Uma fôrma de cupcake permite fazer muita coisa diferente. Definitivamente, ela não serve só para cupcakes. Eu já fiz até cheesecake nela!
Então, entre as várias receitas que dá pra fazer usando uma fôrma dessas, existem os muffins. E esses danadinhos entram também no grande dilema de todo mundo que já fez um cupcake na vida: qual a diferença, afinal de contas, entre cupcakes e muffins?
Ora, eles são tão… parecidos. Ambos são bolos, ambos são doces (geralmente). E agora? Bem, vamos enumerar algumas diferenças entre esses dois seguindo as “partes” de cada um e explicar detalhes interessantes.
Massa
Em uma análise mais rápida, alguém poderia dizer que tanto o cupcake quanto o muffin são bolos – na verdade, não. O cupcake é sim um bolo, daí seu nome “cup”, copo, e “cake”, bolo. Mas o muffin é considerado pelos confeiteiros algo entre o bolo e o pão, estando muito mais próximo de um pão devido à textura da massa que precisa ser obtida no final. Ou seja, um muffin geralmente é mais seco que um cupcake.
Se fossemos seguir estritamente o que mandam os puristas da confeitaria, uma massa de cupcake necessariamente seria sempre amanteigada – ou seja, uma massa que tem manteiga no estado sólido e começa com ela sendo batida juntamente com o açúcar. Mas quem acompanha o blog sabe que aqui tem várias receitas de cupcakes com óleo ou com manteiga derretida. Isso porquê eu não sou purista, hahaha.
Já os muffins precisariam ser massas feitas com óleo ou com a gordura em estado líquido, misturando ingredientes úmidos em uma tigela e os secos em outra, e depois juntando tudo de uma vez. Desta forma, os muffins também raramente são feitos em batedeira, geralmente é em uma tigela mesmo, apenas misturando tudo junto com um fouet ou espátula.
São métodos de preparo que diferenciam os dois porque acabam influenciando na textura final da massa, e é isso que é a grande diferença teórica entre os dois.
Recheio
Ter ou não ter recheio não torna o doce um cupcake ou muffin. A verdade é que cupcakes não tem a obrigatoriedade de ter recheio – eu, inclusive, já disse por aqui que prefiro os meus sem, com raras exceções. Fato é que muffins não costumam ter recheio, enquanto cupcakes por vezes têm.
Cobertura
Aqui também é uma grande diferença entre os dois. Cupcakes geralmente terão uma cobertura “para o alto”, entende? Uma voltinha, uma decoração de pasta americana, etc. Algo que “cresça” o doce para cima. Já os muffins não costumam ter cobertura, ou se têm não passa de uma calda simples colocada por cima (tipo aquela branca tradicional de bolo de limão). A ideia é que cupcakes são feitos também para atrair visualmente, enquanto os muffins são mais “patinho feio” pois a função deles, quando criados, era consumir – comer e só. O que não é o caso dos cupcakes, que foram criados com o propósito de já serem bonitos, afinal “bolos” em formato de copo.
Sabor
Cupcakes, em geral, são mais doces que muffins. Já estes últimos, às vezes, podem até ser salgados. Muffins costumam ter frutas secas ou frescas na massa, novamente retomando ao propósito para o qual eles foram inventados: como eram alimentos rápidos e simples de lanche, as pessoas colocavam ingredientes saudáveis para melhorar o produto final de maneira nutritiva, especialmente para crianças que tem o paladar mais chatinho. Era só enganá-las com um “bolo” com frutas.
Olha, gente, acho que consegui enumerar tudo que lembrei. As diferenças estão aí. Será que ficou mais claro? Espero que sim! Espero que ajude quem tem dúvidas nesses aspectos.
No fim das contas, eu mantenho o que eu sempre disse: dá pra chamar qualquer coisa de cupcake, se você quiser. Já fiz aqui um “cupcake” de pizza que, se você considerar esse post, está mais pra muffin. E também já fiz um de cheesecake que certamente não é um bolo. Mas gente, na boa, o importante é estar gostoso! ;)
SIM! Essas duas delícias das fotos vão entrar no blog em breve. E pra deixar um gostinho, vou dizer do que são: queijo e goiabada, e bacon, cebola e parmesão! Aguardem!
Por um mundo com mais posts de confeitaria 101 <3
Trabalhamos por isso :)
Oi, Juliana, essa explicação me fez feliz! Odeio ignorar coisas fundamentais como essa.
PS.: Isso é sério.
Denyse, que bom que gostou do post! :D
Oi Ju, tudo bem??
Como disse a Marina no primeiro comentário: “Por um mundo com mais posts de confeitaria 101” haha
Adoro esses posts também! Está de parabéns, achei ótimo esses esclarecimentos, pois sempre me perguntavam e eu não tinha muito o que falar, dizia apenas que o muffin não tem cobertura, enquanto o cupcake tem.
Esses das fotos, salgados, devem ser muito gostosos, nunca fiz nenhum cupcake ou muffin salgado, acho que ficaria muito bom.
Beijos, até a próxima!!
Biel, agora você pode linkar o post quando te perguntarem hahahahaha! Olha, que abusada. Esses da foto vão pro blog! :)
Fazia dias q nao passava pelo blog… gostei muito do assunto e já estou ansiosa pelo parmesão com cebola!!!
Ju, acho que foi o post mais completo que vi com as diferenças entre cupcakes e muffins. Adoro seus posts mais técnicos! Sempre passo por aqui quando tenho alguma dúvida. Obrigada por compartilhar!
Beijo,
Ana
Obrigada flor, um beijo grande! :)
[…] ressaltar que isto é um bolo, apesar de parecer muito um muffin. Como eu já expliquei aqui e aqui, a textura dele é bem bolo e muito longe de muffin. Não é porque não tem voltinha que […]