terça, 10 de junho de 2014

Dia dos Namorados 2014: decoração nevada

20 Comentários

Fiz esses cupcakes pela primeira vez em 2011, eu acho, depois de ver igual no Pinterest. Depois repeti em 2012, para o Sr. Namorado, e eles foram um sucesso no meu antigo trabalho. Trouxe mais uns dias depois porque alguém precisava pedir desculpas para a namorada. Acho que nem era Dia dos Namorados, mas quando a gente está com culpa, tudo acontece, né?
Agora, decidi ensinar como se faz essa decoração – de-coração! -, já que no Pinterest eu nunca vejo um passo-a-passo, apenas o cupcake pronto. E muita gente me pergunta como, acham fascinante e impossível. Mas gente, sério, como quase tudo em cupcakes, as coisas são mais simples do que parecem. Exceto quando pedirem pra você fazer uma boneca em posição de yoga em cada um.

cupcake_dia_dos_namorados
Como isso obviamente seria para ele, pedi para o Sr. Namorado escolher um sabor de cupcake para fotografar o passo-a-passo. Ele, sempre muito fofo, escolheu baunilha. Disse que é a favorita dele. Na verdade, aposto que foi só pra não me dar muito trabalho – ter que procurar ingredientes, sair pra comprar pela cidade, etc.

O que você precisa
Faca serrilhada
Cupcakes (usei o de baunilha)
Cobertura de sua preferência (qualquer uma serve, eu usei o IMBC, colorido de rosa)
Açúcar gelado (vendido em lojas especializadas)
Cortadores de coração
Espátulas ou uma colher de sopa

cupcake_dia_dos_namorados_pap
1 – Primeiro, com uma faca serrilhada, você precisa alinhar a lâmina à borda da forminha de papel. Aos poucos, vá serrando e cortando o domo do cupcake, até conseguir tirá-lo.

cupcake_dia_dos_namorados_pap2
2 – Com uma espátula ou as costas de uma colher de sopa, passe um pouco de cobertura e cubra a superfície até que fique bem uniforme. Se gostar de muita cobertura, passe uma camada generosa.

cupcake_dia_dos_namorados_pap3
3 – Use um cortador em formato de coração que seja menor que o domo que você retirou. Faça com cuidado essa parte, ou você pode acabar quebrando a massa delicada do cupcake. Retire o coração e reserve, porque ele serve para outro cupcake! Em seguida, polvilhe com uma peneira o açúcar gelado por cima do domo cortado, até ficar bem nevadinho! Fofo, né?
4 – Agora, é só tampar, com muito cuidado, o cupcake de novo. Use a espátula pra te ajudar a não quebrar a massa! Voilá! E o coração que sobrou? Cubra outro cupcake com cobertura normalmente, com a espátula ou a colher, e coloque o coração em cima – claro, depois que nevar açúcar gelado nele também.

Adoro essa decoração porque ela é simples e delicada. E, sim, dá pra rechear os dois, mas como o Sr. Namorado disse que baunilha é o favorito dele, eu deixei puro. E a rosa? Bem, ela é a parte “complicada” dos cupcakes, porque não dá pra não ter. Não ia ficar legal um passo-a-passo dela em fotos, então prefiro guardar para um vídeo, que tal? Fiquem ligados!
Um lindo Dia dos Namorados para todos vocês! Aproveitem com seus respectivos amores, sejam eles namoros, casamentos, noivados ou enrolados. Ora, aproveitem até com os cães, eles também são nossos amores!
Eu mesma vou curtir com o Sr. Namorado, o cara engraçado, divertido, atencioso e carinhoso que eu encontrei nessa vida, e o Freddie, nosso considerado filho. <3 Dicas:
– Açúcar gelado é um tipo que não derrete com umidade. É o açúcar que fica lindo em cima dos doces de confeitaria. Ele vende em lojas especializadas, apenas. Mas se não encontrar, use o impalpável (mas ele vai “derreter” pra dentro do cupcake aos poucos) ou então deixe sem, porque honestamente fica lindo do mesmo jeito.
– Quando eu digo que fica bonito também com a massa escura, dá só uma olhada.

  1. Vivian
    10 de junho de 2014 - 09:44

    Oi Ju! AMEI essa decoração! Super simples mesmo, mas muito bonita!
    Não sei se você chegou a ver, mas antes de você sair de férias te mandei uma msg inbox no FB, perguntando sobre o IMBC..
    Já fiz a sua receita várias vezes e é minha cobertura preferida. Mas todas as últimas vezes q tentei fazer, deu errado! Ontem mesmo tentei novamente e não consegui, até tirei uma foto pra te mandar. Faço tudo seguindo o passo a passo, tenho o termômetro de calda, aí quando acrescento a manteiga e bato, começa a ficar com uma aparência de talhado e não atinge a textura certa pra segurar uma voltinha. Você sabe me dizer o que está acontecendo? Nem marca de ingredientes eu mudo….
    Beijos!

  2. Karla Jackeline de sousa
    10 de junho de 2014 - 09:45

    Hum delícia ….. Amei vou fazer mas para vender…rsrsrs… Meus clientes vão amar … Obrigado por compartilhar

  3. Larissa Gonçalves Reis
    10 de junho de 2014 - 10:41

    Oi Juliana! Estou adorando seu site e essa receita para o Dia dos Namorados ficou fenomenal! Parabéns!!

  4. Mylene
    10 de junho de 2014 - 12:08

    Oi Ju! Amei o de Rosa, você tem tutorial dele?? Muito obrigado!!

    • 21 de junho de 2014 - 10:26

      Mylene, como eu avisei no post, talvez eu faça um video dele. :)

  5. 10 de junho de 2014 - 12:11

    Linda demais! Vou presentear meu maridinho… Ontem já o presenteei com um naked cake bem fofo!! Bjs

  6. Ana Aline Moraes Silva de Souza
    10 de junho de 2014 - 14:35

    Amei Jú!
    Lindos!

    Vou tentar fazer. Obrigada por compartilhar!

    Beijos

  7. Rejane Lima
    10 de junho de 2014 - 20:13

    Ju, deve ficar lindo tb com o red velvet. Aqui na Colombia nao comemora dia dos namorados dia 12 mas completo nesse dia 6 anos de casada. Entao vou fazer para mi amor. Bjs e obrigado pelas dicas

    • 21 de junho de 2014 - 10:27

      Rejane, espero que ele tenha adorado! Parabéns a vocês! :)

  8. Isa
    11 de junho de 2014 - 00:11

    Oi Ju, sempre encontro receitas ótimas aqui no blog, eu gostaria de saber se vc tem alguma receita de Cannoli?? Muito Obrigada!

    • 21 de junho de 2014 - 13:00

      Isa, não tenho, mas se um dia eu fizer, coloco por aqui! :)

  9. karla jackeline
    12 de junho de 2014 - 08:50

    Bom dia Juliana!

    Me tire uma duvida … Aqui em Brasilia aonde vc compra o Açucar Gelado? Já procurei na Festiva e está em falta … bjim

    • 21 de junho de 2014 - 13:54

      Karla, é lá mesmo que eu compro, ou no Rei das Embalagens. Beijos!

  10. 12 de junho de 2014 - 11:46

    Oi Juliana!

    Para fazer essa decoração você precisa colocar mais de 2/3 de massa nas forminhas? Porque eu já tinha visto essa técnica e pensado em fazer, mas normalmente meus cupcakes não ficam muito mais altos que a forminha e eu fico com medo de cortar.
    Essa camada de cima é bem fina mesmo ou eu tenho que colocar mais massa?

    Obrigada,
    Beijos

    • 21 de junho de 2014 - 13:55

      Sophia, a camada de cima fica bem fina mesmo, com o domo padrão, mas você pode colocar um pouquinho (uma colher de chá) a mais de massa pra poder ter um domo maior e mais segurança ao cortar! Eu acho uma boa ideia! Beijos!

  11. Aline
    12 de junho de 2014 - 13:44

    Oi, Juliana!
    Primeiro, prazer! Encontrei seu blog há alguns dias e já li bastante coisa. Obrigada por compartilhar! :)

    Há um mês comecei a fazer cupcakes para vender, mas estou tendo um sério problema: eu acho meus cupcakes feios. Feios porque não sei fazer a voltinha, já tentei mil receitas de buttercream, mas NUNCA acerto o ponto. Então acabo cobrindo-os com os recheios, dando a aparência de um quase-brigadeirão.

    Eu não sei mais o que fazer para tentar dar o ponto :/
    Quando tiver um tempinho, se puder e quiser, faz um video mostrando como o faz? Se tiver e eu não encontrei, me fala que vou assistir já!

    Adorei essa decoração!

    Aline

  12. 16 de junho de 2014 - 18:41

    Que decoração mais fofa!!

    Linda demais da conta.

  13. Daiany
    18 de agosto de 2014 - 16:46

    Gostaria de ver o video da rosa, caso você tenha postado, por gentileza encaminhe o link.

    • 20 de agosto de 2014 - 22:21

      Daiany, ainda não, mas quando fizer vai estar no blog! :)

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!