fui instalar o novo OSX, El Capitan. Ele parou no meio do processo e nunca mais voltou. Entre o desespero de perder todas as minhas fotos e a tristeza de gastar dinheiro com o conserto, eu levei umas três semanas para resolver o problema. E depois disso ainda tive que resolver outro: perdi todos os meus aplicativos de edição de fotos. Eu tinha meus arquivos todos inteirinhos, mas não conseguia editar a foto pra postar aqui.
Mas não temam. Voltei, está tudo bem agora, ufa! Alguns reais mais pobre depois, ressurgi com vários posts para compensar esse tempo sem nada aqui.
Pra começar, postarei a tão comentada decoração de Halloween que eu ia colocar ANTES do Halloween, é claro. Achei que não valeria a pena postar depois, mas vocês leitores me pediram para colocar mesmo assim, então aí vai! Afinal, quem sabe vocês têm alguma festa temática de terror para fazer por esses dias.

decoracao_morcegos_halloween
Sim, são morceguinhos. E não são de pasta americana! Claro que de pasta ficaria muito mais igual a um morcego, mas eu sempre que posso procuro usar produtos comestíveis e com bom sabor no lugar da pasta. Acho que fica mais gostoso e criativo assim! Eu curto a pegada rústica.

Você precisa de:
Biscoitos Oreo ou Negresco, ou similar, só precisa ser preto com recheio cremoso
Palitos
Confeitos de olhos comestíveis (opcional)

1 – Para um morceguinho, você precisa de dois biscoitos. Primeiro, separe as bandas dos biscoitos mantendo o recheio de um lado só. O jeito mais fácil de fazer isso é torcer das metades, girando como se fosse uma tampa de pote. Quando sentir que soltaram, puxe um deles e o recheio provavelmente vai estar inteirinho de um lado.
2 – Para a metade que ficou sem, quebre com a mão mesmo no meio, tomando cuidado para que o biscoito se parta exatamente no meio e não em três pedaços. Se não conseguir, use a outra metade do segundo biscoito para tentar de novo – e dessa vez, se quiser, use uma faca.
3 – Coloque cada pedaço quebrado na metade do biscoito com recheio, assim como mostro na foto. Tente posicionar de maneira que pareça as asas do morcego, ou seja, busque um ângulo mais ou menos “aberto” para parecer que ele está batendo as asinhas.
4 – Coloque o palito logo abaixo, e pressione tudo para grudar bem no recheio, mas com cuidado porque é biscoito e pode quebrar! Se você estiver usando aqueles palitos de churrasco e não tiver tesoura específica para cortar a ponta afiada, coloque no biscoito a ponta reta e deixe a afiada para espetar no cupcake.
5 – Em seguida, use a outra metade que também ficou com recheio e remonte o biscoito recheado com as asinhas e o palito dentro. Pressione firmemente, para grudar e… voilà. Um morceguinho!
6 – Se você tiver os olhos comestíveis, use um pouco da cobertura do cupcake ou um pouco de brigadeiro para colar os olhinhos nos biscoitos. Se quiser ser ainda mais radical, faça dentinhos de pasta Americana, cole nos biscoitos onde seria a boca dos morceguinhos e use a calda de sangue que ensino aqui para que pareça que ele acabou de morder alguém.

decoracao_morcegos_halloween2
Esse cupcake era de devil’s food com a maravilhosa cobertura de farinha de chocolate. Como falei no post dela, ela não costuma segurar bem o format de bico. Esse milagre da foto lá em cima é porque deixei ela uns 15 minutos na geladeira antes de bater novamente e colocar no saco de confeitar.
Esta é outra vantagem de fazer a decoração com biscoito e não com pasta americana: você pode deixar os cupcakes na geladeira, por causa da cobertura, e os morcegos não vão derreter. A pasta americana derrete na geladeira, sabia? Pois é, com biscoito é só SUCESSO!
Ah, sobrou biscoito? Aqui não tive esse problema ~porque comi todos~ mas se você teve sobras aí, faça uma cobertura de creamcheese de negresco, que tal?

Como foi o Halloween de vocês, queridos leitores?

  1. Regina Homem
    11 de novembro de 2015 - 09:58

    Seja bem-vinda de volta! Nossa, eu instalei o Captain mas graças a Deus não deu encrenca no meu não!

  2. Mari
    11 de novembro de 2015 - 14:42

    Que fofinhos!!! :)
    Ai meu deus… Que droga essa historia do notebook. Eu ainda não atualizei e sempre me pergunto se devo pagar o apple care! Mas acho tao caro! :( não faco ideia de quanto custa pra consertar. Sera que vale a pena?
    Que bom que vc voltou!

    • 17 de novembro de 2015 - 10:41

      Mari, eu não pago o Apple Care, apenas tive uma sorte danada mesmo. Mas no fim das contas a assistência técnica por telefone não adiantou, precisei levar numa autorizada pro conserto. Era isso ou nada. Então foi caro porque foi autorizada, mas ele ta novinho e funcionando. :)

  3. 11 de novembro de 2015 - 20:15

    Oi Ju, que bom que você voltou. Toda semana estava entrando no seu blog com esperança de um post novo. Além das receitas e fotos, adoro ler os seus textos.
    Por que ainda não saiu o seu livro com suas receitas, as suas fotos maravilhosas e os textos leves que você tem o dom de escrever?
    Dúvida: o que é o El Captain?

    Bjs e por favor, não suma!

    • 17 de novembro de 2015 - 10:48

      Ana, vou planejar um livro assim! Por enquanto, estou vendo uma apostila com receitas aqui do blog, pra ficar melhor pra vocês lerem :)
      El Capitain é um sistema operacional da Apple. Tipo o Windows, só que para Macs :)

  4. Maíra
    11 de novembro de 2015 - 20:27

    Ju, bem-vinda de volta!!!
    Acompanho sempre suas receitas e minha favorita é a cobertura de chocolate branco de páscoa que você fez a séculos!!
    Me tira uma duvida, qual é a sua forma para assar os cupcakes??
    Acho que a minha fica tão aberta as forminhas =//
    Beijos

  5. Taiane
    12 de novembro de 2015 - 22:00

    Nova por aqui, e já amando tudo!!! Muito obrigada ;)
    Amei esses morceguinhos rs vou tentar fazer
    Bjoos

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!