segunda, 02 de setembro de 2013

Confeitaria 101: voltinha de duas cores

42 Comentários

Combinar cores em cupcakes é parte essencial de fazê-los visualmente atraentes, o que todo mundo sabe que contribui muito para que fiquem deliciosos. Comemos primeiro com os olhos. Muita gente me pergunta como fazer a cobertura do cupcake de chocolate e cardamomo, com duas cores. O post de hoje é sobre isso e como conseguir uma voltinha linda assim.

cupcake_voltinha_duas_cores

Você precisa de:
3 sacos de confeitar
Tesoura
Espátula ou colher
Bico de confeitar
Liguinhas elásticas
Cobertura (eu usei um brigadeiro branco puro e outro colorido com corante em gel)

Comece preenchendo dois sacos de confeitar, cada um com uma cobertura de cor diferente. Procure não encher os sacos com muita cobertura (diferente do que eu fiz, hahaha). Amasse um pouco cada um para que possam caber dentro do terceiro e feche com liguinhas elásticas, bem apertadas, garantindo que a cobertura não vai sair por cima. Depois, prepare o terceiro saco com o bico de confeitar. Você pode usar o acoplador, se quiser.
Com a tesoura, corte uma abertura na ponta dos sacos fechados. Junte os dois e coloque-os delicadamente dentro do terceiro. Procure encaixar as pontas abertas bem no final (e aqui você percebe porque é importante que você não tenha enchido os sacos demais).

passoapasso_voltinhacores
Finalize fechando o terceiro saco com uma liguinha elástica também, ou simplesmente torcendo a ponta com as mãos. A cobertura deverá sair pelo bico com iguais porções de cada cor.

cupcake_voltinha_duas_cores2
De vez em quando, uma cor começava a sair mais que a outra e eu percebi que tinha a ver com a posição dela: a cor que ficava na palma da minha mão sofria mais pressão e, por isso, saía mais que a outra. Por isso, comecei a girar o saco a cada voltinha que eu fazia.
Caso você não consiga inserir os dois sacos até o final, a cobertura pode começar a sair e preencher o terceiro saco, ao invés de ir pelo bico aberto. Neste caso, não está tudo perdido – basta continuar apertando os dois e deixando as duas coberturas preencherem o saco, perfeitamente divididas.
Essa é uma das maneiras de conseguir duas cores em uma voltinha de cupcake e serve para qualquer bico de confeitar. Tente em casa!

  1. 02 de setembro de 2013 - 11:46

    Sempre vejo essas voltinhas com duas cores em vários blogs e lojas de cupcakes, uma vez tentei fazer só que não deu certo. Mas agora eu entendi o porque haha. Muito obrigado. Adoro seu blog e suas receitas!!

  2. Juliana Felício
    02 de setembro de 2013 - 13:27

    Olá Jú,tudo bem? ótima dica…tenho muito dificuldades em fazer voltinhas perfeitas e iguais..alguma dica? Ou é treino mesmo? rsrsrs
    Muito obrigada
    Juliana

    • 12 de setembro de 2013 - 17:50

      Juliana, tenho um post que eu ensino a fazer a voltinha em gif animado. É só procurar pelo Menu do blog, ali em cima! Beijos!

  3. Maria Lima
    02 de setembro de 2013 - 13:51

    Q lindo..mhas clientes amam esse efeito! Menina, vc podia ter um canal no youtube mostrando suas façanhas! ah e quero aproveitar p dizer q amo a sua receita do cups de bauniha! Brigadão…
    sucesso e prosperidade!

    • 12 de setembro de 2013 - 18:58

      Maria, estou pensando em um canal, sim! Aguardem novidades! Beijos!

  4. Giullya B. Rosa
    02 de setembro de 2013 - 14:45

    Olá,lembra de mim, do Facebook. Tivemos uma discussão(acho que posso chamar assim, rs.) Eu queria te pedir desculpa. Emfim,o cupcake está com efeito tão fofo. Esse é o mini-cupcake? Porque eu tenho a maquina de cupcake e ela só faz mini(bom, a minha faz)ela é da Britânica. Adoro o seu cantinho ><. Estou com um blog diferente e novo. Se puder convensar comigo no Facebook. Aqui está: https://www.facebook.com/giullya.rosa

    • 12 de setembro de 2013 - 18:58

      Giullya, como te disse pela página do Face, é só mandar uma mensagem por ela que eu respondo, ok? Beijos!

  5. ana cleide
    02 de setembro de 2013 - 17:21

    Oi Juliana,

    Aqui na minha cidade, mesmo com o sol escaldante da pra se deliciar com essas voltinhas maravilhosas, mas tem que ser rápido. Amei!
    Meu agradecimento pelas dicas da cobertura bicolor, sempre coloco as receitas em pratica. A maior dificuldade e´encontrar material. Aceito sugestões. Abração e bom feriado!

    A cidade e´São Luis do Maranhão.

  6. Giullya B. Rosa
    02 de setembro de 2013 - 18:34

    Adorei o post. Acho mt fofo a voltinha com duas cores. Eu fazia de um outro modo. Coloca as duas cobertura em um saco de confeira, uma cobertura pra direita e a outra pra esquerda. Era “complicado” mais dava certo (:

  7. Fabíola Braz
    02 de setembro de 2013 - 20:39

    Olá Juliana, não sou muito de deixar comentários, mas tive q parar e parabenizar pelo excelente trabalho, suas fotos, explicações e receitas são realmente incríveis!!! Obrigada por compartilhar !! Bjss e muito sucesso que Deus possa te abençoar!!!

    • 12 de setembro de 2013 - 18:59

      Fabíola, muito obrigada pelos elogios e pelo apoio! Um grande beijo!

  8. Daniella
    03 de setembro de 2013 - 15:46

    Ótima dica Ju… sempre ouvi o pessoal falar como fazia, mas as fotos e o seu jeito de explicar deixou tudo bem claro. Vou tentar com certeza.

  9. Michelle
    03 de setembro de 2013 - 21:11

    Oi Juliana, tudo bem?
    O seu método é bem diferente do que eu estou acostumada a ver nos vídeos de cupcake. Parece que o seu dá mais trabalho já que tem que encher dois saquinhos de confeitar e ainda ajeitá-los no saco maior. O método que eu já tinha visto antes era de colocar parte da cobertura de um lado do saco e depois a outra cobertura no outro. Mas adorei o seu resultado, ficou muito bonito :]
    Parabéns pelo blog!

    • 12 de setembro de 2013 - 19:08

      Michelle, eu conheço esse outro método, mas, por experiência, ele acaba virando uma lambança de colheres, mãos, etc e nem sempre funciona 100%. Sem contar que exige um pouco mais de habilidade com o saco de confeitar, o que nem todo mundo tem por falta de prática. Beijos!

  10. Beatriz
    05 de setembro de 2013 - 20:22

    Oi, Ju! Tudo bem?
    Essa cobertura que você usou nessa foto é brigadeiro ou buttercream?
    Está tão linda e brilhante!
    Beijinhos

    • 12 de setembro de 2013 - 19:14

      Oi Beatriz! Usei o brigadeiro branco, o link está no post! Beijos! :)

  11. Jackeline
    09 de setembro de 2013 - 14:40

    Você bem que podia fazer vídeos né, acho mais fácil para aprender rs. Mas adorei suas dicas.

  12. Simone
    11 de setembro de 2013 - 07:54

    Ju, onde vc compra esses sacos? Qual a marca e tamanho? Ou modelo, nao sei como se diz.
    Bjus querida.

    • 12 de setembro de 2013 - 23:38

      Simone, compro em lojas de confeitar. A marca pode variar, na foto são da Wilton, mas eu tenho de várias marcas. Como são descartáveis, tanto faz. O tamanho varia da marca, pois cada uma tem uma classificação diferente. Tente comprar um maior que 15cm. Beijos!

  13. Simone
    13 de setembro de 2013 - 15:38

    Obrigada Ju, é q as lojas fisicas da minha cidade só tem sacos q nem marca tem rs… eu vou comprar pela internet, por isso perguntei a marca e o tamanho. Eu comprei 1 saco grande e 2 pequenos pra testar essa sua técnica aí de cima mas nao consegui pq os de tamanho pequeno nao eram flexiveis, nao caberiam direito dentro do saco maior. Bjus

  14. Isa
    14 de setembro de 2013 - 13:30

    Oi Ju, qual cobertura de cupcake você acha que é a mais resistente ao calor? beijos

    • 22 de setembro de 2013 - 19:18

      Isa, a de brigadeiro e a de marshmallow, sem dúvida.

  15. Roh Lima
    23 de setembro de 2013 - 17:41

    Ola…adoro caçar receitinhas aqui no seu cantinho…vi que vc fez tbem uma receita de cupcake reduzida..para apenas 2 unidades….vc sabe me dar uma dica de como fazer esse processo para fazer 6 cupcakes?

    TEnho uma “encomendinha” de 6 de cada sabor…sendo de red velvet com cobertura de creamcheese / chocolate com cobertura brigadeiro / chocolate branco com cobertura de glacê de leite condensado…. kkkk

    Mas não to sabendo como diminuir as receitas….Pode me dar um HELP???

    Bjinhus

    • 06 de outubro de 2013 - 19:50

      Roh, a maioria das receitas de cupcake rende 12 unidades para caber na fôrma padrão. Basta dividir todos os ingredientes por dois. Beijos!

  16. Isa
    03 de outubro de 2013 - 21:20

    Ju, tem alguma receita de marshmallow? bjs

    • 06 de outubro de 2013 - 20:35

      Isa, tenho sim! Vai entrar no blog em breve, fique de olho! Beijos!

  17. Isa
    08 de outubro de 2013 - 02:22

    Ok, vou aguardar.. bjOs

  18. Lizete Scott Pereira.
    29 de dezembro de 2013 - 21:02

    Adorei as voltinhas de duas cores… eu jurava que colocava tudo junto numa mesma manga…kkkk. com certeza vou testar.

  19. Jessyca
    22 de abril de 2014 - 15:45

    Oi Jú, você já tentou usar cada cobertura dentro de um papel filme e por sua vez, estes 2 papéis filmes dentro do saco de confeitar? Mais ou menos como você explicou no post “CONFEITARIA 101: saco de confeitar sem sujeira” de 25/12/2012. Obrigada. Beijo :D

    • 27 de maio de 2014 - 18:52

      Jessyca, já sim, dá pra fazer dos dois jeitos! Porém, o papel filme dá um pouco mais de trabalho, então costumo fazer com os sacos de confeitar mesmo. Beijos!

  20. Jeferson
    07 de maio de 2014 - 22:41

    Primeiramente Parabéns pelo trabalho maravilhoso que você faz, suas recitas e suas fotos muito bom.Sucesso!

  21. Ingrid
    19 de junho de 2014 - 20:56

    Tenho a leve impressão que alguém te copiou! Mudaram apenas algumas palavras mas usaram muito do seu texto para explicar!! =/

    http://www.receitadecupcake.com.br/como-fazer-a-voltinha-de-duas-cores/

    • 25 de junho de 2014 - 20:54

      Ingrid, também acho que copiaram meu texto, mas mudaram bastante, então eu nem tenho como pedir pra me citar ou pra remover o texto. A pessoa pode argumentar que leu meu texto e “se inspirou” (sem muita criatividade, né?). Obrigada mesmo assim pela denúncia! :)

  22. 16 de agosto de 2014 - 12:23

    Oi querida, adoro tudo isso aqui e estou levando esta postagem para minha página no Facebook com seus devidos créditos, ok?
    Obrigada pelo sua boa vontade em nos ensinar. Bjs da Mell
    Minha página https://www.facebook.com/pages/Faça-Venda-Ganhe-Dinheiro-na-Cozinha/684354628310906

    • 20 de agosto de 2014 - 22:13

      Mell, claro, desde que dê os créditos, não tem problema algum! Beijos mil!

  23. Luciane Urbano
    02 de fevereiro de 2015 - 19:47

    Juliana parabéns, seu blog é maravilhoso, tenho em casa uma Juliana (delicada e doce como vc) e estou me preparando para sua festa de 15 anos, suas receitas estão me ajudando muito. Obrigada, que Deus lhe abençoe.

    • 03 de fevereiro de 2015 - 23:39

      Luciane, boa sorte! Que bom que o blog está ajudando :)

  24. João
    04 de março de 2015 - 19:07

    Olá Juliana,
    Achei o seu blog enquanto procurava bicos de duas cores para confeitar. A ideia é muito boa. Vou testar. Mas quero elogiar a qualidade das fotos, desde a produção, composição até iluminação. Tudo muito bem feito!
    Está de parabéns.

    • 08 de março de 2015 - 10:08

      João, obrigada pelos elogios! Que bom que gosta do blog :)

  25. Dethe Hoffmann
    25 de março de 2017 - 18:08

    Fiquei encantada com tudo que vi, Obrigada suas receitas são maravilhosas. Beijos

  26. Dethe Hoffmann
    25 de março de 2017 - 18:11

    Ainda não tenho prática em decoração, mas estou aprendendo. Obrigada,beijos.

  27. Elizabete Salema
    16 de janeiro de 2018 - 05:18

    Gostei da dica, pois sempre pus cores diferentes directamente num único saco. Vou experimentar. Obrigada

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!