segunda, 23 de dezembro de 2013

Feliz Natal!

8 Comentários

Então, é Natal!
Ô, brega. Vou melhorar esse post com um cartãozinho para vocês.

feliz_natal_ano_novo_ilustra
Só tenho que agradecer por este ano, cheio de novidades – boas e ruins. Novo emprego, novas amizades, novos problemas de saúde e novas viagens. Eu costumo comemorar o ano inteiro, porque, para mim, é o que nos constrói.
Novamente, prefiro não fazer resoluções para o ano que vem, nem listinhas para ir riscando conforme eu realizar as coisas. Prefiro ir vivendo, pra não rolar decepção forte. Sabem como é.
Obrigada a todos os leitores do blog. Todas as visitas, comentários e palavras de carinho e incentivo que recebi de vocês, especialmente sobre meu joelho. Sou muito grata pela evolução que o blog teve nesse ano e posso garantir que ainda tem muita coisa por vir!
Vou deixar um passo a passo de decoração de Natal para vocês hoje, bem simples e fácil, decorado com azevinho. Gosto de decorações assim, simples e com classe, ainda mais no Natal.

passoapasso_natal
Primeiro, corte um círculo que irá preencher todo o topo do cupcake com a pasta marrom. Cole em cima, usando um pouco de água com um pincel ou até mesmo um pouco do recheio que você colocou no cupcake – mas bem pouco mesmo, é suficiente!
Depois, corte um círculo do mesmo tamanho que o topo, na pasta branca. Com um outro cortador ondulado (cheio de frufru!), corte o topo do círculo fora. Passe um pouco de água com um pincel na parte de trás e cole esse detalhe por cima do marrom no cupcake, conforme a foto abaixo.

passoapasso_natal2
Para fazer as folhas do azevinho, eu usei um cortador de folha sem essas pontas. Peguei uma tesoura de ponta bem fina e fiz cortes para reproduzir as pontas da folha da planta. Depois, marquei esses tracinhos com um palito de dente. Mas, se você tiver um cortador de azevinho, vai ser mil vezes mais rápido e prático pra você. Basta colar esse detalhe em cima do branco, com um pouco de água.
Por último, faça bolinhas com pasta americana vermelha e cole também em cima das folhas do azevinho. Se você fez as folhas como eu, o vermelho vai ajudar a disfarçar a “remenda” das folhas.

A ilustração fofíssima desse post, o meu cartão de Feliz Natal para vocês, é da Luciana Bastos. Ela faz freelas e manda muito bem no desenho, além de ser uma fofa.
Neste post, já fica pra vocês um feliz Natal e um excelente Ano Novo! Porque não vou estar aqui no réveillon: vou voltar para Buenos Aires. Apaixonei por aquele lugar. Dizem que a cidade vicia e é verdade, mal posso esperar para reencontrar aqueles cafés e pracinhas deliciosas.

Voltamos à programação normal em 6 de janeiro de 2014. Aproveitem as festas e as comidas maravilhosas que aparecem para acabar com qualquer dieta!

  1. marilia
    23 de dezembro de 2013 - 12:45

    Gostei muuuito!! Boas festas!!!

  2. Luciana
    23 de dezembro de 2013 - 14:30

    Ju, um Feliz Natal para vc!! E um 2014 de muita paz, saúde, felicidades e cupcakes. Aproveite bastante sua viagem. Bjos

  3. Sandra
    27 de dezembro de 2013 - 09:10

    Feliz natal! Você pode me tirar uma dúvida… Esses cilindros de confeitar são bons? Tem a mesma eficiência das mangas? Obrigada!

    http://www.chefmania.com.br/loja/index.php/confeitaria/pistola-para-confeitar-c-6-bicos-2-matrizes-e-cilindro-inox-28×6-cm-wilton.html

    • 27 de dezembro de 2013 - 18:20

      Sandra, nunca usei, mas duvido que teria a mesma mobilidade que os sacos de confeitar!

  4. Mallú Emrich
    04 de agosto de 2014 - 21:18

    Oooi, estou conhecendo seu site hoje e estou apaixonada, parabéns pelo ótimo trabalho. Me tira uma dúvida, essa pasta marrom, como é a receita? Obrigada

    • 14 de agosto de 2014 - 00:47

      Mallú, é pasta americana colorida de marrom, simples assim! Beijos!

  5. Mariana
    26 de março de 2015 - 08:42

    Ju, bom dia.
    Segui o seu link no site para os cortadores, e ele me mandou pro site gourmella. É confiavel mesmo? Posso comprar sem medo de ser feliz?
    Adimiro muuuuuuuuuuuuuuuuuuito seu trabalho, beijos,

    • 02 de abril de 2015 - 23:00

      Mariana, foi onde eu comprei os meus! Beijos!

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!